quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Contra decisão do Ministério da Saúde, para garantir o direito do dermatologista a tratar o paciente de psoríase

Contra decisão do Ministério da Saúde, para garantir o direito do dermatologista a tratar o paciente de psoríase

Esta petição está esperando pela aprovação da Comunidade da Avaaz.
Contra decisão do Ministério da Saúde, para garantir o direito do dermatologista a tratar o paciente de psoríase

 

Por que isto é importante

Ministério da Saúde retira o direito de prescrição dos medicamentos biológicos por dermatologistas a tratar pacientes com Psoríase, tanto Artrite como com quadros cutâneos graves.

DE ACORDO COM O PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS (PCDT) DA ARTRITE PSORIÁSICA, ABERTO PARA CONSULTA PÚBLICA NO DIA 4 DE FEVEREIRO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS), APENAS REUMATOLOGISTAS SERÃO APTOS PARA PRESCREVER MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA

Com a decisão do Ministério da Saúde (MS), além de do dermatologista não ter a opção desse tratamento para os casos de psoríase moderada a grave, ele não poderá mais prescrevê-lo, mesmo para portadores de artrite, sendo necessário o encaminhamento para o reumatologista para proceder a prescrição.

Para que a dermatologia não seja tolhida do direito de prescrição médica, é necessário que toda a sociedade civil se manifeste contra essa decisão do MS, incluindo médicos, pacientes, instituições, associações de pacientes, familiares, população em geral. Quanto maior for o número de contribuições, maior será o peso da manifestação popular para pressionar o governo a reavaliar a decisão e garantir o direito do dermatologista a tratar o paciente com psoríase, tanto com artrite como com quadros cutâneos graves.

A PSORÍASE BRASIL, como representante dos pacientes com psoríase, faz um apelo aos pacientes que se manifestem, contra essa decisão do MS, enviando suas sugestões, contribuições. 

Para colaborar, basta enviar um email para: pcdt.consulta@saude.gov.br, especificando o número da Consulta Pública e o nome do protocolo no título da mensagem (PCDT de Artrite Psoriásica) até o dia 4 de março. 
O texto completo do PCDT da artrite psoriásica encontra-se disponível no seguinte no site do MS: www.saude.gov.br/sas.

Quanto maior for o número de contribuições, sugestões, maior será o peso da manifestação popular para pressionar o governo a reavaliar a decisão e garantir o direito do Dermatologista a tratar o paciente com psoríase, tanto artrite como com quadros cutâneos de psoríase graves.

Nenhum comentário: