sábado, 11 de julho de 2015

CORONEL LUDUGERO- LUIZ QUEIROGA, OTROPE E O NORDESTE.

                                                  CORONEL LUDUGERO


              LUIZ QUEIROGA        
Adicionar legenda



                                                                              

Luiz Queiroga .Grande homem do Nordeste



                                                                             




                                                                          





Quando se fala da Mídia, do Rádio , da Televisão , do mundo artístico e cultural do Brasil se olvida o passado, os grandes nomes e os verdadeiros cérebros privilegiados da nação.

 Falarei um pouco de um dos maiores homens da cultura do Nordeste e do Brasil, um homem que das décadas de  50 a 70  foi o maior criador de personagens , um homem que militou no Rádio, no Jornal,no Teatro,no Humor e na Música, este homem  nasceu no Estado do Pernambuco em 1930 e como todos os gênios faleceu  em 1978 com 48 anos de idade, na flor da idade e em plena produção , deixou um legado cultural do maior valor onde atuou.

É da lavra deste homem a maior trupe do humor Nordestino de todos os tempos que alegrou este Brasil de 60 a 70, o Coronel Ludugero , Otrope e outros componentes.

O grupo foi criado por Luiz Queiroga  para mostrar ao Brasil a decadência do coronelismo com o advento da educação, com o advento da cidadania , Coronelismo que perdurava e ainda perdura no Brasil,principalmente no Nordeste Brasileiro.

O Queiroga foi um visionário,homem culto, conhecedor contumaz dos costumes da  Região. Paralelo ao Queiroga  hoje, só   o Perfilino Neto da Fm  Educadora , Radio Educativa do Estado da Bahia .

É do Luiz Queiroga um dos maiores acervos de entrevistas com os ícones da época.
O Estado de Pernambuco, os Estados do Nordeste, o Brasil , o mundo jornalístico, artístico e cultural brasileiro deve a Luiz Queiroga .
Tem muitas músicas de sucesso e escsreveu textos para Escreveu textos humorísticos para grandes nomes do rádio e da TV, entre eles, Chico Anysio, Renato Aragão, Lúcio Mauro, José Santa Cruz, Arlete Salles,Consuelo Leandro, Dercy Gonçalves, Jô Soares, Costinha, Ankito, Walter D'Ávila, Bibi Ferreira, José Vasconcelos, Mário Tupinambá, Moacyr Franco,Brandão Filho, Paulo Gracindo, Sônia Mamede, Rony Cócegas, Jorge Loredo, Carlos Leite, Wilza Carla, Gordurinha, Heloísa Helena, José Wilker, José Augusto Branco, Genival Lacerda, Jacques Gonçalves, Evandro Vasconcelos etc.Atuou em diversas Emissoras  do Brasil e em vários jornais.


Hoje a sua filha Mevinha Queiroga continua a sua trajetória.
Cantora na empresa Restaurante Estrela do Mar OlindaEstudou na instituição de ensino músicaMora em Paulista, Pernambuco, BrazilDe Olinda
O Luiz Queiroga foi um dos maiores homens da Cultura Brasileira e  merece o respeito deste valoroso povo.
Iderval Reginaldo Tenório


 Miniatura

Coronel Ludugero

tempo interpretou o personagem Coronel Ludugero, criação de Luiz Queiroga, passando a confundir-se com o próprio personagem. ... cristsena ... "Corone ...
de cristsena  3 anos atrás  68830 exibições

Coronel Ludugero - O Xeleléu

Nenhum comentário: