quarta-feira, 2 de julho de 2014

O CHORO DOS JOGADORES CANARINHOS




O choro dos jogadores

                             Amigos a mídia tem focado e noticiado a explosão emocional dos atletas brasileiros, pinça principalmente os que possuem uma maior parcela de responsabilidade. Nos últimos dias foi levado aos holofotes o Neymar por ser a maior estrela da seleção canarinha, o Tiago Silva por ser o portador da faixa de capitão, que segundo a mídia especializada deveria ser duro, carrancudo, meio capataz ou até mesmo um xerife, por derradeiro o goleiro Júlio Cesar eternamente criticado pela impressa esportiva e que já entra em campo prometendo a si mesmo, que tudo fará para repetir o célebre desabafo Zagaliano, “ELES TÊM QUE ME ENGOLIR”, o arqueiro ou o guarda-rede  adentra no estádio com o espírito de superação.

                          Senhores leitores, muitos são os pontos a se discutir.

1-Os jogadores de hoje são muito diferentes dos atletas do passado de 5, 10 ou 40 anos atrás, os competidores  de hoje na sua grande maioria são filhos únicos ou oriundos de famílias com poucos componentes, são atletas fabricados laboratorialmente para este fim, trazem uma carga psicológica e um marcador que induz a vontade de vencer no primeiro  momento que pisam e freqüentam a sonhada escola de futebol, estes atletas têm o fracasso como um grande trauma, uma falha que  se assemelha a um deslize cometido por um grande médico,  por um respeitado engenheiro ou um responsável professor, como agravante representam o sonho, o sangue e a paixão de um povo, povo este mais presente e consciente devido à escolaridade, a juventude e o emprego da tecnologia da comunicação.

2-Os atletas de hoje são outdoors ambulantes, são painéis onde as empresas depositam todas as  suas forças na promoção dos seus produtos, esta identidade com grandes marcas traz embutido um grande jogo econômico divulgado para todo  o mundo.

3-Os jogadores de hoje são acolhidos como modelos de beleza, de corpos perfeitos e esculturais  e de quase semideuses.

4-Os jovens atletas da atualidade têm as suas imagens onipresentes em todos os recantos do universo humano,  instantaneamente , os atletas foram universalizados.

5-O futebol de hoje mais do que no passado sofre influencia da tecnologia, da medicina, da voz do povo, da mídia, da política e da economia.

6-No caso dos atletas brasileiros, eles trazem o fantasma da derrota no Maracanã em 1950  para 200 mil torcedores presentes e hoje para mais de 2,5 bilhões de telespectadores  espalhados pelo mundo .

                             Por último   é natural que a idade tenha peso neste comportamento pueril, infantil e lactário  dos brasileiros que representam 200 milhões de brasileiros, sendo todos técnicos  de futebol.

                             A pressão é grande, as exigências são homéricas e o mundo de hoje cabe na palma de uma mão, chorar ou não chorar não traz correlação direta com os jogadores pretéritos, se são mais ou se  são menos machos, os tempos mudaram e a sensibilidade também, o que não mudou foi a vontade do país conquistar mais uma copa e nem a propriedade de grupos políticos a  utilizarem como ganho a seu favor caso advenha o sucesso.

                            Como brasileiro nato alvissareiramente desejo:  seria bom  que o país fosse vencedor no futebol, campeão no respeito, na cidadania, na ética,  na educação, na saúde, na habitação, na alimentação e na segurança.

                           Chorar ou não chorar faz parte do ser humano, aqueles que foram criados com mais dureza, com mais sertanejidade , que tiveram uma vida mais áspera, mais selvagem , agreste e com menos  urbanismo são mais resistentes, são  à prova de fogo e choram menos, na verdade estão mais para soldados do que para modelos. Os jogadores de hoje não choram  por amor à Pátria, choram por amor a tudo, principalmente por amor aos grandes contratos.

                       Senhores apesar dos atletas de hoje existirem como verdadeiras e cobiçadas máquinas, ainda guardam um paralelo com os seres humanos,  comem, dormem, cansam , sofrem, possuem famílias, amigos, um ser superior , sentimentos e têm o direito de chorar.

Que vençam os melhores.

Iderval Reginaldo Tenório

Copa do Mundo de 1970 - Pra frente Brasil - YouTube


www.youtube.com/watch?v=e5owYLD5HMM
08/12/2012 - Vídeo enviado por Andrea Carneiroloureiro
Noventa milhões em ação Pra frente Brasil Do meu coração Todos juntos vamos Pra frente Brasil Salve a ...
  • A Taça do Mundo é Nossa - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=hJAriHOh1Jg
    26/06/2009 - Vídeo enviado por Guilherme Berton
    A taça do mundo é nossa Com brasileiro não há quem possa Êh eta esquadrão de ouro É bom no samba, é ...

     



  •  


  • Nenhum comentário: