terça-feira, 21 de julho de 2015

VIAJANDO NA CULTURA- A INDEPENDENCIA DE UM POVO.






Viajando na Cultura

No matutar cerebral deste mortal , estribado na hermenêutica  e na liberdade do filosofar, três são os pilares , três são as propriedades para se mergulhar na mais plena nuvem cultural.
O primeiro é a propriedade da leitura, nela o homem mergulha no universo do saber e toma conhecimento do conteúdo que se constrói o mundo, é uma fase eterna de aprendizado, é na leitura cotidiana e ininterrupta que o homem aumenta o seu saber e procura se completar.
O segundo pilar é o constituído do debate, da conversa, da discussão, nesta nova propriedade, a da democracia, os pares participam e contribuem  iluminado os pensamentos     , o homem aprofunda e aprimora o compor das ideias, dos textos e dos discursos, o componente  principal é a coletividade, quando muitas cabeças apreciam os mesmos temas, nesta fase o homem exercita a compreensão, o posicionamento da diversidade das opiniões e   aprimoramento do pensamento, nela  o homem se faz mais preparado e plural.
Por último a terceira etapa , a fenomenal fase  da escrita, ao escrever o homem procura a perfeição, nela se exercita a autonomia, a precisão, a semântica e como se tornar entendível, na escrita o homem não pode titubear,  ele se aprofunda e passa a contribuir para a construção da sociedade, é na escrita que o homem se imortaliza,   busca a perfeição, a precisão  e a compactação dos pensamentos sem perder os sentidos.
Estão nestas três propriedades as chaves do saber , a perpetuação da cultura,   a liberdade individual do homem e a independência coletiva do  seu  povo. Uma sociedade só se torna independente e autônoma com o domínio de todas as suas culturas.

Não esquecer que cada animal por pequeno ou insignificante que seja, cada estação do ano , cada fenômeno da natureza são tomos da maior enciclopédia do universo, são os livros dos não alfabetizados , são ensinamentos profundos da natureza. O olhar do leão, o lamber da cria, o acinzentamento dos céus, o bater das asas da Asa Branca , o mundo dos insetos e de todos os outros  irracionais são suprimentos mais do que suficientes para alimentar a sabedoria do homem.
Um povo para se nutrir,  precisa de suas  raízes.

Iderval Reginaldo Tenório
21 de Julho de 2015

O pequeno burguês [Martinho da Vila] - YouTube

www.youtube.com/watch?v=L8K9YShmuHo
12 de nov de 2013 - Vídeo enviado por Daniel Lunardelli
Felicidade, passei no vestibular Mas a faculdade é particular Particular, ela é particular Particular, ela é ...
  •  

  • O Pequeno Burguês - Martinho da Vila (Lp Mono 1969 ...

    www.youtube.com/watch?v=7EW-u-O190g
    6 de dez de 2009 - Vídeo enviado por Músicas de vinil
    Um dos grandes sucessos de Martinho da Vila no seu primeiro Lp de 1969 pela RCA.

  • Nenhum comentário: