terça-feira, 8 de julho de 2014

O METRO DO CARIRI - JUAZEIRO- CRATO-JUAZEIRO

                                           
                                          METRO DE SUPERFÍCIE DO CARIRI












GRANDE SOLUÇÃO PARA RESOLVER PARTE DOS  ENGARRAFAMENTOS NAS GRANDES CIDADES, CITO SALVADOR ONDE MORO:

 O METRÔ DO CARIRI É DE SUPERFÍCIE, INTERLIGA JUAZEIRO DO NORTE COM A CIDADE DO CRATO, NO SUL DO CEARÁ, PASSA A  5 KM DO AEROPORTO REGIONAL DO CARIRI, HOJE COM 320 MIL PASSAGEIROS ANO E VAI ATÉ O SOPÉ DA SERRA DO ARARIPE . A REGIÃO TEM MAIS DE 600 MIL HABITANTES, O METRÔ UTILIZA OS  TRILHOS DA FERREA  DO CEARÁ, TEM 21 QUILOMETROS, A VIAGEM É DE 20 A 25 MINUTOS, CUSTA 2,0 REAIS E CUSTOU AO ESTADO 22 MILHÕES ,  FOI CONSTRUIDO E MENOS DE 01 ANO, OS SEUS VAGÕES FORAM CONSTRUÍDOS COM TECNOLOGIA CEARENSE NO ALVISSAREIRO MUNICÍPIO DE BARBALHA-CEARÁ.
JÁ É UMA REALIDADE.
OS VAGÕES SÃO AMORTECIDOS E CLIMATIZADOS.
Iderval Reginaldo Tenório



ACABAR COM OS GARGALOS.
PARECE SIMPLES ,MAS NÃO É.TEM SOLUÇÃO UTILIZANDO APENAS  A LOGÍSTICA  E SEM MUITAS DESPESAS.

                            O TRÂNSITO
            IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
Como Médico e estudioso do corpo humano que é a minha obrigação para o bom exercício  da profissão , tenho me deparado com os engarrafamentos do trânsito e passo a imaginar:

SERÁ QUE OS HOMENS QUE ORGANIZAM ESTA TAREFA NÃO ATENTARAM AINDA  QUE NÃO DEVEM INVETAR, DEVEM APENAS COPIAR O QUE EXISTE DE MAIS SUBLIME QUE É O CORPO HUMANO PARA ELABORAREM UM TRÂNSITO MAIS TRANQUILO?

SERÁ TAMBÉM QUE OS MOTORISTAS ,OS GUIADORES DEVERIAM ENTENDER QUE EXISTEM DIRETRIZES, EXISTEM LEIS E ESTAS DIRETRIZES E LEIS DEVERIAM SER SEGUIDAS PELOS PORTADORES DA CARTA MAGNA DE MOTORISTA?

AO ASSUNTO:

O corpo humano é o mais complexo sistema que existe no Universo e este possui os seus sistemas viários: o elétrico, o telefônico e os hidráulicos ,   nos apegaremos apenas neste último, o hidráulico.

O Sistema Hidráulico é constituído das Artérias,das Veias e do sistema linfático.


As Artérias são os vasos que conduzem o sangue oxigenado para o consumo celular e as veias os recolhe  devolvendo ao coração e aos pulmões para ser recarregado e redistribuído para consumo, isto acontece até o dia da morte do ser vivo.

As artérias são as vias que percorrem todo o corpo, à proporção que vão se distanciado do coração vão ficando menos calibrosas, vão ficando mais finas,recebem o nome de capilares, não diferente destas grosseiras e fajutas imitações chamadas Avenidas, ruas , travessas e depois caminhos.Acontece que as artérias  obedecem a  um sistema lógico que é a  DICOTOMIA,quando uma artéria no seu trajeto origina duas artérias menores, estas mantêm , apresentam  e suportam a mesma capacidade da original,isto é : não existem engargalamentos  neste sistema.

Fato relevante também é que nas curvas, nas dobras, nos entroncamentos existem acabamentos buliando e polindo estas quinas para que as hemácias que são os veículos não encontrem dificuldades nas suas manobras, fato também de suma importância é que nestas artérias as hemácias  que são os veículos não podem parar ou estacionar ao seu bel prazer , se não,  serão atropeladas e causarão um grande prejuízo ao sistema como um todo.

Os veículos que transitam por estas artérias são de diversas variedades: Hemácias, leucócitos, plaquetas, proteínas, vitaminas, sais minerais, gorduras, açucares e um cem números de outras estruturas , mais uma vez  imitados pelos seres humanos, com os seus carros, caminhões, tratores, motocicletas, bicicletas, patins, transeuntes de diversas naturezas , agora todos estes elementos sangüineos têm consciências de suas funções  e obedecem uma lei maior- alei do corpo humano, que os conduzem com maestria e muita harmonia , numa conduta diretiva chamada laminar.

Não vou me prolongar, uma vez que o recado já foi dado, apenas apelo para que as autoridades do setor convoquem quem realmente entende de trânsito:

UMA EQUIPE DE MÉDICOS, OS ENGENHEIROS DE TRÂNSITO, BONS MOTORISTAS DE TAXI, DE ÔNIBUS , DE GRANDES CARRETAS E ALGUNS CIDADÃOS QUE TRANSITAM A PÉ NESTAS ARTÉRIAS.

1-Que as quinas das ruas sejam buliadas, não deixem nenhuma quina pontiaguda , com bicos dificultando as curvas dos veículos.
2-Que acabem com todos os gargalos construídos nas bifurcações E ENTRADAS  das grandes avenidas e ruas calibrosas.
3-Que as grandes avenidas sejam portadoras de saídas de veículos com mais frequências, exemplo nosso : A PARALELA  tem que ter mais saídas, uma para cada bairro no mínimo ou empreendimentos.
4-Que abram os retornos inteligentemente, devido os motoristas inocentes , despreparados ou irresponsáveis.

Para se abrir um retorno numa grande avenida se faz necessários que  se faça uma entrada com alargamento progressivo bem antes do retorno e logo que se faça a curva a saída obedeça o principio inverso, vai se estreitando paulatinamente até a saída total, o detalhe é que o veículo que transita na mesma direção deste retorno não tenha a menor condição de atropelar o veiculo que realizou o retorno, esta manobra é feita construindo o retorno sempre   nos limites do canteiro. Meus amigos, está claro que é isso o que faz o corpo o humano, basta imitá-lo  sem emendas.

Não vou falar mais, pois muitas são as idéias , basta vontade política. A urbanização tem que ser plena, todos os cidadãos tem que tratar os outros com urbanismo. Sejam  mais pela sua cidade.
Do amigo que pensa na comunidade e por dias melhores

O TRÂNSITO TEM SOLUÇÃO-BASTA EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA,A LOGÍSTICA É A SOLUÇÃO SEM MUITOS GASTOS.
OUTRO FATOR IMPORTANTE  É CORRIGIR E ELIMINAR TODOS OS ESPORÕES  QUE EXISTEM PARA ATRAPALHAR  O FLUXO DOS VEÍCULOS, SÃO OS CRUZAMENTOS MAL FEITOS, AS CURVAS COM ALGUNS BICOS, SÃO REGIÕES PONTUAIS QUE PRECISAM DE  CONSERTOS.


CLARO QUE NÃO SE RESOLVE TUDO, AGORA QUE AJUDARIA MUITO , AJUDARIA, AGUARDO COMENTÁRIOS .

Iderval Reginaldo Tenório

 VISITEM ,ACESSEM E DIVULGUEM UM BLOG  CULTURAL


Miniatura

Diana Pequeno - Blowin'in the wind .wmv

Diana Pequeno - Blowin'in the wind DIANA PEQUENO 1978 De B. Dylan/Versão: D. Pequeno
de MARCOSPA10  2 meses atrás  41 views

http://www.iderval.blogspot.com


ASSISTAM OS VIDEOS DO METRÔ

Metrô do Cariri ganha mais uma estação - YouTube

www.youtube.com/watch?v=cPypmkMi1Y0
14/09/2010 - Vídeo enviado por Jangadeiro Online
http://www.jangadeiroonline.com.br - No Cariri, a população ganhou mais um ponto de acesso ao metro ...
  • Conheca o metro do Cariri CE - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=P6tCrf4OVuU
    11/03/2011 - Vídeo enviado por MktBomSinal
    Conheca o metro do Cariri CE. Canal de ... Passeio no metrô mais moderno do Mundo (SP) by Ômar ...
  • CETV 1ª Edição – Juazeiro do Norte - Metrô do Cariri volta a ...

    globotv.globo.com/.../metro-do-cariri.../2550468/
    Metrô do Cariri volta a funcionar em Juazeiro do Norte. Exibido 02/05/2013. mais informações. Tweetar ...


  •                                                   

    Nenhum comentário: