domingo, 2 de fevereiro de 2014

A PRECE- O GUARANI - JOSÉ DE ALENCAR




Vejam o que diz o grande escritor cearense José de Alencar, são estes fatos que obrigam a escola brasileira recorrer à literatura clássica e mesclar com a contemporânea. O Machado, o Alencar, o Pessoa, o Camões e todos os demais clássicos estão olhando para os seus seguidores.


O Guarani


 A Prece
José de Alencar 

A tarde ia morrendo.

O sol declinava no horizonte e deitava-se sobre as grandes florestas, que iluminava com os seus últimos raios.

A luz frouxa e suave do ocaso, deslizando pela verde alcatifa, enrolava-se como ondas de ouro e de púrpura sobre a folhagem das árvores.

Os espinheiros silvestres desatavam as flores alvas e delicadas; e o ouricuri abria as suas palmas mais novas, para receber no seu cálice o orvalho da noite. Os animais retardados procuravam a pousada; enquanto a juriti, chamando a companheira, soltava os arrulhos doces e saudosos com que se despede do dia.

Um concerto de notas graves saudava o pôr-do-sol, e confundia-se com o rumor da cascata, que parecia quebrar a aspereza de sua queda, e ceder à doce influência da tarde.

Era a Ave-Maria.
Como é solene e grave no meio das nossas matas a hora misteriosa do crepúsculo, em que a natureza se ajoelha aos pés do Criador para murmurar a prece da noite!
Essas grandes sombras das árvores que se estendem pela planície; essas gradações infinitas da luz pelas quebradas da montanha; esses raios perdidos, que, esvazando-se pelo rendado da folhagem, vão brincar um momento sobre a areia; tudo respira uma poesia imensa que enche a alma.

O urutau no fundo da mata solta as suas notas graves e sonoras, que, reboando pelas longas crastas de verdura, vão ecoar ao longe como o toque lento e pausado do ângelus.
A brisa, rogando as grimpas da floresta, traz um débil sussurro, que parece o último eco dos rumores do dia, ou o derradeiro suspiro da tarde que morre.

Todas as pessoas reunidas na esplanada sentiam mais ou menos a impressão poderosa desta hora solene, e cediam involuntariamente a esse sentimento vago, que não é bem tristeza, mas respeito misturado de um certo temor.


De repente, os sons melancólicos de um clarim prolongaram-se pelo ar quebrando o concerto da tarde; era um dos aventureiros que tocava a Ave-Maria.

ESCUTEM O OUTRO GUARANI DE CARLOS GOMES 
  1. O Guarani (Carlos Gomes) - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=PTomUb3r1m0

    28/08/2008 - Vídeo enviado por jenisson lima
    Il Guarany (em português, O Guarani) é uma das óperas do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. É ...

Um comentário:

Jossara Bes disse...

Olá Dr. Iderval!
Concordo! Concordo!
Não da para guardar na gaveta tamanha beleza!
É lindo demais!
Felicidades para você!