domingo, 7 de dezembro de 2014

ZÉ CASTOR UM GRANDE POETA PERNAMBUCANO






O Artista Zé Castor
O Homem JOSÉ CASTOR PEREIRA GALINDO
Nascimento Alagoinha-Pe Não tenho a data

Falecimento Alagoinha Pe  1990
O Zé faleceu com mais ou menos 60 anos.
Deixou uma grande lacuna.
Zé Castor é um Pernambucano de Alagoinha, pequena cidade de um dos  meus Estados, é que sou Cearense de Juazeiro do Norte, Pernambucano da Serra do Araripe e hoje Soteropolitano, então Baiano de Salvador.
O Zé Castor era uma das figuras mais importantes nas Vaquejadas de Juazeiro do Norte, festas estas nas quais a  minha família tinha uma certa influencia, foi nestes encontros que tive o privilégio de conviver com o Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, Vavá Machado e Marcolino, Pedro Bandeira de Caldas , Cego Oliveira, Bigode do Maneiro Pau, Mestre Noza, Coronel Ludugero e outros ícones do cancioneiro Nordestino.
O meu cunhado( Dr Odílio Camilo) homem muito inteligente e culto, médico de renome na região do cariri reunia em sua casa, na sua fazenda nada menos do que o Vavá Machado e Marcolino e o inesquecível , o  maior , o alegre  Zé Castor.
Nestes encontros o Zé abria a goela e cantava as sua belas músicas, todas com refrãos, ritmadas, compassadas, cheias de alegrias e de muito bom gosto.
O Zé era uma das forças nas vaquejadas do Nordeste, cantava e encantava, as suas músicas estão na boca do povo, estão nos seus cérebros, basta um refrão e  elas  vem à tona, todas  sem faltar um pedaço.
"1-O capim da Lagoa o veado comeu, o veado comeu , o veado comeu..
2-Chora bananeira, bananeira chora, chora bananeira  adeus que eu  voumim bora...
3- Eu tenho pena de morrer e deixar o mundo , quando eu morrer o mundo pode se acabar, eu tenho pena..."
Zé Castor

Estas músicas estão dentro de cada um de nós do nordeste e daqueles que tiveram  o prazer, a alegria e a sorte  conviver com este imortal Zé Castor.
Faz 25 anos que o Zé morreu , mas as suas músicas ficarão para a eternidade.
Da minha Juazeiro do Norte conheci os grandes ícones da música brasileira.
Zé Castor foi um deles.

Iderval Reginaldo Tenório

O BLOG É CULTURAL



ZÉ CASTOR: O CAPIM DA LAGOA - YouTube



www.youtube.com/watch?v=ziVVrSUMO1s
18 de mar de 2012 - Vídeo enviado por José de Anchieta Barros
Homenagem ao Poeta e Cantor José Castor, que fez muito sucesso com seu cavaquinho divulgando a ...

CHORA BABBANEIRA DE ZÉ CASTOR COM O MEU MESTRE JACINTO SILVA .

UOL Mais > Chora Bananeira

mais.uol.com.br/.../chora-bananeira-04024E1C3862C...
29 de mar de 2012
Jacinto Silva Chora Bananeira Chora bananeira, bananeira chora. Chora bananeira, o meu amor já ...



  • Zé Castor quando eu morrer o mundo pode se acabar ...

    www.youtube.com/watch?v=OS0W92M9biY
    12 de out de 2011 - Vídeo enviado por José de Anchieta Barros
    parabens pela iniciativa. se possível postem a musica CHORA BANANEIRA de zé castor. valeu, um ...


  • Zé Castor - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=MDvSGweHWUc
    17 de out de 2009 - Vídeo enviado por José de Anchieta Barros
    Homenagem ao Cantor Zé Castor e seu cavaquinho.(Alagoinha-PE) Cantava muito em festas de ...

  • Zé Castor - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=MDvSGweHWUc
    17 de out de 2009 - Vídeo enviado por José de Anchieta Barros
    Homenagem ao Cantor Zé Castor e seu cavaquinho.(Alagoinha-PE) Cantava muito em festas de ...




     ESCUTEM  VAVÁ MACHADO E MARCOLINO, ERA ESTA A MAIOR MÚSICA DA VAUQEJADA.

    CALOR DA VAQUEJADA, EU JÁ  FUI CRIANÇA, ME CRIEI COMO MENINO E  VIVO NESTE MUNDÃO DO TRABALHO E DAS COISAS BOAS DA VIDA.  MAMÃE
     QUE CALOR, QUE CALOR CALOR DA VAQUEJADA.

    VAVÁ MACHADO E MARCOLINO CALOR DA VAQUEJADA ...

    www.youtube.com/watch?v=FTDu6YNoAc8
    10 de set de 2012 - Vídeo enviado por Alexsandro Gualter
    VAVÁ MACHADO E MARCOLINO CALOR DA VAQUEJADA.

  •  

  • VAVÁ MACHADO & MARCOLINO - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=e0DcThKlwH0
    13 de set de 2010 - Vídeo enviado por RICARDO DA SILVA SOARES
    ... VAQUEJADA COM VAVÁ MACHADO & MARCOLINO. 06- Coqueiro da Bahia 07- Boi Estrelinha ...
  • Um comentário:

    Anônimo disse...

    Quantos discos o zé castor gravou?