domingo, 3 de maio de 2020

DEPOIMENTO , O COVID19 ARRASOU A MINHA FAMÍLIA

Coronavírus - RS tem mais de 400 doentes internados entre ... 
Família destruída. (com imagens) | Destruiu
DEPOIMENTO DE UMA CIDADÃ.
 “ O COVID19 ARRASOU A MINHA FAMÍLIA”

Éramos quatro, pai, mãe, eu e o meu irmão caçula, ele estava com 34 anos de idade.

Pai havia caído e quebrado o cólon do fêmur, estava internado na ortopedia de um hospital geral em processo de fisioterapia e alta hospitalar. A minha mãe , como o meu pai, é idosa,     cardiopata, hipertensa, diabética e com dificuldades na   locomoção. 

Eu trabalho num grande banco como serviços gerais, sou funcionária de uma terceirizada, o meu irmão é vigilante de um hospital público de   emergência , é funcionário de uma empresa terceirizada, nas horas vagas é entregador de comida pronta, nesta ele  apenas presta serviços , não tem carteira assinada , não recolhe para o FGTS e ganha por cada entrega, ele possui uma motocicleta.  
                                  
Veio esta história da China, uma doença nova, ninguém acreditava e nem falava em casa sobre esta doença,  mesmo porque a família estava desgarrada, pai no hospital, mãe  em casa, meu irmão sempre  na rua   a trabalhar, o mesmo tem dois filhos  para criar,  é separado da esposa,  do que ganha, oficialmente, já vem descontado a parte da Ex-esposa e dos meninos, mal dorme em casa,   uma ou duas vezes por semana , ele dá muitos serões  no serviço, eu frequento o culto da minha igreja três vezes por semana, devido a carestia do transporte   vou direto do trabalho para o templo  .    
                
Apesar de pai está com 72 anos, ninguém dormia com ele no hospital mesmo tendo este direito, minha mãe nunca foi visitá-lo, eu o visitava à tarde e o meu irmão  duas vezes por semana  saia do trabalho e lhe fazia visitas noturnas , ficava até as onze horas da noite, pois os coletivos ficavam difíceis depois da meia noite, aqui no bairro o perigo corre solto durante o dia e à noite as portas são fechadas antes das dez.

 Certo dia o meu irmão apresentou tosse, febre, dor na garganta, de cabeça e espirros com odor fétido, mesmo trabalhando na emergência de um grande hospital  os médicos não puderam lhe atender,  foi orientado procurar  uma UPA , foi em mais de três, por  último fizeram uns exames , uma semana depois saíram os resultados,  COVID19 positivo, a esta altura toda a família estava com medo , uma vez que ele  passou uma semana fazendo exames , mesmo fraco e doente  continuou entregando comida nos endereços que solicitavam, visitou pai duas vezes, mas não dormia no hospital  , todos lá de casa apresentaram febre e tosse, com muito sacrifício foram colhidos sangue para os exames , inclusive os da doença do meu irmão , todos deram  COVID19 positivo, só não os seus filhos e a sua Ex-esposa , pois só se veem no inicio de cada  mês,  neste dia  o meu irmão além de  ver  os filhos  leva a parte das crianças que ganha na entrega das comidas, esta parte é em dinheiro, depende do esforço dele, diz ele que este trabalho  é  cansativo , perigoso  , sem valor e sem um pingo  de respeito , já  foi  assaltado  três  ou quatro  vezes, o pior : apesar de trabalhar  com restaurantes não  tem  direito  a alimentação.   
       
Neste mês, nem os filhos e nem a  Ex-esposa viram o meu irmão, ele piorou, foi levado para uma UTI e lá faleceu aos 34anos de idade, não teve enterro familiar, o hospital realizou tudo, a urna foi lacrada e saiu direto para o cemitério público, depois disso nem os vizinhos vão visitar a minha mãe. 

Pai continua no hospital, mãe isolada  e eu depois de vinte dias tenho que comparecer ao trabalho das 08 as 12hs, o meu novo exame COVID19 deu negativo, o meu  coordenador  informou que  a fase perigosa de  contágio já passou,  mesmo assim os colegas só falam comigo de longe,   ,   disse também  que pode ter cortes na empresa, geralmente  a corda rompe no lado mais pobre, no lado dos necessitados, no lado dos mais fracos,   se eu for demitida não  sei como  sobreviver,  sou assalariada, tenho poucos estudos, venho da lavoura, sou de Quixeramobim, lá  do Ceará. 

A família foi totalmente  desmontada, pai no hospital, mãe doente em casa, os filhos sem a pensão ,  eu muito triste, com medo,  arrasada e  sem esperança .

O COVID19 acabou com a nossa família, hoje estamos desgarrados  no tempo e no espaço, nem o endereço dos irmãos de pai no Ceará nós temos, faz mais de trinta anos que nós moramos aqui na Capital.

Sem família nada somos, para as outras pessoas  o meu irmão é mais um número a fazer parte da estatística , mais um caso de óbito pelo COVID19, porém para os parentes  foi uma parte da vida de cada um que se foi para nunca mais voltar, foi um trauma , foram várias vidas prejudicadas pela morte do meu irmão, a família ficou sem uma das suas pilastras, foi uma vida que se foi, os seus filhos e os meus pais pensam que ele viajou e ainda vai voltar, o mais novo está com três  anos e o mais velho com cinco, mais tarde eles entenderão o que aconteceu,  se a minha souber poderá  até cair para trás  e morrer do coração,   todos acham que foi uma injustiça, pois com a sua morte todos estamos  abandonados , sem rumo, sem norte e sem prumo , só chamando por Deus, quem mais sofre sou eu. Pai , mãe e os seus filhos só saberão depois e a sua ex-esposa lamenta a falta do dinheiro, como alimentar os seus filhos, o  COVID19  acabou com a nossa família.

Salvador, 02 de Maio de 2020        

Iderval Reginaldo Tenório

2 comentários:

Jossara Bes disse...

Oi, Dr. Iderval!
História que tenho certeza, se repete mundo afora!
Só mudam os personagens!
Realidade, em tempos de pandemia!
Abraços!

Unknown disse...

Que situação triste!Logo tudo vai dá certo, tudo se encaminhar! Em orações por essa e tantas outras famílias que passam por essa situação.