sexta-feira, 10 de julho de 2015

O USO DO CÁLCIO , O CÉREBRO E OUTRAS CALCIFICAÇÕES

O USO DO CÁLCIO , O CÉREBRO E OUTRAS CALCIFICAÇÕES
O Cálcio é necessário à vida, é um forte aliado no tratamento da osteopenia , da osteoporose e na fortificação dos ossos, tem que ser usado com critério, não é uma substancia para ser usada indiscriminadamente e sem embasamento. 
Uma alimentação correta e uma boa dose de sol supre a maioria das suas  necessidades. 
O Sol e os alimentos são os seus fornecedores, utilizem estes meios e boa saúde. 
Procure o seu Médico , só ele tem conhecimentos para prescrever o cálcio necessário 
 Iderval Reginaldo Tenório




                          CÉREBRO CALCIFICADO


      A MEDICINA E O MODISMO - URGE CUIDADO


Depois de 30 anos exercendo a Medicina, me  deparo com muitas controvérsias,  vejo que muitos letrados televisivos, não  profissionais da Medicina estão distorcendo os fatos do mundo científico   e batem de frente com a evolução  humana,  prescrevem medicamentos aleatoriamente  via mídia , estes profissionais prestam um desserviço à população . 

Tenho argumentado  sobre estas  práticas médicas capitalistas  da atualidade, práticas ainda não bem definidas e que estão nas vitrines da moda  , quase  todas  ligadas à estética,  à  beleza , à perda da gordura   principalmente na região infra umbilical, para isso,  envenenam a desinformada população com muitos produtos perigosos para a saúde humana,  nas barbas dos governantes. 

 
Com relação ao Cálcio  quanto a sua função, a sua necessidade    baseado na ciência , sem charlatanismo e sem  interesse pecuniário,  assim me posiciono.

O corpo humano tem o início de sua formação na vida intra uterina, está aí a grande fundamentação dos religiosos para serem contra o aborto, nesta fase da vida (fase embrionária), o cálcio é utilizado para o esboço do esqueleto , é fundamental a sua presença em todos os momentos e recantos do ser em formação .

 Sem tirar a plasticidade das estruturas necessárias à vida (os ossos, as vias respiratórias e as articulações em todos os níveis )  o cálcio lhes dão forma , as endurecem e não impede o seu crescimento, o cálcio  cronometra a data do nascimento interferindo no sistema glandular da matriz, calcifica os vasos placentários que alimentam o embrião e induz  a produção de hormônios que contraem o útero, relaxam a musculatura pélvicas,  os seus ligamentos e  desencadeia o belo trabalho de  parto, culminando com o nascimento de mais um ser vivo.

 Depois do nascimento entra o ser humano na fase de crescimento, o cálcio é utilizado pelo corpo de uma forma moderada para não endurecer as extremidades, ele fortifica o meio dos ossos e atua nas suas extremidades apenas dando forma , as deixando livres para  o crescimento,  nesta fase da vida o cálcio reforça os ossos  das mandíbulas para a recepção  da segunda dentição, uma vez que na primeira, a famosa dente de leite,  o cálcio não é muito utilizado, pois esta dentição é descartável e funciona como um molde para a  segunda que é definitiva. Os ossos chatos que compõem  a caixa craniana  são rigorosamente reforçados e polidos, ficando as suas bordas livres para crescerem enquanto o cérebro também cresce, é a natureza sincronizada em todos os detalhes da vida.

Vem  a adolescência, nela ,  ocorre a fase do esticão, o jovem cresce e toma altura, nela , o ser humano precisa de tudo e em grande quantidade, lembro que nesta fase acontecem muitos equívocos , os médicos assombram as pessoas com o fantasma da obesidade, quando deveriam apenas  informar  que o jovem tem que comer e muito, agora comer produtos protéicos, semi gordurosos , carboidratos naturais,   frutas e legumes em boas quantidades . O jovem deverá  botar o corpo para trabalhar, não o deixando inerte e no sedentarismo, com estas medidas o ser humano crescerá em paz e com saúde.

 Após este fase, já beirando os 17 para os 18 anos,   o cálcio é utilizado em grande escala para reforçar os ossos, fortificar a caixa craniana, delinear o esqueleto para receber a vigorosa massa muscular e propiciar todas as reações químicas necessárias ao corpo nesta desgastante fase  da vida humana, tudo indica que, terminado a adolescência  o ser humano não crescerá mais.

 Depois dos 20 anos, o consumo do cálcio é mantido num nível  apenas suficiente para repor o desgaste, para mediar as reações químicas, aumentar e reforçar a massa muscular, fortalecer os ligamentos e para a manutenção dos ossos, o seu consumo deve ser proporcional ao desgaste.

Lembro que o homem cerebral não nasceu para pegar peso, não nasceu para ser um amontoado de músculos, um amontoado de proteínas sem raciocínio, na fase atual quem deve pegar peso são os motores, frutos do cérebro humano.

 Vem a fase dos 30 aos 50anos, o ser humano começa a consolidar as suas atividades físicas e profissionais , tem inicio o declínio dos hormônios , a diminuição do metabolismo , é a fase de substituição dos músculos por gorduras, nesta,  o homem melhora de vida, passa boa parte do tempo nos afazeres profissionais, conseqüentemente armazenam a sobra da energia ingerida na forma de gorduras: nas mamas, nos braços, na barriga, nas pernas, nos vasos e no fígado , queimá-las moderadamente  sem prejudicar o corpo seria o ideal.
 Depois dos 45anos acontece a queda dos hormônios sexuais , a andropausa e a menopausa. A andropausa é a menopausa do homem, nesta fase o corpo automático e naturalmente aponta para a diminuição do consumo do cálcio, uma vez que, durante estes 45 anos os vasos foram bombardeados por este elemento , os vasos se encontram endurecidos  com a camada endotelial (a camada interna)  impregnada  e com a elasticidade prejudicada, conseqüentemente  semi obstruídos e sem se curvarem às mudanças da pressão, os vasos ficam frágeis.
Com a  queda dos hormônios que controlam o cálcio, ele foge dos ossos  uma vez que a camada muscular começa a se atrofiar, esta conduta é para que , o pouco do cálcio que o humano se alimenta  não continue a obstruir os vasos já prejudicados,  e não compliquem ainda mais os órgãos com a diminuição do fluxo  sanguíneo, sangue este rico em todos os nutrientes balanceadamente.  Estes  espaços que surgem nos ossos na velhice  e  que antes eram as  residências  do cálcio natural,  são para albergarem o  cálcio que existe nos alimentos  na dosagem correta e proporcional a cada ser humano.

 Após os 60 anos, fase  senil, que deveria ser postergado para os 70,  acontece o maior equívoco, a medicina prescreve uma grande  quantidade de cálcio pensando apenas no viés ósseo, a  osteoporose , pensando apenas em fortificar os ossos  esquecem das suas conseqüências , que são muito bem pensadas  pela natureza e que os prescritores estão desequilibrando artificialmente .

 Citarei algumas nesta matéria, são muitas e as mais prejudicadas são as mulheres.


1-Calcificação dos vasos sanguíneos em todo o corpo humano, principalmente nos vasos cerebrais, neles acontecem as micro calcificações  capilares, como conseqüências,  menor fluxo sanguíneo, micro infartos e mortes de neurônios,  levando às  doenças degenerativas  , doenças endócrinas, doenças da Hipófise, AVC  isquêmico , hemorrágico, demências e Ausaimer precocemente.

2-Calcificação das articulações em todos os níveis: nas  cabeças dos ossos, na  coluna  vertebral, no endurecimento das cartilagens e ligamentos.

3-Calcificação dos humos do ser humano , as suas secreções e excreções:  suco pancreático, suco biliar e a  urina , levando a litíase biliar, litíase renal e pancreatites por obstrução dos seus canais , uma vez que acontece a saponificação da gordura na presença do cálcio que não mais deveria existir em  grande quantidade, a natureza é sabia e sabe o que faz.

4-Calcificação dos vasos do coração levando a infarto do miocárdio e insuficiência do órgão  por endurecimento das válvulas.

São diversas as conseqüências e poucas os benefícios na utilização exagerada do cálcio, urge uma revisão da literatura, urge cuidado por parte dos médicos e um largo debate sobre o assunto junto aos cientistas.

Cursos serão necessários para uma boa aplicação da medicina, como também serão necessárias medidas que proíbam os grandes empresários em veicular falácias na mídia televisiva para uma população inocente e sem os conhecimentos. Coibir a produção e comercialização de produtos falsamente  milagrosos é a função dos gestores sob a tutela dos estudiosos do assunto.

Oportunamente chamo a atenção,    para uso exacerbado dos protetores solares badalado pela mídia com a conivência de muitos profissionais da saúde, estes elementos criam uma barreira na pele e impede a ação do sol no fornecimento da vitamina D, a vitamina D natural e gratuita, como conseqüências,  a mídia e muitos profissionais da saúde,   prescrevem artificialmente uma dose desta vitamina que nunca se sabe a quantidade certa para cada paciente, conduta esta que produz um desequilíbrio para o resto da vida.

  Enfim , chamo a humanidade para um debate com o intuito de diminuir a incidência de todas as doenças provenientes  desta  quase que impensada reposição  do cálcio e da Vitamina D.

Breve , muito  breve , o mundo científico revelará todos estes equívocos diante do  cálcio, este elemento importante e necessário  para a sobrevivência do ser vivo , hoje um vilão para o adoecimento da humanidade e um grande filão financeiro  no enriquecimento de uma  casta , casta esta  constituída de grupos que se acham dominantes em toda a  face da terra.

Iderval Reginaldo Tenório


O blog é cultural.

2 comentários:

Jossara Bes disse...

Oi, Dr. Iderval!
Sabe, que sempre fico pensando como é permitido toda essa propaganda e venda de certos medicamentos? Remédios, ditos milagrosos.
E nessa época, que "ser jovem" é um estilo de vida, as pessoas fazem loucuras desmedidas em todos os sentidos.
Muito obrigado por compartilhar e esclarecer!
Felicidades para você!
Beijo carinhoso!

Anônimo disse...

Um grande presente que podemos ter é a sabedoria que nos é repassada por quem a tem! Esse homem é uma bênção que Deus colocou entre nós para cumprir uma missão nessa terra! Obrigado, Dr. Iderval Tenório! Brevemente nos reencontraremos para uma boa conversa! Um grande abraço!
Marcus Ribeiro