quarta-feira, 5 de março de 2014

Mais Médicos recebe mais 4.000 cubanos e supera meta anunciada até agora


Mais Médicos recebe mais 4.000 cubanos e supera meta anunciada até agora

Do UOL
Em São Paulo


O Minisério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (5), que mais 4.000 profissionais cubanos chegarão ao país a partir de hoje para integrar o Mais Médicos. Além deles, o chamado quarto ciclo do programa traz 1.078 profissionais brasileiros que optaram por migrar do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) e mais 401 candidatos selecionados em primeira chamada pelo edital (197 com diplomas do Brasil e 204 formados no exterior).
    Arte UOL

  • Saiba qual a proporção de médicos em cada Estado e o panorama em outros países
Com o total de 5.479 novos médicos, a pasta anuncia que o programa irá superar a meta anunciada antes e chegará a abril com cerca de 14,9 mil médicos atuando nas regiões carentes do país. O número que vinha sendo divulgado pela presidente Dilma Rousseff era de 13 mil. 
11.400 cubanos
Os cubanos chegam a seis cidades brasileiras – Gravatá (PE), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Guarapari (ES), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), onde vão cursar o módulo de acolhimento e avaliação. Eles fazem parte do quarto ciclo do programa e vieram pelo acordo de cooperação com a Opas (Organização Panamericana de Saúde) e já receberão o novo salário de U$ 1.245, o equivalente a R$ 3.000 por mês.
Com o novo contingente, o país passará a contar com 11.400 médicos cubanos. Um termo de ajuste do acordo com a Opas para viabilizar o novo total foi divulgado no Diário Oficial de hoje. O documento prevê investimento de R$ 973,94 milhões nos próximos seis meses, sendo 86% do valor previsto para os gastos diretos com o profissional, como o pagamento da bolsa-formação e da ajuda de custo de instalação. 
Atualmente, os 9.425 médicos que integram o programa estão distribuídos em 3.241 cidades e 32 distritos indígenas. Parte desse grupo, pouco mais de 2.000, ainda está finalizando o processo de avaliação e deve iniciar o atendimento nos municípios em março. O programa, com esse total, atinge quase 33 milhões de brasileiros e contempla mais de 70% da demanda por médicos apontada pelos municípios, segundo o ministério. 
Ampliar


Charges e montagens reúnem críticas e apoio ao programa Mais Médicos49 fotos

49 / 49
Outro vídeo do charges.com.br, de Maurício Ricardo, sobre os profissionais do Mais Médicos que vieram de Cuba. Este faz uma paródia da música "Vamos fugir", de Gilberto Gil. No fim, os cubanos pegam um avião para Miami e dizem adeus ao SUS. Assista em http://tvuol.tv/blc9vP Leia mais Reprodução/charges.com.br

Nenhum comentário: