sábado, 5 de julho de 2014

EXISTE VIDA NOUTROS PLANETAS


Participando de um debate na antiga escola de medicina com um seleto grupo de profissionais e acadêmicos , fui abordado sobre este tema , falei o meu pensamento e ao chegar em casa preparei este texto e achei importante postar para vocês.

                                                         Iderval Reginaldo Tenório

EXISTE VIDA NOUTRO PLANETA?

EXISTE VIDA NOUTROS PLANETAS

Cientistas descobriram um possível planeta habitável fora do Sistema Solar. Ele orbita uma estrela semelhante ao Sol, situada a 44 mil anos-luz de distância.Com aproximadamente 70% da massa solar, a estrela chamada HD 40307 só se difere do nosso astro pelo tamanho e por ser um pouco mais fria.

 





É comum alguém perguntar se existe vida noutros planetas, se a vida é apenas privilégio da terra . Quando perguntam se existe vida , na verdade é para saber se existem humanos ou humanóides noutros planetas.



Existe Vida noutros Recantos do Universo?



Ao ouvir o clássico I DREAMED A DREAM (eu sonhei um sonho) nas maviosas vozes de duas grandes cantoras- Susan Boyle e Elaine Paige numa varanda a céu aberto e olhando para o manto celeste salpicado de estrelas , algo me fez refletir sobre esta empolgante e simples pergunta, o homem com todo o seu cabedal de conhecimentos é muito pequeno para responder , diria que o homem é um nada diante de tanta grandeza, diante deste vasto e infinito universo.




Como já estudado, o sol surgiu há mais de 5 bilhões de anos e terá ainda de vida mais 5 bilhões , como é sabido , o sol faz parte de uma galáxia e corresponde a  um duzentos bilhões de avos da via Láctea, é quase um nada, mesmo assim esta galáxia (a Via Láctea)em forma de espiral , compreende a cem mil anos luz de extensão e trinta mil anos luz de altura, possui quatro grandes pás ou braços e duas outras menores que giram ao redor de um núcleo como se fossem cata-ventos, num destes braços menores, Orion, se encontra o sol, a sua distância para o centro Galáctico é de 27mil anos luz , tal qual a Terra que leva 365 dias para dar uma volta ao redor do Sol, este astro rei leva  280milhões de anos para efetuar uma volta completa ao redor de sua Galáxia, o sol não é um ASTRO ESTACIONADO, ele  gira continuamente.

Com a sua insignificância o sol domina um minúsculo sistema chamado Sistema Solar, constituído do próprio sol e mais 09 ou 10 planetas com as suas luas que gravitam todos ao seu redor, ao computar a massa do sistema solar , o astro rei sozinho, constitui 99,8% de toda a massa, ficando 0,2% para a formação do resto do sistema, os 09 ou 10 planetas e seus satélites  .

Compilando o sistema solar e girando ao seu redor, os planetas cada um , numa determinada distância como as divisórias de músicas em um disco, vão girando sem sair daquele anel invisível , evoluindo nesta órbita circular surgem mudanças na sua constituição, modificando a situação climática, propiciando o aparecimento de novos fenômenos misteriosos que a ciência procura explicar.

Faço a mesma pergunta, existe vida noutros recantos do universo? A vida é privilegio apenas da Terra? Como responder?

O sol é o centro do sistema solar, é do sol que emana toda a energia que alimenta a Terra, é o sol que alimenta todos os outros componentes do seu sistema e a vida depende das condições gerais de cada planeta: a sua temperatura, a existência da água em estado líquido , gases diversos e o precioso oxigênio.

A distância do planeta em relação ao sol é quem dita esta condição, se estiver muito perto é incandescente e se estiver muito longe é incalculavelmente frio . Neste minúsculo e estudado sistema, foi a terra o planeta que caiu e gira na circunferência prometida e privilegiada, formada pelo terceiro anel solar , onde as condições da vida são favoráveis, nem longe e nem perto, caiu numa distancia ideal, mesmo assim persiste a pergunta que continua sem respostas.

Para melhor reflexão, deu para notar que a pergunta efetuada não sai do âmbito do sistema solar, não sai deste diminuto feudo, pois, só em pensar que o sol é apenas uma das 200 bilhões de estrelas coirmãs que fazem parte da Via Láctea e, que segundo os Cientistas, a Via Láctea nada mais é do que também uma das 200 bilhões de Galáxias coirmãs que constituem o Universo, isto é nada mais ou nada menos do que 400 sextilhões de estrelas iguais ao sol , cada uma  constituindo o seu próprio sistema, com os seus planetas e os seus satélites, será que ainda perdura a pergunta? Pense na insignificância do sistema solar e da pobre e diminuta Terra diante desta infinita incógnita, fica a resposta no ar.

Ao olhar para o céu a olho nu, o homem enxerga milhares de estrelas de um universo de bilhões, o homem enxerga apenas uma diminuta parte das duzentas bilhões de estrelas de uma das galáxias, a via Láctea que é infinita. Outras Galáxias existem, muitas, centenas de vezes maiores do que a Via Láctea, onde lá se encontram não bilhões de estrelas e sim trilhões . 
A Galáxia de Andrômeda com um diametro de 240 mil  anos luz de extensão no eixo maior e mais de 220mil  mil de anos luz de altura é constituída 1 trilhão  de estrelas similares ao Sol, é infinito, é incalculável, é um Universo irraciocinável, a Terra é um grão de açúcar, o homem é uma insignificância e a vida o seu maior patrimônio.

Concluo que não é muito bom e nem é salutar para a mente humana, ficar pensando nestas perguntas de fáceis respostas, pois imaginando a grandeza do verdadeiro Universo, seria muita pretensão que um simples mortal ousasse responder tão misteriosa dúvida. Faça uma reflexão sobre o Universo, o número de galáxias, o número de estrelas , a quantidade de sistemas semelhantes ao Solar e os sextilhões de planetas que ocupam nos seus sistemas as circunferências que são favoráveis à vida, logo chegará a uma conclusão, não existe resposta .

O que se sabe é que , diante de tanta grandeza, a vida é um mistério e o homem quase um nada. Olhe para o céu, mire cada estrela visível, se transporte para a sua superfície , de lá olhe para o sistema solar e encontre a sua resposta, faça esta reflexão e passe a viver a vida com mais afinco junto daqueles que constituem o seu Universo, lembre-se que a única certeza é que o Homem (você) faz parte deste complexo infinito no qual, a morte é uma certeza e a vida em todos os seus ângulos , um verdadeiro mistério, só Deus pode explicar, só Deus..

Salvador, 23 de Dezembro de 2009.

Iderval Reginaldo Tenório

Simulação mostra como parecerá o céu noturno na Terra logo no início da fusão da Via Láctea com a galáxia de Andrômeda, daqui a 4 bilhões de anos
Foto: Nasa





Nenhum comentário: