sábado, 2 de maio de 2015

“O LADRÃO DE FESTA” Escritor Mirim Marcus Vinicius, 17 anos.

Foto de Marcus Vinícius. 
Dando continuidade ao Projeto Escritor Mirim aqui vai mais um belo texto do meu querido amigo Marcus Vinicius,   17 anos de idade e um século de sabedoria, jovem o Brasil se orgulha de você, nós somos os seus fãs.
Acorda Brasil , não perca este cérebro, ele é pensante.
 Iderval ReginaldoTenório.
 
 
“O LADRÃO DE FESTA”
 
O
 Ladrão de festa...ah, esse roubou, e muito bem uma festa. Mas antes de julgarem o tal, não o interpretem mal, pois ele roubou a festa, não roubou durante o seu desenrolar.  Afinal, ele que não é besta nem nada, não queria ser dado como um fora da lei...ele não era dessas coisas, pois era direito, educado e chegara a ser um pouco solitário, talvez porque gostasse ou porque se sentisse melhor assim.
É fato que todos gostam de se divertir, até aqueles mais ranzinzas têm sua forma preferida de sair da rotina. Porém o Ladrão de festa era tímido, um pouco solitário, às vezes fechado no seu mundo – o que não tem nada a ver com as características de um ladrão no sentido literal – porém era aberto à quem lhe  permitisse confissões, segredos, novidades e preferência como humano, pessoa, de fato, que ele era. E assim é o Ladrão de festa.
Sabe-se que para ganhar pessoas, fazer amigos, manter uma boa comunicação com vizinhos é tarefa pra corajosos na sociedade contemporânea em que se vive, onde todos estão com muita pressa, sem muito tempo pra conversar, sem tempo pra socializar, pois estão cada vez mais fechados no seu próprio mundo...é só uma chusma de gente andando pra lá e pra cá durante todo o dia. Não sabe como não se batem de frente uns com os outros, nem mesmo olham-se nos rostos. Visando somente o “eu” lá se vão.
Foi-se o tempo das prosas entre vizinhos na porta de casa durante a hora do dia que lhes conviessem, geralmente à noite. Foi-se o tempo das confraternizações familiares sinceras, que cá entre nós, hoje são minoria. É só chegar, comer, beber e tchau! E foi numa dessas confraternizações que o Ladrão não recebeu o seu convite. Bem, ele nada pôde fazer, afinal foi sempre calado e muito tímido, porém sutil, sem muita intimidade com outros. E foi aí que se deu o grande roubo, que é mais simples e divertido do que parece.
Era noite. Na residência vizinha transcorria uma enorme festa, dessas com Dj e tudo...como uma boate ao fim de semana. O som da batida ecoava ao longo da rua, que a essa hora já não havia transeuntes. Jogos de luzes, Dj “arrebentando” nas mixagens, estilos variados das inúmeras vertentes musicais e pessoas se divertindo. Percebia-se pelos gritos de “Bis!”, “Uhull!”, “Vamos lá!”. Mas havia uma pessoa fora deste grande evento, o Ladrão de festa. E foi nesse momento que ele que já estava no sofá, à frente da televisão, sem sono e comendo que ele decidiu roubá-la, ou pelo menos uma partezinha dela.
Aos poucos foi se mexendo, sacudindo o esqueleto...curtindo o som alheio que ele decidiu que entraria na dança, mesmo sem ser chamado. De modo sutil e despercebido ele o fez. Decidiu que ia dormir. Desligou a Tv e...dormir? Não, de formal alguma! Longe da vista daqueles que há muito já tinham ido dormir, sem fazer barulho pôs-se a dançar. Dançar muito, pois o ritmo era contagiante e ele não podia se segurar, pois ele estava na festa, mas não estava. Sua festa era particular, só ele e ele mesmo apesar do espaço pequeno em que se encontrava. Sozinho divertiu-se muito, talvez mais até do que alguns que estavam, de fato, presentes naquele meio.
Ele estava feliz, por fazer parte da grande celebração que, por sinal, foi digna de comentários, e dos bons. Nesse momento ele percebeu que um convite era só mais um pedaço de papel perguntando implicitamente se você deseja ir ou não a um determinado evento, que se for de médio ou grande porte, nem darão por sua falta, a não ser que seja de bons amigos próximos e sinceros. Ele percebeu, também, que não é preciso muito para se fazer feliz  e que tudo só depende da própria pessoa.
Sem saber, nesse momento ele discordou, nesse sentido, de um dos maiores ícones da MPB, o grande Tom Jobim(1927-1994) que já dizia, num de seus maiores, ou talvez maior sucesso, a canção Wave, cuja ele finaliza as duas estrofes iniciais dizendo que “é impossível ser feliz sozinho”. E o querido Ladrão tornou isso possível, divertindo-se, talvez, até mais do que quem estava lá.
Esse foi, e é...ou talvez ainda seja e não sabe-se se continuará sendo o Ladrão de Festa.
 
Marcus Vinícius, 02 de Maio de 2015.

Dona Ivone Lara - Sorriso Negro - YouTube

www.youtube.com/watch?v=xVtowndTTiE
6 de jan de 2011 - Vídeo enviado por BrazilGoodMuzik
Sorriso Negro de 1981. ... 50+ videos Play all. Play now. Mix - Dona Ivone Lara - Sorriso Negroby ...
 

Nenhum comentário: