quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ALIMENTAÇÃO-O que é que a banana tem

ALIMENTAÇÃO SIMPLES , COMUM E BARATA.

Paladar



O que é que a banana tem

  • 19 de fevereiro de 2014|
  • 21h25|
  • Por Lucineia Nunes
Crua, empanada e frita, como purê ou tartar – são inúmeras as receitas que levam banana como ingrediente e mais um tanto de pratos guarnecidos com ela. Cada variedade se presta melhor a determinados preparos. E o ponto de maturação também conta. Banana verde vira chips, farinha ou biomassa, espessante de sabor neutro. Bem madura vai parar em recheios e amolece fácil com um tantinho de água e açúcar na panela.


A banana-da-terra tem de ser cozida, pois sua maturação não é suficiente para transformar o amido em açúcar. Grande e firme, aguenta longas cocções e faz par perfeito com peixes. Já a nanica – que ganhou o nome pelo tamanho da bananeira e não da fruta – tem a baga mais molenga e doce.

Em sua cozinha, em Tiradentes (MG), a chef Tanea Romão aproveita da casca ao coração da fruta, que é a inflorescência masculina da bananeira, uma bráctea em forma de cone arroxeado quando jovem. “As folhas da bananeira são ótimas para embrulhar os alimentos, como peixes, legumes e carnes”, diz a chef do Kitanda Brasil. “Quando está verde, corto em fatias muito finas, salpico sal e pimenta calabresa e frito em óleo quente com um galho de alecrim. Se amadurece muito, vira geleia.”

Já a casca, empanada em ovo e fubá e depois frita, é a base para o parmegiana da chef, com molho de tomates frescos e queijo meia cura. “O coração (ou umbigo) da bananeira é delicado e, quando bem tratado, tem sabor suave e textura de palmito, dá um bom recheio de pastel de angu”, diz.



Coração da banana. FOTO: Tanea Romão/ Divulgação

Musa. Banana-são-tomé, pacovan, caru roxa e figo são outros cultivares espalhados por pomares brasileiros. E há até banana com semente, rara e (quase) sempre desprezada. Exceto pela ousadia e paciência de alguns cozinheiros, como a chef Manu Buffara, de Curitiba, que tem pesquisado uma bananinha do litoral paranaense, ácida, amarga e cheia de sementes. Provavelmente, uma das espécie selvagens que deram origem às bananas comestíveis. “Ela praticamente não tem polpa e o que sobra é extremamente amargo”, diz o pesquisador da Embrapa Edson Perito Amorim, líder do Programa de Melhoramento Genético da Bananeira. “Durante o processo de evolução, os agricultores foram selecionando mutações que não apresentavam sementes nos frutos.”

Veja para que se prestam as variedades mais populares da fruta e como usá-las.


FOTOS: Daniel Teixeira/Estadão

Maça | De casca fina e polpa esbranquiçada, é melhor crua. É a indicada para acompanhar granolas, iogurte e vai bem cortada em rodelas sobre o sorvete ou o açaí. E também amassada com mel e aveia…


Prata | Por ser firme e mais sequinha, é ótima para grelhar, fritar e fazer chip. Boa para ser caramelizada, fazer compota, geleia, banana-passa e bananada de corte. Crua, tem acidez na medida para fazer tartar. Ou servir picadinha, sem tempero, com carnes ou com arroz e feijão. É usada para fazer aguardente e licor. A pacovan ou pacová é uma mutação da prata com sabor mais suave. Cultivada principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, pode ser usada como a prata.


Banana-da-terra | De polpa densa e mais alaranjada, não deve ser consumida crua, pois o excesso de tanino e amido deixa seu sabor adstringente e travoso. Tem de ser cozida de alguma forma, assada, em caldo ou frita, para que o amido vire açúcar e o sabor seja suavizado. Funciona como um legume. Fica ótima com peixes, em ensopados ou como purê. Em rodelas ou pedaços, pode ser salteada no azeite ou manteiga e entrar na farofa. Quando está verde é difícil de descascar. A banana-são-tomé pode ser usada da mesma forma.


Ouro | Pequena, de polpa bem doce e aromática, é indicada para doces e sorvetes, quase sem adição de açúcar. Também dá um bom purê para acompanhar carnes e peixes. Mais resistente e firme do que a nanica, se presta a todas as cocções. Cultivada em boa parte da costa brasileira, é geralmente vendida ‘a preço de banana’.


Nanica ou d’água | Também chamada cavendish, é macia e adocicada, ideal para tortas, bolos, doces e sorvetes. Nesse caso, basta descascar, cortar, congelar e depois processar a fruta para fazer um sorbet 100% natural. Outra dica é cozinhá-la até a casca ficar escura, abrir e salpicar com açúcar e canela. Também pode ser assada. Se a intenção for fritar, é melhor empaná-la, como milanesa, para que não desmanche na panela.

DICAS

1. O ponto de maturação é muito importante – em geral as receitas pedem banana madura e, se não estiver no ponto, compromete a receita. A banana-da-terra, por exemplo, deve estar com a casca pintadinha de preto. Já a nanica tem de estar toda amarela.

2. Para conservar as bananas por mais tempo, separe-as da penca com uma tesoura, mantendo o cabinho. Não compromete o amadurecimento e evita que soltem do cacho quando madura, atraindo mosquinhas.

3. Para evitar que a banana descascada escureça até ser usada, pingue algumas gotas de limão e guarde-a na geladeira.

4. Para amadurecer rápido, embrulhe com jornal. A concentração de etileno aumenta e acelera o processo.

Fontes: Maurício Lopes, professor de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi; Edson Perito Amorim, pesquisador da Embrapa; IBGE; Sebrae; Frutas – Sabor à Primeira Dentada, de Gil Felippe (Ed. Senac SP); Frutas Brasil Frutas, de Silvestre Silva e Helena Tassara (Ed. Empresa das Artes).


AMIGOS ESCUTEM O MAIOR GÊNIO DA PARAÍBA, JACKSON DO PANDEIRO, OS OUTROS VIERAM DEPOIS. JACKSON DO PANDEIRO, MUITO MAIS DO QUE O MICHAEL  JACKSON , COM TODA A SINCERIDADE DO MUNDO, ESTOU FALANDO A VERDADE, EU E MUITOS ACHAM.
Iderval Reginaldo Tenório

Jackson do Pandeiro - Chiclete com Banana - YouTube

www.youtube.com/watch?v=EWjLg74cS4A
09/02/2009 - Vídeo enviado por danirmendes
Aí eu vou misturar. Miami com Copacabana Chicletes eu misturo com banana. E o meu samba vai ficar ...

JACKSON DO PANDEIRO - SEBASTIANA - YouTube

www.youtube.com/watch?v=0CJTasvSjmA
05/12/2007 - Vídeo enviado por petrussal
Somente em 1953, já com trinta e cinco anos, foi que Jackson gravou o seu primeiro grande sucesso o ...

SEBASTIANA - JACKSON DO PANDEIRO - YouTube

www.youtube.com/watch?v=Pzc6TNVMHJs
13/09/2010 - Vídeo enviado por SONOMEDEMULHER
ALBUM: SUA MAJESTADE, O REI DO CÔCO (1960) COPACABA

01. Chiclete com Banana - Jackson do Pandeiro Especial - YouTube

www.youtube.com/watch?v=a3zcYmG3rmI
05/05/2011 - Vídeo enviado por forrobodologia
Aí eu vou misturar. Miami com Copacabana Chiclete eu misturo com banana. E o meu samba vai ficar ...

Um comentário:

lise gama disse...

ACHO LINDO QUEM COME BANANA, PORQUE EU NÃO CONSIGO DESDE CRIANÇA GOSTAR DE BANANA DEVIDO AO DESCONFORTO GASTRO QUE ELA ME CAUSA. ALIÁS TENHO MUITA AZIA QUANDO FAÇO USO. PERGUNTO AO DOUTOR. PORQUE?