quarta-feira, 31 de maio de 2017

MORRE DIRETOR DA PROMEDICA - DR ERALDO COSTA

MORRE BALUARTE DA MEDICINA NA BAHIA Faleceu, nesta segunda, o médico Eraldo Moura Costa.

Faleceu, nesta segunda, o médico Eraldo Moura Costa

 

Faleceu, nesta segunda, o médico Eraldo Moura Costa.

27 de agosto de 1944-  29 DE MAI0 DE 2017

 Natural de Itajuípe, município baiano localizado na região cacaueira,  um homem de bem, do bem e para o bem.

Amigos morre um grande nome da medicina brasileira , homem probo, cumpridor do seu dever, honesto, incansável trabalhador,   exemplar e  acima de tudo humano. 

Era o meu amigo , O Professor  Eraldo Moura Costa,  um cidadão preocupado com o destino da medicina, com a precarização dos contratos médicos e com a baixa remuneração dos descendentes de Hipócrates e dos seguidores do deus Esculápio

Tive o prazer de gozar de sua amizade desde o ano de 1984, quando a terminar a Residencia Médica em Cirurgia Geral fui selecionado por uma banca no Hospital Jorge Valente,  constituída do Dr Eraldo Moura Costa  e do Dr Jorge Valente.

 Sentados e apreensíveis , numa sala na  sede administrativa e ambulatorial da Promédica no corredor da Vitória,  foram selecionados três neófitos médicos, Iderval Reginaldo Tenório, Danilo Noya e Ronaldo Mascarenhas, todos seleciomados para trabalhar no PA  GARIBALDI sob a tutela do ético, capaz, agregador, apaziguador e mestre Professor Renê Mariano.

 Naquela casa  muitos médicos baianos  cresceram e hoje ocupam postos importantes na medicina da Bahia, nominá-los seria um desrespeito com alguns pelo lapso de memória , porém não poderia deixar em albis os nomes do Professor  ALICIO PELTIER DE QUEIROZ, Professor RENÊ MARIANO,  Professora NÚBIA MENDONÇA, Professor Humberto Gesteira , Professor Humberto Silveira,  Professor WIDMER, Dr Antonio Trindade e outros notáveis da atualidade ,  como Dra Licia Cavalacante e Dra Eliane Noya, todos sem faltar uma só vírgula,   do rol da amizade e confiança do mestre Eraldo Moura Costa , que só fez o bem pela medicina da Bahia na condução de um dos mais importantes grupo Médico do Norte e Nordeste  . 

O Dr Eraldo Moura socorria a todos, o mestre não aceitava que um dos segurados do grupo ficasse sem assistencia e sem os seus procedimentos, era um contumaz  incentavador dos médicos jovens, um animador dos médicos mais experientes e um visionário da medicina, além da veia folosófica, assistencial e da beneficência.

O mestre foi junto ao Professor Augusto Marcio Coimbra Teixeira,  Professor Natalino Manta Dantas, Professor Jorge Raimundo de Cerqueira e Silva , Professor Gilberto Rebouças,  Professor Zilton Andrade, Professor Guimlherme Lira, Professor Alemério Machado, Professora Maria Thereza de Medeiros Pacheco , Professor Ediriomar Peixoto e o  Professor Renê Mariano e outros notáveis de grande importancia um dos compassos de minha formação

Iderval Reginaldo Tenório

29 Mai 2017

 

Faleceu, nesta segunda, o médico Eraldo Moura Costa
Adicionar legenda
Morreu, nesta segunda-feira (29), o querido médico Eraldo Moura Costa, que havia descoberto um câncer há cerca de dois meses. Eraldo estava internado na UTI de um hospital em Salvador.

O velório será amanhã (29), a partir das 08h, no Jardim da Saudade. Às 10h, haverá missa com Padre Ângelo e às 11h acontecerá a cremação. Alô Alô Bahia deseja muita força à família.
 
ERALDO MOURA COSTA
Médicos ilustres da Bahia-
BLOG DA BAHIA
Diplomado em 1969, pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com curso de especialização em Medicina do Trabalho na mesma escola e de Administração Hospitalar, na Faculdade de Ciênicias de São Paulo.
Foi  Diretor da Promédica, instituição que ele  engrandece com seu propfícuo e eficiente trabalho, há mais de quatro décadas.
Médico altamente conceituado, tem prestado relevante serviço à sociedade baiana e à classe médica soteropolitana, como membro da Associação Brasileira de Medicina, da Associação Bahiana de Medicina, da Sociedade Bahiana de Medicina do Trabalho, da Secção Regional da Sociedade Brasileira de Urologia e da Associação Brasileira de Entidades de Planejamento Familiar.
Seu papel no campo do voluntariado e da assistência médico-social, é da mais alta relevância, sobretudo no que se refere às Obras Sociais de Irmã Dulce, Cheche Tia Mira, Irmandade Nosso Senhor do Bonfim, Liga Bahiana Contra a Mortalidade Infantil e Fundação Mestre Bimba.
Por estes e outros motivos, Eraldo Moura Costa é, com justiça, um dos Médicos Ilustres da Bahia.

Câmara entrega Título a Eraldo Dias Moura Costa 2012

Diretor médico da Promédica é agraciado com diploma de cidadania soteropolitana 
 

Maíra do Amaral Crédito: Maíra do Amaral
O rol de instituições das quais o médico Eraldo Dias Moura Costa participa como sócio ou colaborador, além daquelas em que é fundador, é extenso. Algumas delas foram citadas pelo vereador Paulo Câmara (PSDB), em sessão solene na noite de segunda-feira (27), no plenário da Câmara Municipal, para ilustrar a recheada biografia profissional do médico, que recebeu da Casa Legislativa o Título de Cidadão da Cidade do Salvador. 

Por 20 anos, Eraldo Moura Costa atuou no Hospital Couto Maia, e desde 1969 integra o Grupo Promédica, no qual é diretor médico. Além do trabalho institucional, o vereador Paulo Câmara destacou a ação voluntária do homenageado, o que “justifica todas as homenagens públicas que lhe foram outorgadas, a exemplo da Medalha Thomé de Souza, em setembro de 1996”.

A contribuição social de Dr. Eraldo, como é chamado, faz-se presente em inúmeras entidades, como o Núcleo de Assistência à Pessoa com Câncer (Naspec), do qual é fundador e diretor; o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer e as Obras Sociais de Irmã Dulce, de onde é sócio. O novo cidadão soteropolitano foi amigo pessoal de Irmã Dulce, “a quem sempre atendeu os pedidos, em prol das suas obras assistenciais”, revelou Paulo Câmara. 

O vereador, autor da iniciativa de entrega do título, apontou o viés solidário da atuação médica de Eraldo ao “integrar instituições que acolhem os desvalidos”. Suas realizações no campo do voluntariado e da assistência médica social também foram ressaltadas pelo presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho (PMDB), que dirigiu a solenidade. 

Ainda, a participação de Eraldo em sociedades que visam à preservação da cultura mereceu destaque. O médico é sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e vice-presidente da Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira (Amagro).

Nenhum comentário: