terça-feira, 11 de abril de 2017

EX SECRETARIO DA SAUDE DO RIO, SERGIO CORTES, É PRESO.


Côrtes diz que responsabilidade por processos era de subsecretarias - 24/03/2011
Adicionar legenda
Côrtes diz que responsabilidade por processos era de subsecretarias -



Lava-Jato prende ex-secretário Sérgio Côrtes e empresários


A Coisa está pegando fogo, do Sergio Cabral ao seu ex-secretario de saúde, SERGIO CORTES, que era o grande nome cotado a ministro da SAÚDE  da Dilma. 
Falcatruas nas licitações das próteses no RIO DE JANEIRO,   o sistema político em decomposição, em putrefação.
 Brasileiros,  muito sentido  com a situação, digo bom dia.

Iderval Reginaldo Tenório 

RIO - A força-tarefa do Ministério Público Federal e agentes da Polícia Federal cumprem nesta manhã de terça-feira mandados de prisão e de busca e apreensão contra o ex-secretário de Saúde do Rio Sérgio Côrtes e os empresários Miguel Iskin, presidente da Oscar Iskin, uma das maiores distribuidoras de material médico, e de seu sócio, Gustavo Estellita Cavalcanti Pessoa. Côrtes foi preso em seu apartamento na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os empresários também foram detidos. Eles serão encaminhados para a Superintendência da PF.
A operação denominada "Fatura Exposta" marca a chegada da Operação Calicute, versão da Lava-Jato no Rio, à área da Saúde e revela como funcionava um dos mais profundos e duradouros golpes na rede pública. No total, são 3 prisões preventivas , 5 conduções coercitivas e pedidos para ouvir representantes de grandes fabricantes de equipamentos hospitalares.
Côrtes diz que responsabilidade por processos era de subsecretarias - 24/03/2011
Adicionar legenda
Côrtes diz que responsabilidade por processos era de subsecretarias - 24/03/2011 Foto: Marcos Tristão / O Globo
 
O MPF e a PF acusam os três envolvidos de comandar um cartel de distribuidoras e fornecedoras de serviços que teria fraudado as licitações da secretaria de Saúde durante a gestão de Côrtes (2007-2013) no governo Sérgio Cabral e no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Equipes da força-tarefa também cumprem nesta manhã uma série de mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva.

Na delação homologada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, o advogado Cesar Romero Vianna, ex-secretário executivo de Côrtes na Saúde, denunciou o pagamento de propina nas compras de equipamentos importados. O golpe pode ter custado pelo menos R$ 300 milhões anuais aos cofres do governo estadual.

Parte do dinheiro desviado, segundo o delator, era entregue a Carlos Miranda, apontado como o coletor de propinas do ex-governador Sérgio Cabral. Outra parte seria rateada entre Côrtes e Cesar Romero, que agora irá devolver o dinheiro.

Romero, na condição de subsecretário executivo, foi braço-direito de Sérgio Côrtes até ambos romperem em 2010. Antes, eles atuaram juntos no Into. O delator é primo de Verônica Vianna, mulher do ex-secretário.

Enqunato os policiais permaneciam no apartamento do ex-secretário, vizinhos olhavam pelas janelas os carros da polícia, que chamavam a atenção também de quem passava pela Avenida Borges de Medeiros.
Uma vizinha desceu para a portaria e diz fazer questão de filmar a prisão de Sérgio Côrtes.
- Eu pedi aos porteiros para me avisarem, a hora que fosse, quando este dia chegasse. Já era para ter acontecido há muito tempo. Não perco por nada este momento - disse a vizinha de Côrtes, que pediu para não se identificar.
Alvos de prisão preventivas são:
Sérgio Luiz Côrtes da Silveira
Miguel Iskin
Gustavo Estellita Cavalcanti Pessoa
Condução Coercitiva:
Jair Vinnícius Ramos da Veiga
Sérgio Eduardo Vianna Júnior
Marco Antônio Guimarães Duarte de Almeida
Gaetano Signorini
Marcus Vinícius Guimarães Duarte de Almeida

Serão ouvidos:
O representantes legais das pessoas jurídicas Per Prima Comércio e Representações, Rizzi Comércio e Representações Ltda, Drager Industria e Comercio Ltda, Stryker do Brasil Ltda, Maquet do Brasil Equipamentos Médicos Ltda, bem como dos requeridos Jonas Ferreira Rigo, Michelle Costa Fonseca e Rodrigo Abdon Guimarães.

Nenhum comentário: