segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Escolas de Minas se destacam em ranking do Enem 2013


Como uma Escola Publica e o aluno pobre consegue entrar numa  Universidade Pública de qualidade se a porta de entrada é o ENEM , E ESTE É MONOPOLIO DAS MELHORES ESCOLAS DO BRASIL.
O país precisa rever esta regra. 
                                                                 

Adicionar legenda


Escolas de Minas se destacam 

em ranking do Enem 2013


Estado tem sete dos 20 colégios com maiores médias das provas 
objetivas. 
Primeiro lugar, no entanto, ficou com SP


RIO - O Objetivo Colégio Integrado, particular de São Paulo, obteve a maior nota média do país nas quatro provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. O colégio havia ficado em primeiro também no ranking nacional de 2012, mas após pedido de reexame na nota. Minas Gerais, no entanto, tem sete das 20 escolas que melhor se saíram no exame, contra quatro de São Paulo. Já Estado do Rio aparece com quatro representantes: três unidades do Colégio e Curso Ponto de Ensino (Pensi) (terceiro, 13º e 19º) e o Colégio São Bento (sétimo). No ranking das duas dezenas de colégios com melhores resultados, figuram ainda escolas de Piauí, Ceará e Distrito Federal.

Das 20 escolas com melhor desempenho nas provas objetivas, 19 são particulares. A primeira escola pública a aparecer no ranking é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni), na 12ª posição.
A média total das escolas brasileiras foi de 513,36, menor que a média das privadas, de 533,68, e maior que a das públicas, de 482,31. Nesse último caso, a exceção são as instituições de ensino federais, que ficaram com média 559,04.


Quando se trata das escolas do país que melhor se saíram na redação do Enem, o Coleguium, de Minas, teve a melhor nota do país, 869. O Colégio São Bento (RJ) aparece em segundo, com 862,27, e o Cemp Ensino Médio em terceiro, com 846,15.
Pelo segundo ano consecutivo o Colégio Bernoulli, em Belo Horizonte, ficou com a segunda colocação nacional. Segundo o diretor de ensino da unidade, Rommel Fernandes Domingos, o resultado reflete, sobretudo, o esforço e o interesse dos alunos. Mas ele destaca também a qualidade do corpo de professores:
- Eles são atualizados e têm uma comunicação muito eficiente com os jovens. A gente percebe que eles são amados e admirados pelos estudantes.


A tabela com os resultados por escola do Enem de 2013 foi divulgada, nesta segunda, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Além do desempenho médio de cada escola, percentuais de alunos em cada um dos níveis de desempenho e a média dos 30 melhores alunos, pela primeira vez, cada instituição terá informações sobre dois novos indicadores: o nível socioeconômico (INSE) e a formação docente.

Foram informadas as médias de 14.715 escolas públicas e privadas. O Ministério da Educação não divulga os resultados de escolas em formato de ranking. Assim, jornais elaboram a lista a partir de uma tabela bruta divulgada pelo ministério, e a posição de escolas pode variar, a depender do critério utilizado. Os resultados foram divulgados previamente às escolas, no dia 1º deste mês. Dirigentes escolares tiveram prazo de dez dias para entrar com recursos no Inep.

O Enem é um exame voluntário feito por estudantes da rede pública e privada, além de jovens e adultos que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Os resultados por colégios, contudo, consideram apenas o desempenho de alunos matriculados no 3º ano do ensino médio. O Inep só divulga resultados de escolas onde ao menos metade dos concluintes fizeram as provas, sendo que o mínimo de participantes da unidade, em números absolutos, não pode ser inferior a dez. O objetivo é que, com isso, as notas sejam representativas do desempenho de cada escola.


O GLOBO  


Nenhum comentário: