quarta-feira, 15 de julho de 2015

JOVENS, ESTUDEM MEUS AMIGOS, PARA O POBRE NÃO EXISTE OURO CAMINHO.













I CAPITULO
DO MÉRITO

                        AO JOVEM BATALHADOR, LUTADOR E FUTURISTA.
                           A LUZ DO SOL REVERBERA PARA O UNIVERSO

                                      Tenho me deparado com uma plêiade de jovens de rendas baixas , principalmente  mulheres. 

                                        Jovens deliberadamente esforçados, jovens trabalhadores , que sustentam uma família  e que apesar de todos os sacrifícios não estão atingindo os seus sonhos, a escolaridade  na Universidade Pública, principalmente a Federal .

                                      Eu  como um eterno lutador por dias melhores   e  o não condutor da caneta para a  assinatura de ditames que melhorem a inclusão social, regras que  propiciem  condições para que estes jovens consigam os seus intentos, me esforço em incentivar,  ajudar e aconselhar. 

                                               Resta a este mortal  mostrar algumas condutas que  os conduzirão ao sucesso.

                         Explano que uma boa fatia dos  jovens de classe privilegiada se bestializam , sorvem os dejetos culturais dos povos dominantes em puro entretenimento   , abrem os flancos para os menos favorecidos e  deixam escapar algumas vagas nas grandes escolas e os jovens de baixa renda não podem titubear, não podem perder tempo, devem avançar nos estudos vencendo todas  e possíveis dificuldades criadas pelos dominantes. 

                                   Estas escolas  funcionam no horário comercial, foram criadas para as elites , para os  jovens que  não precisam vender o seu precioso tempo para as suas sobrevivências ou dentro de conduções para os seus deslocamentos à procura do saber, os megas engarrafamentos propositadamente criados para coibi-los. 

                             Não esqueçam que, estas Escolas foram criadas para os que conseguem frequentar  as boas escolas particulares    . Restam aos trabalhadores esperarem  pelos   incautos da classe média , que  deixam muitas Vagas na Universidade Publica  ou ingressarem nas Escolas privadas no curso que lhes forem oferecidos, na maioria das vezes não o da sua preferencia.

                                     Sou categórico em informar , filhas de pobres e mulheres pobres que tiram o seu sustento e o sustento das suas famílias na labuta diária, não podem e nem devem permanecer bonitas, têm que  procurarem uma maneira de se enfear mesmo que sejam lindas,  têm que se comportarem como pessoas diferentes, não obedecerem aos ditames do consumismo atual  e muitas vezes, voltarem ao padrão de higiene  e padrão  social praticados do século XIX.

                             Durante todo o período crítico do ano de preparação para ingressarem na tão sonhada Escola Pública, devem usar sabão de côco  ou sabão massa  , cortes de cabelos simples, roupas compostas e limpas .   Isto com o intuito de não desviarem as suas capacidades  e  com o objetivo de  minarem os  entraves colocados pela  sociedade dominante, fazendo tudo e de tudo  para  dificultarem os tentadores convites para passeios de escunas, jantares, viagens, despedidas, comemorações e baladas  noturnas, uma vez que parte do seu tempo é vendida por preços vil nos balcões do comercio varejista e só lhes restam este turno noturno e  deve ser totalmente aproveitado para alimentar o cérebro para a conquista da cidadania através do saber.  

                                     Se enfeiando propositadamente ,  estas jovens estarão fora da lista das vulneráveis,  ficando  o trabalho  e a escola como os seus passaportes para um futuro melhor,  com dignidade , respeito e sem subserviência, não sendo presas fáceis para os aproveitadores que estão sempre jogando as suas íscas. 

                             Esta orientação é para não gastarem o seu pouco rendimento em produtos ou eventos supérfluos , é para não serem convidadas a participarem de encontros, jantares ou passeios de barcos, escunas ou fins de semanas em paraísos com  aproveitadores, estas não terão um bom futuro, serão mulheres descartáveis.

                               Chamo bem  a atenção para que: o ano de preparo seja  puramente dedicado à alimentar o cérebro, dedicado a recuperar o tempo que não foi utilizado para este intento por vários motivos: 

1-Pais com pouca formação cultural e uma boa bagagem moral.
 2-Bairros populosos e distantes , que desviam a atenção destes jovens até mesmo no ir e vir nas barrigas , nos buchos sujos das conduções envelhecidas e de motoristas desumanos e irresponsáveis que não se preocupam com o jovem que quer vencer, não param nos pontos e puxam os ônibus deixando o estudante na rua. 
3-Pais de rendas baixas,  famílias inteiras que se conformam  com o regrado pão de cada dia , sem voz e subservientes . Deveriam lê  Fernão Capelo Gaivota.
4- Pais que não priorizam a escola.
5- Governos crônicos que seguiram ao pé da letra, para o povo:pão e circo. 
6-Governos elitistas e muitas vezes irresponsáveis que em nenhum momento atentaram para estes sofridos, esforçados e maltratados jovens.
7- Governos que deveriam investir as riquezas da nação em escolas e não em penitenciárias, dando a entender que o futuro do jovem de baixa renda em vez da caneta  deveria ser a arma de fogo, muitos jovens recusam esta orientação e insistem em progredir educacionalmente, quer Escola e Respeito .

Atentem para estas prerrogativas , acordem e lutem por dias melhores, não caiam  nas iscas como caem os peixes.



                         II  CAPÍTULO
                  OS MANDAMENTOS

Dos mais de 100 mandamentos coloco neste texto alguns.

1-Todos os seres  humanos sadios  são  capazes de serem educados e atingirem qualquer posto na Sociedade em que vivem.
2-A diferença entre as pessoas se encontra no viés Ético.
3-O equilíbrio financeiro e cultural da família são  grandes facilitadores, as suas ausências não  são   entraves para os menos favorecidos esforçados.
4-Os jovens que trabalham e são provedores financeiros de suas vidas ou dos seus familiares encontrarão dificuldades, apenas dificuldades , mas não estarão impedidos de crescerem.
5-As Escolas Públicas em sua maioria funcionam com a luz do sol, enquanto as particulares, até com a luz da lua que não é própria.
6-Muitas vezes os jovens ganham durante o dia e repassam à noite os seus ganhos para as escolas privadas,  muitas destas escolas  são literalmente ao pé da letra , o que se denominam, verdadeiras privadas, não sendo necessário vestibulares.

  Às  vezes exigem apenas a realização de uma simples prova para cadastro e conhecer a vida financeira do estudante, nada que  fundamente aquele curso , funcionando como uma verdadeira armadilha: fácil de entrar, difícil  de pagar,  fácil de cursar e depois muito difícil de se colocarem no mercado devido a pouca bagagem de conhecimentos adquiridos .

As autoridades com a desenfreada justificativa governamental ,  massificam a Universidade Privada, financiam fábricas, induzem a  produção de  diplomas como se produzissem sandálias ou biscoitos , verdadeiros produtos de qualidades duvidosas incapazes   de  abastecer um mercado exigente , condição mais do que visível hoje , com este apagão de mão de obra qualificada ,  mão de obra eficaz  e de boa  procedência.
7-Procurem nesta fase alimentar o cérebro, procurem sorver todos os possíveis conhecimentos, abdiquem peremptoriamente  de todas as tentações impostas pelos produtores do entretenimentos. Muitos, bons naquele momento, mas  roubam o que o jovem de baixa renda tem de mais precioso , que é o seu tempo, tempo este que deveria ser utilizado no preparo para o futuro. Vejam que são muitas as tentações: shows, cinemas, carnaval, bebidas, praias, passeios, barzinhos e etc.
8-Não esqueçam : são dois ou três anos de sacrifícios para serem usufruídos para o resto da vida.
9-Informo que, para cada jovem de baixa renda que vence social, politica e financeiramente,  significa a repescagem e a recuperação de  todo um núcleo familiar com diversas vidas, este jovem é o mentor intelectual daquele núcleo, é espelho para todos da família.


                                                       III CAPÍTULO
                       OS ENSINAMENTOS
Aos ensinamentos.

1-Durante o ano de preparação escolar, façam uso de apenas 02 calças, sempre da mesma cor, aliás, tenham apenas duas ou três roupas, deixem pensar que você só tem estas roupas e aquele sapato ou sandália, guardem as outras, no trabalho surrem as fardas , não coloquem defeitos , elas servem apenas para cobrir o corpo .

2-Invistam todo o seu capital em dois tipos de munição:

A)Munição para o cérebro(Escola, livros, jornais, revistas, jornalismo Televisivo, Rádios, Literatura e músicas.
B)Munição de boca-munição,  para o estômago:  Alimentação básica  e depois os supérfluo, no inicio do mês  comprem os mantimentos básicos e baratos:

 1-Feijão, Arroz, Café, Farinha, Açúcar, Sabão, Sal, Toucinho de porco, carne seca e farinha de milho para cuscuz, estes produtos não custarão mais de que  250 reais para uma família de três pessoas para todo o mês, com esta atitude não haverá fome. Quinzenalmente intercalar com- Bananas maduras e verdes, laranjas de fim de feira, batatas doce.

3-Tomem banho com sabão de côco e não comprem shampoo, evite sabonetes.

4-Esqueçam  cinemas, praias, festas ou quaisquer desvios do domicilio

5-Façam amizades  só com os que gostam de estudar, se afastem dos que bebem e gostam de baladas.

6-Sejam amigos de suas casas, mesmo que não sejam boas.

7-Procurem fazer de tudo para freqüentar uma escola noturna e ao termino da aula procurar abrigo em casa. Na escola sentem-se nas cadeiras da frente, perguntem tudo aos professores e direto para o ponto de ônibus ao tocar o sino. Andem sempre com um doce na bolsa para não merendar na rua, comam bem em casa, para os que trabalham utilizem os vales compras para abastecer a despensa, não gastem em restaurantes, são dez vezes mais caros.

8-Não existem domingos e nem  feriados

9-Não aceitem nada que seja fácil, procurem saborear o suor do seu próprio rosto.


                       IV CAPÍTULO

                     DOS FATOS REAIS

Queridos jovens , os grandes homens seguiram este ritual, salvo os que nasceram em berço de prata ou de ouro, agora os que vieram do zero, assinam este documento.

Agora sabe  o porque de tudo isso ?:
É para quando você como advogado, industrial, comerciante, artista, medico, engenheiro ou qualquer outra profissão de igual valor, se encontrar com um colega de turma que não obedeceu ou seguiu estes ensinamentos e ele fizer este monólogo abaixo, você olhar para trás e dizer: VALEU, VALEU APENAS O SACRIFÍCIO.

O Monólogo:

Você chega no táxi, no balcão de uma loja na porta do seu Escritório, na porta do Fórum, de uma Construtora, de um balcão de uma aérea , de uma repartição pública, na recepção de uma Clínica e  o colega que ali se encontra no seu posto de trabalho ganhando dignamente o seu salário e que não cobre plenamente a sua vontade pergunta:

__Doutora eu conheço a senhora de onde? Onde a senhora  estudou, será que a senhora é aquela moça feia, suada, mal vestida  que ficava sentada na frente e tudo perguntava ao professor  e de imediato corria para o ponto de ônibus e ia logo para casa? Aquela moça que nunca participou das festas e nem de passeios de escunas com os colegas do curso noturno? será que  é a senhora mesmo? Hoje  uma  doutora bonita, elegante, educada, respeitada e que com certeza ajudou toda a sua família a melhorar de vida.

Dá uma pausa, pensa e depois continua.

___ Prazer doutora , fui um dos colegas da senhora em tal escola,  eu brinquei muito, eu ia para escola era para brincar, ninguém me orientou doutora e hoje estou neste trabalho que só Deus sabe o sacolejo que recebo, é digno doutora ,é digno ,  más é muito difícil, o dinheiro é curto e o mês é muito grande.

Pára um pouco, olha para a doutora, abaixa a cabeça, pega na suas mãos com muita atenção, fala para os colegas com muita orgulho e satisfação que foi colega de turma  20 anos atrás e acanhadamente termina o monólogo.

__É doutora  a senhora não era feia coisa nenhuma, a senhora estava era disfarçada, a senhora estava era concentrando as  suas energias para dias melhores e para não deixar nada desviar a sua força de vontade e nada atrapalhasse o seu sonho, parabéns doutora, valeu. Passarei para as minhas filhas os seus ensinamentos, Valeu.

                                     Iderval  Reginaldo Tenório
                                         18 de  Janeiro de 2011

ACESSEM O BLOG E DIVULGUEM

http://www.iderval.blogspot.com/


OBS. NA BAHIA O GRANDE REITOR  PROFESSOR NAOMAR ALMEIDA  REINVENTOU A ESCOLA PUBLICA FEDERAL, IMPLANTOU DIVERSOS CURSOS NOTURNOS PARA OS JOVENS QUE TRABALHAM E IMPLANTOU O SISTEMA DE COTAS. O PROFESSOR ABRIU AS PORTAS DA UNIVERSIDADE PARA OS MENOS PROTEGIDOS. FOI UMA ATITUDE QUE HONROU A SUA ADMINISTRAÇÃO , FOI UMA VIRTUDE.



  1. Miniatura

    pequeno Burguês - Martinho da Vila

    de purrum34 anos atrás 138549 views
    através desta musica a historia de quem fez uma faculdade particular,muito esforço e determinaçao.

  2. Martinho da Vila - Pra que dinheiro e Pequeno Burgues DVD

    de Vinicius Silva3 anos atrás 540504 views
    Trecho do mais novo DVD de martinho d

Nenhum comentário: