sábado, 9 de maio de 2015

DOM HELDER CÂMARA, PADRE CEARENSE SERÁ BEATIFICADO


                        

 

 

Edição do dia 08/04/2015
08/04/2015 21h28 - Atualizado em 08/04/2015 21h28

Autorizado processo de beatificação e canonização de Dom Hélder Câmara

Arquidiocese de Olinda e Recife recebeu autorização do Vaticano


Adicionar legenda
A Arquidiocese de Olinda e Recife recebeu autorização do Vaticano e deu início oficial ao processo de beatificação e canonização de Dom Helder Câmara.
A arquidiocese acaba de receber a carta da Santa Sé. “Será nomeado um tribunal que acompanhará a escuta de todas as testemunhas, pessoas que conheceram, que conviveram com Dom Hélder, que podem falar de sua vida, de sua trajetória, de suas virtudes”, explica Jociel Gomes, postulador.
Cearense, foi ordenado padre com 22 anos. Passou quase três décadas no Rio de Janeiro. Foi bispo auxiliar e secretário-geral da CNBB. Desembarcou em Pernambuco em 1964, para ser arcebispo de Olinda e Recife. Defendeu presos políticos da época do regime militar, os pobres. Ficou conhecido como Dom da Paz. Morreu em Pernambuco em 1999.
A abertura do processo será com uma missa celebrada na Catedral da Sé, em Olinda, onde está o corpo de Dom Hélder Câmara. A data: 3 de maio. A Arquidiocese chama os fiéis para participar da cerimônia e do processo de canonização.
“Se alguém tem documento, alguma fotografia mais interessante sobre Dom Hélder, pode trazer. Tudo é muito bem-vindo pra que possamos juntar esse material e encaminhar para Roma daqui a um ano, aproximadamente”, diz Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife.

Nenhum comentário: