sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Jovem se revolta ao descobrir que será ‘vendida’ ao marido

Adicionar legenda

BARINGO, QUÊNIA - Cenas como estas, retratadas pelo fotógrafo Siegfried Modola, da agência de notícias Reuters, são comuns no Quênia, onde as meninas, ainda adolescentes, são forçadas a se acasarem com homens escolhidos por suas famílias. Na verdade, o matrimônio é uma espécie de negócio em algumas tribos onde a mutilação genital das meninas também é praticada como um rito de passagem para a vida adulta. Em uma aldeia a cerca de 80 quilômetros da cidade de Marigat, no condado de Baringo, a jovem retratada nas imagens acabara de ser vendida a seu futuro marido por 20 cabras, dez vacas e alguns camelos, pagos a sua família ao longo de várias semanas. E a reação dela foi de partir o coração.

A família da jovem explicou que ela não sabia sobre a negociação que seu pai havia feito com seu futuro marido. Eles temiam que a menina escapasse se soubesse que seria obrigada a se casar. Então um grupo de homens da tribo foi até a casa da família para buscá-la e levou-a diretamente para a cerimônia.Vestida com roupas de cores exuberantes e pérolas, especiais para a cerimônia, ela tentou escapar, dando socos e chutes com os pés descalços, mas um homem agarrou-a por trás e puxou-a para longe de sua casa. As cenas aconteceram no último fim de semana na tribo Pokot e retratam uma tradição antiga: os pais estão acostumados a entregarem suas filhas, geralmente no início da adolescência, para seus futuros maridos. As meninas são sempre vendidas por um dote e casadas com homens da tribo.
Homem segura menina que tenta escapar ao descobrir
que  terá que se casar com homem escolhido por seus pais -
SIEGFRIED MODOLA / REUTERS
Na tribo Pokot, a circuncisão feminina é vista como uma transição da adolescência para a vida adulta. Embora agora o procedimento seja ilegal no Quênia, essa tribo ainda obriga todas as meninas a passarem pelo ritual antes do casamento. A prática também é conhecida como mutilação genital feminina e, em muitos países, é considerada uma violação dos direitos humanos. Ela pode levar a hemorragias graves, infecções, infertilidade e morte. Cerca de 125 milhões de meninas e mulheres em 29 países da África e do Oriente Médio já passaram por isso, de acordo com as Nações Unidas.
Durante o fim de semana, a tribo Pokot realizou a cerimônia de iniciação com as meninas em transição para a vida de “mulher adulta”. Mais de 100 adolescentes participaram da cerimônia, que incluiu um ritual em que elas perfuram um novilho. Os homens da comunidade, em seguida, mataram o animal com um golpe na cabeça e uma lança atravessada no coração. As meninas na comunidade cantaram e dançaram toda a noite e durante o dia seguinte na cerimônia de iniciação. No final, elas foram autorizados a dançar com os meninos, sob supervisão dos anciãos



                                                       Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo

Nenhum comentário: