terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O MENINO QUE ESCAPOU DA SECA. NÃO PRECISA DE MUITO, JÁ É DEMAIS.

 
                                                               
                                NÃO PRECISA DE MUITO, JÁ É DEMAIS.



Um velho amigo num belo e frio dia de chuva,  me fez um relato,  que muito me tocou e que trouxe à tona o conceito de felicidade e de bom viver.

Cotou-me o velho amigo,  que muitas vezes se depara com tantas alegrias, com tantas surpresas,  que para, matuta e procura entender o motivo de tantos momentos de tranqüilidade e de realização.

Acordou numa noite, numa noite onde o sono lhe pregou uma pausa , lhe jogou fora da cama, foi até a sua varanda, varanda esta iluminada pelos raios solares que batiam na lua e de ricochete pegavam em cheio a fachada de sua casa.

Diante de tanta beleza não se conteve, e viajou no tempo, fez uma viagem e regressou às suas raízes na tentativa de buscar a fundamentação de tantos momentos felizes, de tantos momentos de descontração e de tanta alegria.

Olhou para a prateada lua, contou diversas nuvens que de quando em vez a camuflava, mirou os dois olhos para o  infinito,  e numa penetração imaginária mergulhou no tempo e conseguiu enxergar um grande motivo que poderia fundamentar a razão de viver tão bem com todos e com o mundo, na sua mente veio o seguinte pensamento:

Como não pode ser feliz e viver num processo de realização , um homem que nasceu nas brenhas de um penhasco nordestino divisa do Ceará com Pernambuco hoje considerado o maior celeiro fóssil do país ou das Américas, A CHAPADA DO ARARIPE, um homem que veio dos bagos de um alagoano ainda vivo com 95 anos e que germinou na matriz uterina de uma guerreira também alagoana de 95 anos ainda cheia de vida.! que juntos somam quase dois séculos e 75 anos de convivência matrimonial, fora os 5 de namoro e 15 de primos do primeiro grau, um homem que se criou numa terra santa -JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ-fundada pelo Cearense do Século o Padre Cícero Romão Batista vendo e convivendo com a sua vida e com a sua história , dela fazendo parte de quando em vez e de formação educacional Salesiana. Um homem que muitas vezes teve o prazer de abraçar e tirar algumas prosas com o imortal poeta e também cearense Antonio Gonçalves, conhecido como Patativa do Assaré eleito como um dos mais importantes homens deste país , considerado por muitos como: O CEARENSE DO SÉCULO por desbravar com pouca leitura e infinita cultura, o perfil do passado , do presente e do futuro de um povo bravo e resistente. Como não pode ser aspirante a ser feliz um homem que teve o prestígio de conviver com o grande Frei Damião de Bozano, frade Franciscano oriundo da Itália que peregrinou por este árido e sofrido Nordeste pregando a verdade, pregando a simplicidade , mostrando a grandiosidade da vida, hoje em fase de beatificação, exemplo maior de humildade e compaixão. Como não pode ser feliz um homem que foi do ciclo de amizade e da convivência do rei do baião,  considerado o Pernambucano do Século , o mestre da Asa Branca e imortal Luiz Lua Gonzaga, filho do velho Januário, Lua esse que muitas felicidades trouxe ao povo do Exu resgatando a saga de uma nação. Como complemento, este mesmo homem buscou guarida e achou nas terras de irmã Dulce, do grande Ruy Barbosa, do incomparável Dorival Cayme, do condoreiro Castro Alves, dos imortais Jorge Amado e Adonias Filho, dos não menos importantes , contemporâneos e gênios Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Complementando, este Homem ingressou e concluiu o curso Medico na Escola de Medicina da Universidade Federal da Bahia, a mais antiga Escola de Medicina do Brasil, oficializada no dia 18 de Fevereiro de 1808. Homem que devido os grandes mestres e seus pais conseguiu entender o quanto é importante a ética, a cultura, o respeito e o exercício da cidadania. Homem este que ingressou nas entidades de classe e com muita humildade conseguiu que mestres como os Professores Antonio Jesuíno dos Santos Netto, Prof.Augusto Marcio Coimbra Teixeira, Prof Jose dos Santos Pereira, Prof.Maria Tereza de Medeiros Pacheco, Prof.Aníbal Silvany. Prof.Zilton Andrade, Prof.Bernardo Viana,  Prof.RodolfoTeixeira, Professor Jorge  Cerqueira, Jecé Brandão, Professor Deraldo Rios Pinheiro,  Prof.Sumaia Boaventura André o chamem de colega .

Homem este que com muita dificuldade consegue manter diversos amigos que o procuram para serem os seus pacientes. Homem este que matem vivo a chama familiar, com bons amigos e importantes contemporâneos que não citarei para não olvidar algumas centenas deles e que Deus os mantenham vivos e amigos. Homem este que por adoção é considerado filho por diversos dos seus bondosos pacientes, principalmente os mais velhos, aqueles que conhecem de perto e acreditam no amor e no calor humano. Como não enxergar neste homem motivo mais do que suficiente para não pleitear o diploma da felicidade, faculdade essa almejada por todos os seres racionais ou irracionais, diploma este que sem dúvida coroará o grande final de uma longa vida.Terminou o seu relato e ficou à espera dos comentários.



De imediato , estático pelo belo e contagiante relato fiz uma ressalva.

Falei:
__ Amigo, velho amigo, o Amigo é abençoado, o amigo é um homem que caminha para a felicidade. O amigo é um Homem do Bem. Acho que poucos neste universo tiveram e terão a felicidade de tão rica convivência, de tão cristalina vida e de tão belos ensinamentos. O tempo foi passando, a lua aos poucos mergulhava na linha do horizonte e do outro lado a barra surgia amarelada com o clarão do sol. O amigo foi sumindo , foi abrindo a boca e voltou para os braços de Morfeu, fiquei só, também pensativo, esperei a lua sumir por debaixo de umas nuvens que pareciam algodão doce lá no encontro do céu com a terra onde mora Deus e com muito sono  fui dormir. Pela manhã fui despertado pelos raios solares que adentravam no meu aposento pela greta de uma grossa porta de madeira que me serve de relógio como a dizer:.Bom dia. Voltei à vida em busca de concretizar a tão almejada felicidade, pensando na noite por intermédio da lua e no dia tendo como representante o astro sol.

Já na realidade da vida procuro saber se este homem existe, se é verdade esta dádiva e se caso verdadeiro , é muita belezura para um homem só, é demais, fico imaginando : três homens do século, Patativa, Luiz e o Padre Cícero, dou uma pausa e penso novamente sempre dando uma pequena pausa, três em fase de beatificação, irmã Dulce, Padre Cicero e Frei Damião, meia dúzia de imortais, filho de Zé Migué e dona Tonha, 95anos, serra do Araripe, Faculdade de Medicina, Frei Damião de Bozano, Prof.Silvany e Prof.Jesuíno, Bahia de Dorival,de Gil e de Caetano, Bahia de Ruy Barbosa e Jorge Amado, de Castro Alves, exercício da cidadania, ética, respeito, Olha ! é demais! este homem caminha a passos largos para a paz, este homem indubitavelmente é um ser abençoado.

Me belisque! Me belisque para vê se é verdade, vá, me belisque!!!

Salvador, 03 de Fevereiro de 2007

Iderval Reginaldo Tenório

Vaca Estrela e Boi Fubá - Fagner - YouTube

www.youtube.com/watch?v=tvzzNyQhGow
26/02/2009 - Vídeo enviado por Angelo Santedicola
Música de Patativa do Assaré, retirada do Disco de 1980 "Eternas Ondas" de Raimundo Fagner...

  • Pena Branca e Xavantinho - Vaca Estrela e Boi Fubá - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=ra4c-zdEsgM
    10/10/2010 - Vídeo enviado por Alfredo Pessoa
    Cantorias e Cantadores 2: Elomar, Pena Branca, Xavantinho, Vitor Ramil e Teca Calazans [2001]


  • Um comentário:

    almira reuter disse...

    Não poderia nunca deixar de compartilhar seu conto, sua realidade sua vida, realmente você, pode se considerar uma pessoa muito feliz, sua história de vida é linda, como você como pessoa também é. Tenho muito orgulho de ser sua amiga, Deus também foi muito bom comigo, por ter colocado pessoas especiais na minha caminhada, e você é uma delas. Um grande abraço.