sábado, 2 de maio de 2015

O ENSINO DO PORTUGUÊS E DA MATEMÁTICA, O SEGREDO PARA A CIDADANIA.


Foto de Raquel Santana.

O ENSINO DO PORTUGUÊS E DA MATEMÁTICA,  O SEGREDO PARA A CIDADANIA.

 Até os  sete ou oito anos de idade, na primeira e segunda fase da infância , o ser humano sedimenta mais  de 70 a 80% das propriedades pétreas indispensáveis e decisivas  para a formação de sua  personalidade, estas propriedades  ficam armazenadas no cérebro e servirão de base  como as principais ferramentas nas diversas decisões da vida, estão nelas  a importância das primeiras fases da  infância , nestes períodos se  inclui a vida intrauterina. Nestes anos  o  aprendizado é involuntário, a criança utiliza os cinco sentidos  como o seu maior sustentáculo e embasamento.  O olhar, o ouvir, o pegar, o cheirar e o degustar reforçados pelo sexto sentido, uma vez que os inocentes são  possuidores de mediunidade,  vidência e clarividência , são os seus norteadores.
Ultrapassado a barreira dos sete ou oito anos,  vem a terceira infância que se encerra aos 12, serve como preparativo para a adolescência,  provavelmente a  principal fase da vida do ser humano, por ela viajam os  resquícios da infância, a puberdade e os dilemas do adulto, vai até os 21 anos, são os mais conflitantes anos, é o período do aprendizado básico artificial arquitetado pelo homem, das diretrizes  da lógica, da sedimentação dos princípios legais e  necessários para a sua sobrevivência no futuro, é a fase do conflito, da contestação, é a fase hormonal , que equivale a uma erupção vulcânica, o estrógeno e a testosterona passam a serem os donos da vida.
Vaticino que,  esta fase da vida deveria ser mais explorada pelos familiares, educadores, escolas, gestores e pela sociedade de uma maneira geral, para isso apresento alguns enunciados importantes para o ser humano em formação.
1-Todas as Crianças têm o direito de brincar, é brincando que o ser se inteira de múltiplas propriedades pertinentes ao bom viver, a criança é um ser brincante.
2-Todos os adolescentes  além da Escola, têm o direito de aprender um ofício sem se configurar trabalho forçado, infantil ou juventude roubada, que seja realmente aprendizado e sedimentação da vida social, um passo para o futuro.
3-Todos os adolescentes precisam saber das dificuldades da família, da comunidade, dos governos e do país para sedimentarem o real exercício da cidadania.
4-Todos os adolescentes têm que ter a real idéia da cidadania, do respeito mútuo e da igualdade social entre as classes.
5-Todos os jovens têm  que ter direito  ao mesmo ensino fundamental de qualidade e com isonomia em todo o território nacional, para poder competir pela vida na fase adulta sem dificuldades , de igual para igual, independente da região, raça, preferência sexual, credo religioso, nível social, posição política e econômica.
6-Todos os jovens  devem saber que os políticos(Presidente, Governadores, Senadores, Deputados, Prefeitos, Vereadores, Ministros) e  todos os funcionários públicos,  do Supremo ao mais simples servidor são subsidiados e sustentados pelo povo, não são semideuses, não devem ser adorados e sim respeitados como qualquer outro cidadão.
7-Todos os jovens devem saber que, quem menos ganha é quem  mais proporcionalmente paga impostos, uma vez que, não teve escola, saúde, não teve chances e nada lhe sobra para constituir um patrimônio para o futuro.
O fulcro desta matéria é para propor aos responsáveis pela nação, que  a Escola Brasileira priorize o homem até os 20 anos, que este receba todos os ensinamentos necessários para um futuro melhor , para isso precisaria fazer uma mudança na metodologia, na grade e na    estrutura escolar, ao assunto.
1-Mostrar a todos os adultos numa campanha nacional via  família ,   Escolas, Comunidades, Congresso Nacional, Supremos, Agremiações,  Radio, Televisão, Jornais, Revistas, computadores, Celulares, Seminários, Igrejas que o homem tem que raciocinar, deve aprender de tudo um pouco, que deve viver do suor do seu próprio rosto, isso trará um grande resultado até os sete primeiros anos de vida, seria o desenvolvimento da ética e da cidadania, seria o alicerce para um bom desempenho da vida para todos e em todos os níveis sociais.
2-A Escola Brasileira deveria priorizar o ensino da Aritmética Básica, da Matemática, do Português, da Sociologia e das Artes  no ensino Fundamental, sendo 80% das horas aulas dedicadas à Matemática e ao Português.
3-Dos 15 aos 18 anos e para os que se atrasaram, além do programa do item primeiro , seriam acrescentadas Física e Química, ficando 60% das horas aulas dedicadas  ao binômio da cidadania, Matemática e Português.
As matérias como História, Geografia, Teologia, aprofundamento nas  Artes, Línguas Estrangeiras, Biologia e todas as outras disciplinas seriam pulverizadas em seminários e espontaneamente desenvolvidas por cada ser humano, uma vez que, quem sabe bem o Português , a Matemática e a Sociologia desenvolvem as propriedades do raciocínio , da sede do saber e da curiosidade, isso levaria o cérebro a se interessar e se aprofundar em todos os assuntos pertinentes à vida, que são  cotidianamente semeados nos livros didáticos, na literatura universal, na música, no cinema, nos documentários,  no teatro , nas danças, na culinária, no folclore, nos veículos de comunicação, em todos os animais, tanto  os racionais como os irracionais e em tudo que faz parte da vida.
Com estas condutas,  o mundo brasileiro seria melhor, o povo teria uma vida participativa e mais próspera, o país entraria no bloco do primeiro mundo, seria culturalmente respeitado em todo o planeta e nas olimpíadas da vida teria milhões de medalhas de ouro.
O Brasil teria em cada casa, em cada lar um ou mais  campeões e diversos medalhistas nas olimpíadas mais importantes da vida,  medalha de ouro em matemática, medalha de Diamante em Português,  de Rubi na seriedade, de Esmeralda na ética e na Honestidade e medalhas mistas no Exercício da Cidadania.
O Brasileiro mandaria às favas  o futebol, as brigas sangrentas  e ponta pés televisadas, os tiros ao alvo, mandaria às favas o basquete, o vôlei e outras enrolações financistas, pecuniárias , todas  eivadas com a mexa de  esportes . Banidos a subserviência e a idolatria ,  todas estas atividades  seriam realmente exercidas em massa por cabeças pensantes e  esclarecida ,  todas seriam resgatadas  e voltariam a ser chamadas de esporte pelos reais esportistas,  principalmente nas Escolas do Arroio ao Chuí.
O Brasil precisa urgentemente desativar este circo, o qual  no tablado os múltiplos artistas e na plateia milhares de palhaços.
O Brasil precisa olhar com melhores olhos para o Brasil, está no jovem a solução.
Iderval Reginaldo Tenório

Grandes Sucessos - Fagner e Zé Ramalho - YouTube

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2 de mai de 2014 - Vídeo enviado por Leo Moreno
Cabecinha no Ombro - Fagner e Participação Especial de Roberta Miranda 02. Avohai - Zé Ramalho 03
  

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