Condutas para reflexão: O Outro
Condutas para reflexão:
O Outro
Quando completei dez anos de medicina, olhei para os lados e encontrei um ambulatório coalhado de pacientes. Macas da emergência e as 08 salas de cirurgias ocupadas. Não consegui ficar parado e nem com a boca escancarada, esperando a morte adentrar naquele recinto. Ativei os residentes e convoquei outros cirurgiões que não estavam no plantão .
Naquele dia sedimentei e tive a certeza que a compaixão, a benevolência, a beneficência, a autonomia e a ética são os pilares da medicina.
Recuperado e resolvido aquela nefasta situação no maior hospital de urgência da Bahia, logo pela manhã redigir este regimento e que repasso para os amigos.
O mundo ainda tem solução.
Não significa que não se deve pensar em si, deve sim, agora a essência da vida é lutar pelo bem do outro, é viver sempre pensando em melhorar, em resolver e jamais complicar as dificuldades que já existem .
Deve o humano pensar no outro como parte de sua vida, é como um corpo no qual todos os órgãos, todas as estruturas laboram para um equilíbrio pleno, todos juntos para o bem da vida. Imagine quando o estomago, um rim, um dedo ou outro órgão adoece, se não for tratado em tempo, todos os outros órgãos serão comprometidos, podendo inclusive levar à morte.
Lembre-se que, ao pensar no bem do próximo, está pensando em si e na humanidade, uma vez que, para o próximo, cada ser humano é o outro.
Iderval Reginaldo Tenório
Condutas para reflexão
O Outro
1-Zele pelo que é do outro, não perturbe e nem atrapalhe a vida do outro.
2-Procure oferecer o melhor ao outro e não peça nada em troca.
3-Não pense primeiro em você, pense no outro, tudo que se aprende é para o bem do outro.
4-Ajude, faça tudo, procure gostar do outro, cuide, zele, seja Cortez e abnegado pelo outro.
5-Não queira nada fácil, não dificulte, queira, vibre e trabalhe para o sucesso do outro.
6-Sirva e faça tudo para não ser servido pelo outro, faça o que for possível para engrandecimento do outro, saiba que ninguém consegue viver sozinho sem a participação do outro.
7-Faça o melhor, dê conforto e seja solidário para com o outro, nunca pense em levar vantagem e nada espere de recompensa do outro.
8-Pratique o bem, seja amigo de sua mãe, do seu pai, do seu irmão, do seu amigo, do outro e do amigo do outro, aceite o outro como o outro é.
9-Procure fazer a coisa certa e o que for bom para o outro, lembre que para o outro você é o outro.
10-Quem ajuda o outro, um dia será ajudado pelo outro, pelo filho, neto ou pelo amigo do outro mesmo sem saber e sem querer, será.
11-Nunca esqueça que, na vida às vezes acontece algo de bom e não se sabe de onde veio, tenha certeza que são os frutos da lei do outro.
12-Pratique esta cartilha e o mundo será mais humano, o outro terá mais sucesso e a vida será melhor.
13-Faça tudo para aprender a fazer o bem ao outro, procure conquistar o seu espaço, respeitando o espaço do outro. Numa relação social humana, um está sempre aprendendo com o outro.
14-Um sábio pode se mostrar como um tolo, porém um tolo faz muito esforço para se parecer como um sábio, porem não se sustenta, sempre será um tolo.
Nunca esqueça que você para o outro é o outro, faça ao outro o que espera que faça por você.
Salvador, 07 de Janeiro de 2026
Do amigo
Iderval Reginaldo Tenório
Nenhum comentário:
Postar um comentário