domingo, 10 de abril de 2016

RaYmundo Sodré e os Girassóis de Van Gogh- O mestre está de volta





RaYmundo Sodré e os Girassóis de Van Gogh

Ao abrir a  minha página eletrônica deparei com um belo convite: SHOW DE RAYMUNDO SODRÉ, local Livraria Cultural Pérola Negra, horário 19h00min , assinam Geruza  Guedes e Raimundo Sodré.

Não pensei duas vezes ,  sedimentei no cérebro e no momento certo tomei o rumo do evento, rua coalhada  de veículos, público plural na idade, seleto, curioso, comprometido com boas idéias , no centro um dos monstros da cultura musical mundial deste país, o grande e inimitável Raimundo Sodré, poliglota,  diretor, compositor, cantor, musicista, arranjador, coreógrafo e dançarino, o Sodré é um dos mais completos artistas do Brasil, quiçá deste planeta, no palco com a sua viola e possante voz é um show.

Com o seu afinado violão, com a sua encorpada  e inconfundível voz, com a majestosa presença de palco abriu as portas para uma grande viagem.

Levantando as bandeiras do Brasil e da Bahia, homenageou a Mama África, mergulhou no universo do Van Gogh e os seus girassóis, desbravou os cata-ventos  da Holanda, relembrou o movimento Revolucionário Francês do século XVIII com o laico (Liberté, Egalité, Fraternité)  dos campos, das vilas e das metrópoles francesas  , Raimundo foi longe, fez uma viagem pelo mundo e pelo respeito ao ser humano .

De braços dados com o imortal Jorge Portugal, uma das relíquias ecléticas da Bahia e do Roberto Mendes  outra grande expressão cultural desta nação, mostrou que o maior patrimônio da humanidade é a liberdade ao cantar Dói Dói , dividindo com o publico  a sua revoada pelo velho mundo por mais de uma década,  e a Guerreira Rainha da soberania, do Roberto e do Jorge:

”Esse mundo é meu, esse mundo é meu , esse mundo é de quem chegar.
Esse mundo é de quem lutar, nesse mundo de Deus”,
Roberto Mendes e Jorge Portugal

De posse da mala , da viola e do imaginário foi até a beira do Rio Paraguaçu no município de Antonio Cardoso , interior da Bahia , lá abraçado ao grande Bule-Bule, um dos mais valiosos patrimônios cultural brasileiro e uma das mais brilhosas pérolas  da Bahia da atualidade emplacou o verdadeiro amor numa bela e empolgante Chula . 

O Antonio Ribeiro da Conceição , o Bule Bule, o violeiro , o repentista , o filho da lavadeira, da catadeira de camarão, da passadeira de roupas engrandece a cultura em todos os seus vieses, o menino canta, toca, dança, fala, escreve, atua e humildemente capina para milhares de jovens que tem sede de perpetuação da cultura popular dos nossos povos. Com o Bule entoou a Chula Não Brinque Comigo.

“Eu não quero mais, eu não quero mais, eu não quero mais arengar com você , eu não quero mais”
Bule Bule

Sem descanso toma o rumo de Juazeiro da Bahia , para as ricas águas do Rio São Francisco e lá no mesmo cenário bucólico ribeirinho, no mesmo palco campestre junto ao inimitável e importante João Sereno e  Kaká Bahia acordou e debulhou o amor com  BRINCAR DE QUERER

“Venha brincar de querer meu amor, venha brincar de querer meu querer, o amor me pegou de açoite aqui no meio da noite, minha estrela é você”
João Sereno e kaká Bahia

O Raimundo foi sublime e saudoso ao soltar a garganta e cantar ,  O FERRO DE PASSAR ROUPA, uma obra prima dos amigos Gilton  e do Vilela. 

Encantou a platéia quando em parceria com o  Carlos Vilela  e com o maior arrebatador de prêmios da Radio Educadora da Bahia, o  Gilton de La Cella , o Raimundo fez o publico chorar de alegria com o velho ferro de passar roupa que minha mamãe usava, fez uma regressão no tempo e toda a platéia se sentiu  na sala de passar roupa da sua matriarca, os presentes num passe de mágica caíram na saudosa infância e os olhos marejaram, os olhos marejaram, alguns copiosamente.

Sem esquecer a sua bela Ipirá, na beira do Rio Peixe, fruto das lutas dos índios regionais pelas terra do Homem do Camisão e do seu Santo Amaro da Purificação,  cortado por um dos maiores transportadores de riquezas brasileiras dos velhos tempos , o Rio Subaé  o mestre foi longe, foi magistral e  neste momento ressuscitou EDITH DO PRATO com o grande Jorge Pereira

“Se eu  pudesse nesse mundo, eu iria procurar , fazer um trato com a morte pra Edith não levar. O prato está vazio , sem maniçoba e sem som, mas cheio de saudade  da faca que dava o tom, cantando o recôncavo, Vovó.” Raimundo e Jorge Pereira

Encenou a pergunta   POR QUÊ , com  Puluca Pires , na busca da resposta que jamais encontrará, por quê não valorizou o meio e o meio ambiente, de quem é a culpa por estas atrocidades para com a terra, com as águas e com a vida, de quem? Raymundo e Puluca  , de quem é a culpa.

“Na bica de Caboronga, fio d’água a escorrer. Ao longo do rio Peixe água suja de se ver, Tanque Velho, Tanque Novo , de Santana e de beber, de tanta água secar já secou meu coração.  Chora chora Ipirá, lamenta meu Camisão”.  
                                  Raimundo e Puluca Pires

Com esta grande e inesquecível obra , GIRASSÓIS DE VAN GOGH , o Sodré mostrou que sabe balançar a mente e o corpo dos povos, dos intelectuais às grandes massas,  não só com A MASSA, a massa da mandioca mãe e sim com um rosário de canções, letras , sentimentos, cidadania  e melodias que jamais cairão no esquecimento , tal qual A MASSA  alforriada no país do Maracanãzinho  em 1980 , que viajou pelo mundo  e hoje se encontra gravada perpetuamente no inconsciente coletivo da nação.

O Raimundo (Pereira) Sodré, o filho do mestre  Anacleto Pereira Sodré , maquinista da  leste e da artesã de bilro e crochê Laura Rosa Brandão,  é um dos maiores imortais dos imortais do cancioneiro do Brasil. 

Mestre Sodré, aquele abraço e música pra frente, a Bahia , o povo e o Brasil precisa de sua privilegiada mente.


Iderval ReginaldoTenório


SABOREIEM ESTA PÉROLA- 
COM OS MEUS AMIGOS 
BULE BULE E O RAIMUNDO SODRÉ.

Dvd Bule Bule e Raimundo Sodré - Não Brinque Comigo

https://www.youtube.com/watch?v=f8-_MR8_HG4
12 de fev de 2012 - Vídeo enviado por Bule Bule
Bule Bule e Raimundo Sodré - Não Brinque Comigo.


RELEMBRE A MUSICA QUE ALFORRIOU A CULTURA BRASILEIRA PARA O  MUNDO.

A MASSA RAIMUNDO SODRÉ - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=jLJxpegJTQo
21 de mar de 2010 - Vídeo enviado por vangodias
É uma canção para a massa refletir, não só no passado, .... a massa cada vez mais alienada e manipulada ...


Nenhum comentário: