terça-feira, 21 de julho de 2015

LUCIA MENEZES-LUCIA MENEZES- GRANDE CANTORA CEARENSE DE ITAPIPOCA NO RIO DE JANEIRO . DO RIO DE JANEIRO BRASIL , PARA O MUNDO

LUCIA MENEZES-LUCIA MENEZES- GRANDE CANTORA CEARENSE DE ITAPIPOCA NO RIO DE JANEIRO . DO RIO DE JANEIRO BRASIL  PARA O MUNDO 
 



Amigos  o mundo ainda tem solução, conheçam  mais uma Cearense de valor, mais uma nordestina de fibra   , mais uma mulher que venceu por pura força  de vontade, competência , esforço e muita raça. 

Esta  menina, nascida na micro região norte do Ceará, na admirável  Itapipoca, cidade praieira,  banhada pelo oceano Atlântico, cidade serrana e ao mesmo tempo sertão, menina  de ouvidos atentos, de voz afinada   , de gosto musical eclético, propriedade   característica dos  abençoados por Deus , soube e sabe conduzir com maestria o que de mais belo e sublime existe na musicalidade brasileira. 

Como o Caruaruense Israel Filho e o baiano Aldo Souza, a Lucinha Menezes sabe muito bem como valorizar a musica raiz, a música cultura   , a música brasileira e o homem de valor desta importante nação.

Entrevistada e documentada pelo grande Jornalista    Perfilino Ferreira Neto   da Radio Educadora  de Salvador em Memória do Rádio , Lucinha Menezes mostrou para o mundo  a sua importância para a música  brasileira , importância ao resgatar o que existe de mais belo  do nosso cancioneiro. 

Procurem se aprofundar na obra desta grande estrela brasileira  e vejam que tudo que se fala , por mais que se fale sobre a Lucinha,  ainda é pouco, o céu é o limite.
                                  Iderval Reginaldo Tenório












Nascida no paraíso do do Ceará,  precisamente na cidade de Itapipoca,  onde ouvia nos serviços de auto falante(nas radiadoras) os grandes mestres da musica brasileira, a minha querida conterrânea Lucinha Menezes é sem dúvida uma das mais delicadas vozes deste país, canta divina e delicadamente do Chico Buarque ao João Bá, do Luiz Gonzaga ao Vander Lee.






 João Batista Oliveira, conhecido como João Bá, é um compositor e cantador brasileiro. Atua também como ator, poeta e contador de histórias. Nasceu na cidade de Crisópolis, no sertão da Bahia. Filho de lavradores pobres, começou a trabalhar quando criança para ajudar a família. Segundo o artista, quando caiu o primeiro dente, seu pai sentenciou que ele já estava preparado para trabalhar. Foi então que começou a ajudar na pequena lavoura. As dificuldades da infância pobre e difícil o levaram a observar a natureza ainda no trabalho, formando assim um tema recorrente até os dias de hoje em suas canções. Aos doze anos, começou a compor e cantar. Hoje, sua obra reúne mais de duzentas músicas, muitas delas gravadas por artistas de referência no cenário musical brasileiro, como: Hermeto Pascoal, Almir Sater, Diana Pequeno, Dércio Marques, Marlui Miranda, entre outros. É considerado um dos mais respeitados cantadores vivos na Bahia, Minas Gerais e São Paulo[1]





                           SOBRE LUCIA MENEZES

Com dedicação especial e amor por seu ofício Lúcia Menezes canta como quem borda em um delicado tecido. E assim vai fazendo sua estrada pessoal e apaixonada. 

Ela é artista desde criança. Entre produções teatrais na escola e para a família a música sempre esteve presente em sua vida na cidade de Itapipoca (CE), onde nasceu. Ainda na infância conquistou seu primeiro incentivo, e aos três anos ganhou concurso de melhor voz infantil. 

A paixão pela música cresceu com ela, que seguiu participando de corais tendo destaque como solista. Incentivada pela professora de canto, Leilah Carvalho Costa, iniciou uma carreira solo que começou a acontecer nos tradicionais Festivais de Música, colecionando mais prêmios e abrindo estrada para shows pela região. Ainda no Ceará gravou dois discos, sendo um totalmente dedicado ao repertório de Carmen Miranda. Em 1997 e 1998 ganhou o prêmio de melhor cantora da Fundação Cultural de Fortaleza . 

Já no Rio, em 2005 gravou o disco Lúcia Menezes ao lado de grandes nomes da música brasileira como o produtor José Milton e arranjos luxuosos divididos entre Cristóvão Bastos e João Lyra. O release de apresentação foi escrito pelo expert Ruy Castro e o disco lançado pela gravadora Kuarup e recebeu muitos elogios da crítica. 

Três anos depois voltou a reunir o mesmo time campeão, mas o release trazia a assinatura de gala de Sérgio Cabral. Com o álbum Pintando e bordado, lançado pela Som Libre, foi indicada ao importante Prêmio da Música Brasileira ao lado de Lia de Itamaracá na categoria “Melhor cantora Regional”, em evento que aconteceu no Canecão junto com os maiores nomes da música brasileira. O disco também rendeu coleção de elogios da imprensa de todo o país. 

Respaldada pela assinatura de grandes mestres, Lucia Menezes está lançando seu novo trabalho, mais uma vez reunindo o mesmo time vencedor. O repertório segue seu interesse pela busca de novos nomes e o resgate de artistas importantes da história da música brasileira. 

Sua voz é feliz, exala a alegria de estar cantando. Quase como uma criança descobrindo a música, com as vantagens do conhecimento de causa e da personalidade. 
por Beto Feitos

Lúcia Menezes - Requebrado (Angela Brandão) - YouTube

www.youtube.com/watch?v=qBWuuE1d-Qg
4 de abr de 2012 - Vídeo enviado por Lúcia Menezes Lucinha
Composição de Angela Brandão, faixa do CD Lucinha, novo álbum da cantora Lúcia Menezes que tem ...
  • Espaço Cultural - Lúcia Menezes - Bloco 1 - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=b7FuYRT7JXs
    2 de jul de 2014 - Vídeo enviado por TV Senado
    A cantora Lúcia Menezes fala ao Espaço Cultural sobre seu interesse pela busca de novos ...
  • Lúcia Menezes - Bola sete (Angela Brandão - Marcelo Lima ...

    www.youtube.com/watch?v=O7F4OjhTk8w
    19 de mai de 2012 - Vídeo enviado por Lúcia Menezes Lucinha
    Composição de Angela Brandão e Marcelo Lima. Faixa do CD Lucinha.
  • Nenhum comentário: