sexta-feira, 25 de julho de 2014

OS TRÊS IRMÃOS



OS TRÊS IRMÃOS

OS TRES IRMÃOS- O HOMEM,O BURRO E O HOMEM.


Estava em Juazeiro do Norte Ceará na serra do horto quando passou um cidadão com o seu burro na limpeza do monumento do Padre Cícero,não poderia ficar em albis o encontro de três irmãos- eu,o burro e o dono da carroça.    ]

  Falei  para o condutor :
___Vamos tirar uma fotografia dos três irmãos
(eu, o senhor e o burro )    

  De imediato êle me falou.
__  Não seu doutor, não seu doutor , eu sou de outra raça, de outra família ,pode tirar com todo prazer o  retrato com o seu irmão e coloque num quadro , a comida para o almoço o senhor já está levando na carroça.

E caiu numa bela  gargalhada.

 São ótimos estes encontros em minha terra natal.
Cada encontro uma surpresa. 
 
Iderval Reginaldo Tenório

                       Lembranças da infância e da juventude em Juazeiro do Norte.
A carroça ainda é um dos meios de transporte e de ganha pão do cidadão nordestino.neste caso o encontro foi no monumento do padre Cícero.


O burro, o homem , a natureza e outros. 
Não sei se homens ou burros.

Resumo- os muares (os burros ou mulas) são animais híbridos, gerados após o cruzamento  dos asininos(os jumentos ou jegues) com os equinos(cavalos ou é éguas).

São animais que não se reproduzem, são estéreis.

Burro macho não cruza com burro femea(a mula)
    O BLOG É CULTURAL

).
Como ler uma caixa taxonómicaMula
Mule.jpg
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Perissodactyla
Família:Equidae
Género:Equus
Espécie:E. cabalus x E. asinus

Mula pastando
Mula, em seu significado moderno comum, é o indivíduo híbridoresultante do cruzamento de umjumentoEquus africanus asinus, com uma éguaEquus caballus.
Por agrupar características positivas das duas raças, é um animal adaptado ao transporte de cargas, tendo sido muito utilizado até o começo do século XX, principalmente em locais de topografia acidentada.
Devido ao fato de cavalos possuírem 64 cromossomas, enquanto o jumento possui 62, resultando em 63 cromossomas, as mulas são, quase sempre, estéreis. São raros os casos em que uma mula deu à luz; com efeito, desde 1527, data em que os casos começaram a ser arquivados, apenas 60 casos foram registrados.




Apologia ao jumentoApologia ao jumentopor kayoz41

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro dr. Iderval.
Aqui vai uma observação de Samuel Langhorne Clemens - O Mark Twain.
Teria fechado uma palestra para cientistas e intelectuais, em Londres, com os seguintes dizeres: " falando a respeito da diferença entre o homem e a mula, alguns estudiosos afirmam que não há. Mas isto ofende a mula."
illydio esmeraldo

iderval.blogspot.com disse...

Illidio Esmeraldo meu irmão de longas datas está aí a minha comparação, seria com orgulho e humildade que aceitaria do tão importante muar a alcunha de irmão, principalmente desta mula que é cearense e devota do Padre Cícero, valeu e obrigado por acompanhar esta minha trajetória de escrita. Um abraços a todos e mande noticias.