terça-feira, 21 de julho de 2015

O TRES HOMENS DO SECULO DA SERRA DO ARARIPE- LUIZ GONZGA-PATATIVADO ASSARÉ E O PADRE CÍCERO




Foto de Gilsom Oliveira.
JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ

Quando cito Juazeiro do Norte, Crato, Assaré  e Exu, estou falando dos três ícones maiores  da Região do Cariri e do Geopark. Estou falando dos três homens do Século, todos três nascidos e gerados das terras do meu querido torrão, das terras da minha amada e inesquecível  Serra do Araripe  onde nasci  .

Sou contemporâneo e tive uma boa convivência com o Luiz Gonzaga o rei do baião, fui criado perambulando nas vaquejadas  do Exu, do Juazeiro do Norte  , nas exposições do Crato e lá eram grandes os encontros com o Rei do Baião, mestre sisudo e compenetrado, camisas coloridas, calças de linho ingles, alpercatas e muitas vezes sem o tradicional chapéu. Era com muito orgulho que as vezes sentava do seu lado olhando as derrubadas de gado, era de pouca conversa.

 Com o Patativa do Assaré o rei da poesia  Nordestina, nascido na cidade do Assaré, os encontros eram maiores , pois  o menestrel  preenchia todos os espaços entre Juazeiro-Crato e Assaré, era o preferido do grande Eloy Teles de Morais, o mais influente e brilhante  radialista Raiz da Região, âncora da Rádio Araripe do Crato,  de quebra amigos, de quebra, acreditem: nasci e me criei na cidade  fundada pelo Padre Cícero Romão Batista,  Juazeiro do Norte lá no sul do Ceará na abençoada Serra do Araripe, obrigatoriamente visitada por todos os candidatos à Presidência da República em busca da proteção do Santo e  Padroeiro dos Romeiros do meu Padim  espraiados por todo o Brasil.     Sedimentei a minha adolescência numa  praça onde se encontra a sua lápide, numa praça onde 100 mil fies participam  mensalmente da Missa em homenagem ao Sacerdote que fundou  cidade e todos os anos é visitada por 2 milhões de pessoas, foi neste universo que se convivia com os três,  e mais, de vez em quando com o grande Frei Damião de Bozano que também peregrinava pelos sertões do Nordeste, acredito que a minha cabeça é chata porque o Frei colocava a sua mão na minha cabeça e dizia, vai com Deus menino. O Frei  Damião peregrinava  fazendo o mesmo percusso, o mesmo trajeto do  milagroso  cearense, o nordestino , o Sobralense Padre Ibiapina no século passado . Conheçam estes ícones um a um, um por um, de um em um.

Três homens do século: Cícero, Luiz e o Patativa; e três em fase de beatificação, os três padres que pisaram na mesma Chapada do Araripe: Cicero, Damião e Ibiapina , esta Serra e este Cariri são abençoados por DEUS, só pode ser.

Vejam o Universo e o ecossistema, vejam o micro mundo regional, nele o jovem   convivia com os índios, com os campesinos, com os letrados, os analfabetos,  os cultos,  os eruditos,  os poetas, os repentistas, os  musicistas, os  mendigos, os  artesãos, os brilhantes cegos, os rezadores e uma série tipos regionais , convivia com a fauna e com a flora da caatinga, com o nelore, com o indubrasil e com o pé duro, com o quarto de milha, com o puro sangue e com o pangaré , sem esquecer do jegue e do muar . Foi e continua sendo a maior escola plural do Brasil  .

 Então amigos, esses três  eu os conheço muito bem, conheço de perto, conheço de berço, de berço não , de Rede , pois no Ceará , na Serra do Araripe,  a criança  é criada é numa Rede mesmo, e não num berço , herança da  grande ascendência do  indígena e do capiau, plantador e comedor de andú, o famoso feijão de pau como dizia o Padre Cícero aos seus afilhados.

Do mortal e sempre Cearense 
Iderval Reginaldo Tenório
Espero a sua opinião
 

A TRISTE PARTIDA - PATATIVA DO ASSARÉ - YouTube

www.youtube.com/watch?v=r-8rsqTJi-0
25 de jun de 2009 - Vídeo enviado por senhorincrivel
Um retrato da alma nordestina. Música de Luiz Gonzaga e Poema de Patativa do Assaré.
  • TRISTE PARTIDA - Patativa do Assaré-Luiz Gonzaga

    www.youtube.com/watch?v=kNurNd1TYIU
    5 de ago de 2013 - Vídeo enviado por luciano hortencio
    Patativa do Assaré - TRISTE PARTIDA - Patativa do Assaré-Luiz Gonzaga. Álbum: Patativa do Assaré ...
  • Luiz Gonzaga - A Triste Partida - Clássico - Composição ...

    www.youtube.com/watch?v=8n2bIOESPRQ
    25 de abr de 2013 - Vídeo enviado por rochajose Duca Rocha
    Luiz Gonzaga - A Triste Partida - Clássico - Composição - Patativa do ..... Patativa do Assaré era um ...
  • Luiz Gonzaga - Triste Partida-Composição Patativa do Assaré

    www.youtube.com/watch?v=1ZK6Wr2Wp2g
    26 de abr de 2013 - Vídeo enviado por rochajose Duca Rocha
    Luiz Gonzaga, composição de Patativa do Assaré, A Triste Partida.

  • Nenhum comentário: