sábado, 2 de maio de 2015

UVA PASSAS, UMA FONTE DE SAUDE

Segundo estudo, comer passas três vezes por dia pode reduzir níveis de glicose
Adicionar legenda
As uvas passas ou as secas sempre foram vistas como alimentos poderosos, pois seus benefícios eram consumidos desde os tempos pré-históricos principalmente em cerimônias religiosas e também na decoração dos templos. A secagem das uvas passas era feita enterrando-as nas areias do deserto e também era feita a secagem no sol para garantir seus benefícios. As uvas passas foram incorporadas na alimentação local da região do Mediterrâneo e também no Império Romano, o qual produzia e comercializava uma enorme quantidade de frutas secas.
Após a queda do Império Romano, as uvas passas perderam seu destaque na alimentação europeia, mas isso foi recuperado a partir do século 12, com as Cruzadas.
Hoje as uvas passas estão na lista dos alimentos que oferecem mais benefícios e também ajudam a suprir as nossas necessidades nutricionais. Veja abaixo os benefícios da uva passa.

Propriedades da uva passa

Uva passa faz bem para peleAs uvas passas são fonte de oligofrutossacarídeos que possui ação prebiótico, ou seja, contém fibras e carboidratos insolúveis que não são digeríveis pelo nosso organismo. Estes compostos de fibras e carboidratos são estudados por possuírem um efeito na prevenção de doenças crônicas degenerativas e também doenças do envelhecimento.
É uma substância encontrada no vinho e também na uva in natura. Nas frutas secas esses benefícios são ainda maiores do que as frutas frescas, pois essa substância se concentra ainda mais quando está no processo de desidratação.

Uva passa benefícios saúde dos ossos

Saúde dos ossosA uva passa possui uma alta concentração de boro que é um importante mineral para a saúde dos ossos e dos ligamentos, além de ter um papel fundamental na prevenção e na diminuição da perda óssea após a menopausa. Estudos mostram que os benefícios do boro obtidos em dietas ricas de frutas e vegetais reduzem na perda de cálcio.
O boro também ajuda no tratamento dos sintomas da artrite, pois o consumo de boro leva a menor formação de inflamação e de edemas.

Uva passa benefícios câncer de cólon

Uva passa previne câncer do cólonA uva passa pode ter uma ação preventiva no câncer de cólon que se desenvolve no intestino grosso, pois possui uma grande quantidade de fibras. As fibras tem a função de acelerar o trânsito intestinal e isso pode ajudar na eliminação dos agentes cancerígenos.
Estudos revelam que os benefícios dos ácidos graxos produzidos pela fermentação das fibras no aparelho digestivo inibem a proliferação das células cancerígenas e os prebióticos da uva passa também estão relacionados a este processo.Estas substâncias se formam no processo de desidratação da uva passa, por isso, esses benefícios não são encontrados nas uvas frescas.

Uva passa benefícios doenças cardiovascular

Uva passa preveni doenças cardiovasculares.A uva passa tem uma capacidade cardioprotetora que são os benefícios dos compostos fenólicos que combatem o envelhecimento precoce. As fibras da uva passa ajudam na diminuição da absorção de colesterol e produz ácidos graxos pela flora intestinal, já os benefícios dos compostos fenólicos previnem a aterosclerose que é uma doença crônica e inflamatória, pois possui os benefícios de antioxidante e anti-inflamatório.
Pesquisas mostram que há um aumento significativo nos antioxidantes nos compostos fenólicos durante o processo de desidratação da uva passa, aumentando assim a capacidade positiva das uvas passas nos processos oxidativos que levam a doenças crônicas.
Acrescentar a uva passa na dieta possui vários benefícios, como por exemplo, reduz os níveos de colesterol LDL e também de substâncias inflamatórias no organismo, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, prevenindo assim muitas doenças.

Saiba mais sobre os benefícios das frutas


                                  CAPITULO  II

UVAS PASSAS E OS DIABÉTICOS.

Comer uvas passas três vezes ao dia reduz níveis de glicose no organismo




Segundo estudo, comer passas três vezes por dia pode reduzir níveis de glicose
Segundo estudo, comer passas três vezes por dia pode reduzir níveis de glicose
Comer uvas passas três vezes por dia reduz os níveis de glicose no organismo após as refeições, de acordo com pesquisadores da Louisville Metabolic and Atherosclerosis Center (L-MARC), nos Estados Unidos.
A pesquisa, liderada por Harold Bays, sugere que o consumo da fruta pode ajudar a evitar a progressão do diabetes e prevenir o aparecimento de doenças cardíacas e circulatórias.
Para o trabalho, os pesquisadores recrutaram 46 homens e mulheres que não haviam sido previamente diagnosticados com diabetes melitus, mas que apresentavam discretas elevações nos níveis de glicose.
Os participantes foram aleatoriamente designados para fazer um lanche com uva passa ou lanches comerciais pré-embalados que não contêm passas ou outros frutos três vezes por dia durante 12 semanas.
Os pesquisadores descobriram que, em relação aos lanches comerciais, as passas diminuíram significativamente os níveis médios de glicose pós-refeição em 16%.
As passas reduziram ainda os valores de hemoglobina A1c, que indica os níveis de glicose no organismo, em cerca de 0,12%.
"Passas têm um índice glicêmico relativamente baixo e contêm fibras e antioxidantes, todos os fatores que contribuem para o controle do açúcar no sangue. Reduzir a glicose no sangue e manter os níveis normais de hemoglobina A1c é importante porque pode impedir danos a longo prazo para o coração e o sistema circulatório, além de prevenir o aparecimento do diabetes", afirma o pesquisador James Painter

Nenhum comentário: