segunda-feira, 11 de julho de 2016

O LIVRO


O LIVRO E O HOMEM


Escuto  dos letrados e da população em geral , que livro é um produto caro, sendo  inclusive  o  álibi para o grande desinteresse pelo hábito da leitura , nunca aceitei esta pífia conclusão.

Pergunto a todos  que possuem esta insustentável explicação, qual é a média de preços do produto livro? Antes que me respondam, emendo logo outras perguntas  e já com óbvias respostas:

 Quanto custa uma pizza para duas pessoas?


 Quanto se paga por uma corrida de táxi de sua casa para o trabalho, para a escola ou para o aeroporto de sua cidade?

Qual o preço de um almoço  num médio restaurante a quilo que são freqüentado por todos os trabalhadores  das médias e grandes cidades?

Qual o valor de um mero ingresso de um show de um artista de médio porte?  porque, se for abordado os  das grandes estrelas, não precisa nem perguntar.  

Qual o valor de um corte de cabelo em qualquer  salão de beleza? sem falar nos outros itens destes estabelecimentos. Não toco no assunto ,  consumo nos Shopping,  pois  seria uma humilhação à inteligência.

Deixo sempre o interlocutor pasmo  com tantas perguntas e as óbvias respostas, explano que  o valor do mais barato dos produtos elencados,  equivale ao valor de um livro e com  os valores dos mais caros, seriam adquiridos mais de um .

Faço ainda a seguinte observação, quando os livros  são impressos em papéis  menos nobres  e encadernados com brochuras  mais simples  ficam quase  de graça, custam menos do que uma pobre refeição num  comida rápida, que os desnacionalizados e contaminados pelos domimantes  do além mar chamam de fast-food.

Fico indignado com alguns letrados e até com muitos autores, que  massificados pelo desânimo , pela total falta de apoio , pelo descaso dos gestores  culturais  que embutem na cabeça da população que o  livro é muito caro que também são  contaminados por este pensamento.

Continuando o meu discurso, utilizo o seguinte argumento para o convencimento do baixo valor de um compêndio literário escrito. Informo que se um livro for comprado para fazer fogo, enrolar sabão ou pregos numa feira livre, é um produto caro,  pois existe papel mais em conta, agora , o livro, o objeto possuidor de uma identidade, de um responsável, o livro que tem um pai, um criador, é um elemento que tem vida e como os humanos, também tem alma, tem personalidade , caráter e ética.

 Então quando se adquire uma obra literária, jamais esta obra tem um valor pecuniário, o preço na prateleira  é um valor simbólico , uma vez que, naquele produto de celulose de pouco valor, existem muitos anos de pesquisas e  de estudos, existem a participação de diversas cabeças, diversas mãos, muitas noites em claro , quilômetros de andanças e incalculáveis doses   de emoção.

Termino falando que do ponto de vista literário, o livro não é um  mero produto, o livro é a alma do autor, o livro é a vida do assunto descrito, o livro é um ser vivo que nunca morrerá e sempre    ressuscita todas as vezes que é aberto para leitura, o livro faz parte da vida do leitor e com ela se confunde, se mistura e nela é incorporado.

O livro é uma das mais importantes partes deste ilimitado universo, o livro não é um simples produto .

O valor pago por cada volume é um valor  simbólico e comemorativo, é o passaporte para o nascimento de mais uma obra, de mais um livro, é o incentivo aos magos e abnegados escritores. 

As palavras , principalmente quando escritas são as alimentadoras mor do intelecto humano, são  combustíveis para o cérebro, como o pão é o alimentador  energético do corpo.

Numa visita ao um grande Centro Comercial, os valores do  consumo de uma boa xícara de  café, de uma água mineral e de duas bolas de sorvetes, equivalem ao valor simbólico de um livro.

À Reflexão:
O livro meus amigos, é como a vida, não tem preço. O livro como a água, é o difundidor e diluidor universal , é um ser indispensável, é o melhor presente que deve um jovem receber.

Vá  de ônibus, dispense o táxi e lá adquira um livro .
E boa leitura.

Iderval Reginaldo Tenório
 O Blog é Cultural

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