domingo, 31 de maio de 2015

FATOS QUE O JOVEM DEVE SABER PARA UMA BOA CONDUÇÃODA VIDA- DIVULGUEM

Adicionar legenda

Viajando pela Viagem da Vida




       Querido jovem deste imenso universo, viajando pela viagem da vida,  darei alguns enfoques que podem contribuir par um futuro melhor, não me apegarei da idade gestacional até a puberdade por não existir nenhuma dúvida da importância dos pais, daquela fase até a plena produção dos hormônios sexuais os  Estrógenos e a Testosterona  a ligação é umbilical, fase de intensa dependência e proteção pais-filhos.   

       Abordarei pontos após este período, quando o ser humano entra na verdadeira fase de explosão , a fase hormonal,  e só vai se equilibrar após os 25 anos com a sua definição, quando deixa o filho de ser apenas filho e passa a ser o maior amigo dos seus pais e vice-versa.


       Jovem coloque na cabeça que o seu maior patrimônio é a vida , esta dádiva de Deus e da embriologia foi oferecida pelos seus pais. Ao lhes dar a vida os seus pais já fizeram a principal propriedade da sua existência , o nécta da sobrevivência, sem ela nada aflorará.  Acontece que os seus pais são bondosos, responsáveis e éticos, no decorrer de toda a sua existência eles lhes entregam as suas próprias vidas , eles fazem de tudo para o seu sucesso, primeiro lhes dão um nome e o sobrenome, Isto é, uma família, depois lhes dão os alimentos, um lar, a proteção corporal , a desejada educação, um ciclo de amigos e acima de tudo os ensinamentos humanos, estas propriedades os transformam nos seus maiores amigos e responsáveis por tudo que acontece com a sua vida, com este ponta pé, com este motor de arranque e com esta enxurrada de propriedades , o ser humano ganha as ferramentas para conduzir o seu maior patrimônio que é a vida com dignidade , ele ganha cancha e a consciência que nada é mais importante do que os seus genitores e a sua vida, até o dia que você passa a ser também um genitor. Veja o que explano.


1-A vida é o seu maior patrimônio, cuide dela com muito carinho e responsabilidade
2-Os seus pais são os seus maiores amigos, todos os indivíduos que por acaso tentem afastá-lo dos mesmos sem uma fundamentação lógica e imperdoável, não são seus amigos, cuidado com estes indivíduos.
3-Escutar primeiro os seus pais nas decisões da vida, mesmo naquelas que eles não são especialistas faz parte da cartilha do bom viver e da sua segurança para o resto da vida.
4-O seu núcleo  familiar, aquele que convive no mesmo aposento é a sua maior célula, os  seus pais e  os seus irmãos compõem  o núcleo central, os avós o citoplasma e os demais dependem  de muitas variáveis, podendo ser inclusive uma mitocôndria.
5-A escola como a sua casa na idade escolar tem a mesma conotação da família, os seus professores  são os seus maiores amigos e atuam como verdadeiros pais, merecem muito respeito e consideração.
6-A Igreja está dentro de sua casa, a sua casa é a casa de Deus, o seu quarto é um dos aposentos da casa de Deus, a meditação é uma das propriedades de conversar com o Criador, Deus lhe escuta onde você estiver e com quem estiver, ele não deixou outro preposto entre você e Ele , aliás Ele gosta de conversar cara a cara, ele não mandou nenhum homem escrever normas para lhe colocar diante Dele, viva a sua vida, converse com os seus pais e com o Criador despreocupadamente, você está no caminho certo.
7- O  primeiro casamento do jovem é com a Família e  depois com a Escola  da alfabetização à  formação profissional, em seguida surge outro casamento,  que é  o enlace com o seu trabalho, firmado este tripé  volta a família a ser o foco principal, muitas vezes o jovem emerge de uma classe social da base da pirâmide, ascende cultural e economicamente,  fruto do suor dos pais e em seguida os abandonam, então esta volta ao seio familiar como enlace é muito importante, a sua ascensão deve contribuir para melhora da qualidade de vida de toda a sua família , afinal de contas é a família o seu mais importante porto seguro  . Sedimentado este alicerce, o jovem procura outro tipo de relacionamento, o amoroso, o sentimental, o relacionamento íntimo e pessoal, procura outro ser para convivência e para formar um novo núcleo, farei em separado este evento.



                       Esta fase da vida é muito complicada, uma vez que, a maior probabilidade de dar certo depende de algumas propriedades além das  pertinentes  a cada ser que se candidata para o evento, a formação de uma nova família, veja abaixo.


1-Depende do casamento do pretendente com a família da pretendida e vice-versa.
2-Do casamento das duas famílias, as famílias têm que se entenderem.
3-O jovem tem que entender que o namoro foi criado para o conhecimento mútuo e familiar.
                      No namoro se conhece o equilíbrio dos pretendentes, da família e dos seus     relacionamentos,  durante este período se depara com propriedades camufladas, com idéias que não coadunam com a dos pretendentes, só reveladas com o relacionamento amistoso e descontraído, sem assinatura de documentos, sem testemunhas e sem burocracias.
4-O jovem tem que ouvir os pais, quando um deles chama o filho ou filha e diz que aquele namoro não vai ser um sucesso,  valorize, os pais possuem  o sexto sentido e geralmente estão certos, não é a regra , existem exceções.


Farei aqui dois exemplos.


Para o homem


Você chega na casa da namorada  e encontra este cenário.


Cama desforrada, pia cheia de pratos, piso sujo, fezes de cachorro no quintal, roupas em tudo quanto é lugar, peças íntimas penduradas no banheiro,  calcinhas expostas no varal da cozinha, na torneira do banheiro , produtos de beleza em tudo quanto é espaço do banheiro e a namorada toda arrumada, toda toda, meu amigo saia de baixo, a mulher não foi criada para ser doméstica, porém, não nasceu para viver num universo tão mesquinho e sem cuidado, é o perfil para o futuro. Outro fator importante é a utilização dos pronomes pessoais e possessivos,  EU, TU, MEU E  TEU, quando deveriam ser -   EU, TU,  NÓS,  MEU, TEU E NOSSO, principalmente o Nós e o Nosso, isso é família.




Para a Mulher.


DOIS EPISÓDIOS


PRIMEIRO ATO
O seu namorado chega na sua casa e o seu pai inteligentemente  o convida para um drink e o sujeito aceita na hora sem titubear, depois o pai lhe oferece outra bebida diferente e ele aceita com uma observação, diz que para ele a mistura de bebidas não lhe oferece perigo, é costumeiro esta conduta e complementa, enquanto mais ele bebe  mais equilibrado fica e dirige melhor, coloca o seu carro na frente do portão da garagem ou atravessado na garagem dentro da casa da namorada. Quando o sujeito sai o pai da moça fala:


__Minha filha este rapaz é bonitinho, engraçadinho, estudioso , porém minha filha , saia de baixo.


SEGUNDO ATO
O seu namorado chega na sua casa, coloca o seu carro livrando o portão da garagem ou o coloca no cantinho dentro da casa sem atrapalhar o ir e vir das pessoas ou a manobra dos outros carros,  após o oferecimento do drink ele responde.


___Peço desculpas ao senhor, eu quase não bebo, só em ocasiões especiais e  quando estou dirigindo  bebidas não existem, o senhor sabe mais do que eu que,  andar com a filha dos outros ou com qualquer ser humano no seu carro a  responsabilidade é primordial e redobrada, tem mais, meus pais se preocupam quando chego tarde e eu não quero aborrecê-los, sabe o senhor que o aborrecimento constante  gera doenças, aliás as preocupações causam muitas doenças. 


Ao deixar a sua casa, o pai olha para a sua filha e diz:


___Minha filha, o cabra é bom, pode até ser que não seja o que demonstrou, porém é um bom rapaz.


             Passado o tempo e não havendo mudanças nas condutas e nos comportamentos o namoro pode seguir de vento em popa e só as exceções não dão certo, o primeiro é a banda torta dos relacionamentos e o segundo provavelmente a banda boa, encerro informando que conheço muitos do primeiro grupo que estão muito bem casados e alguns do segundo grupo que vivem infelizes. O assunto é complexo e ninguém é dono da verdade, é apenas uma opinião para uma reflexão, existem exceções.


                                     Iderval Reginaldo Tenório


                                        28 de março de 2005

Gonzaguinha - O que é, O que é? - YouTube

www.youtube.com/watch?v=ykv9mqOC8pE
20 de dez de 2011 - Vídeo enviado por PereBastianSuronor
Gonzaguinha Eu fico. Com a pureza. Da resposta das crianças. É a vida, é ... Gonzaguinha eterno poeta ...

Nenhum comentário: