quarta-feira, 6 de maio de 2020

Miséria/ Riqueza/Pobreza


Desigualdade aumenta, com | Uma visão popular do Brasil e do mundo
Adicionar legenda

Miséria


                                                    Uma favela em Jacarta, Indonésia.

Miséria é uma pobreza tão extrema que suas vítimas não dispõem de dinheiro sequer para adquirir uma quantidade mínima de alimentos e outras coisas essenciais à mera sobrevivência. Os miseráveis em geral não têm moradia fixa e por isso estão fora do alcance dos programas de assistëncia que presumem a existência de endereço.


                                      Riqueza


O dinheiro é amplamente visto como um sinal de riqueza e abundância em muitas sociedades modernas.
Riqueza é a situação referente à abundância na posse de bens materiais[1], tais como dinheiro e propriedades móveis, imóveis e semoventes; sendo portanto, o contrário de pobreza. Também se aplica à condição de alguém ter em abundância um determinado bem de valor. A riqueza também pode ser medida pelo acesso aos serviços básicos, como saúde, etc. Rica é a pessoa que acumulou substancial riqueza em relação à sociedade na qual vive. Sem dúvida, a riqueza implica acordo social que faça valer o direito de propriedade, através de numerosos meios legais de proteção. 


O conceito de riqueza é interrelacionado ao de prosperidade, e de fato, algumas fontes chegam a apontá-los como sinônimos[1], mas outras discordam, apontando diferenças entre ambos. Há quem diga que riqueza é quantidade de bens e dinheiro, enquanto a Prosperidade é um grau de satisfação causada por eles.[carece de fontes] Há ainda quem diferencie ambos os conceitos partindo da afirmativa de que a riqueza é o fato de ter bens, enquanto a prosperidade é a capacidade de gerar riquezas.


Riqueza Imaterial é aquela que não pode ser medida. É conhecimento, sabedoria, arte. O maior bem de um homem é a sua consciência, que está ligada a seu espírito. O corpo terreno e os bens materiais são matéria e o que dá valor à matéria é a mente de cada um. Se você acredita que tal coisa tem valor ela passa a ter. Diferente das posses materiais, a consciência do homem pode ser ilimitada e adquirir riquezas infinitas inerentes ao seu espírito. O conceito de riqueza é relativo: o que é ser rico, possuir ou compreender? 


O conceito de riqueza é relativo e não varia apenas entre pessoas de diferentes países, mas entre pessoas de um mesmo país.

 Por exemplo, um patrimônio de US$ 1.000.000,00 em muitas partes do Meio-Oeste americano colocaria qualquer pessoa entre as mais ricas da região, mas não seria uma quantia tão impressionante na região do Upper East em Nova Iorque

Sem contar que tal quantia seria fabulosa nos países em desenvolvimento. 



                                                                    Pobreza
A pobreza pode ser entendida em vários sentidos, principalmente:

  • Carência real; tipicamente envolvendo as necessidades da vida cotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais.
  •  
  • Falta de recursos econômicos; nomeadamente a carência de rendimento ou riqueza (não necessariamente apenas em termos monetários). As medições do nível econômico são baseadas em níveis de suficiência de recursos ou em "rendimento relativo". A União Europeia, nomeadamente, identifica a pobreza em termos de "distância econômica" relativamente a 60% do rendimento mediano da sociedade.
  •  
  • Carência social; como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Isto inclui a educação e a informação. As relações sociais são elementos chave para compreender a pobreza pelas organizações internacionais, as quais consideram o problema da pobreza para lá da economia.


Nenhum comentário: