domingo, 6 de setembro de 2015

A GORDURA


Adicionar legenda
                                                            A GORDURA
                    
É MELHOR E MAIS BONITO SER UM GORDO SADIO DO QUE UM ESQUELÉTICO FEIO E DOENTE. NÃO CONFUNDIR O GORDO SADIO, NATURAL ,ALEGRE E BONITO COM OBESIDADE MÓRBIDA,ESTA  SIM É UMA DOENÇA  E PRECISA DE TRATAMENTO,ATÉ MESMO TRATAMENTO  RADICAL SE NECESSÁRIO.

                       Queridos  leitores  como médico e preocupado com as múltiplas dietas ou condutas paranóicas e irresponsáveis,  autorizadas ou não pelos órgãos competentes ,   largamente difundidas pela mídia , dietas que esqueletizam os seres humanos , que trazem doenças para o  futuro , que retiram parte da razão de viver  dos gordos sadios  não obesos, dietas que diminuem o humor, diminuem a feminilidade das mulheres, diminuem as cargas hormonais que lubrificam os ossos roubando a flexibilidade corporal, dietas que baixam a produção da testosterona e do estrógeno trazendo consequencias desastrosas, dietas  passageiras ou condutas definitivas    sem retornos que aos poucos vão minando a saúde dos seres humanos não obesos , levando-os à depressão, à tristeza  e à infelicidade pela ausência quase que total do alimento da alegria, da satisfação, do prazer , do brillho e da maciez da pele, do ingrediente responsável pelo teor nutricional e  sabor dos  alimentos. 

                       Vejam os senhores que estão na contramão as dietas e as condutas radicais e todo aqueles que propagam apenas os pontos negativos da rica, indispensável, importante e necessária gordura.

                       SINTAM A SUA IMPORTÂNCIA NOS TRANSPORTES DAS VITAMINAS,
NA ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES,
NA DIGESTÃO,
NA EVACUAÇÃO,
NA VIDA SEXUAL,
NO CONTROLE DA TEMPERATURA,
 ENFIM EM TUDO..



                       Aproveito e apresento aos senhores o que dizem alguns especialistas no assunto, peço apenas que entendam o real significado da matéria, não é uma matéria liberando a gordura e nem sendo contra a prescrição de condutas aos obesos, porque a obesidade mórbida  é uma doença e como  doença precisa de tratamento tal qual a diabetes, a infecção de qualquer órgão ou sua degeneração.
 
                     Agora prescrever remédios para diabéticos em não diabéticos, remédio para hipertensão em não hipertensos, realizar apendicectomias, colecistectomias ou quaisquer cirurgias  não necessárias além de ser uma  conduta que fere a medicina é um desrespeito ao ser humano, isso em relação  ao gordo sadio tem a mesma analogia: aplicar  dietas ou procedimentos que não preenchem as diretrizes e protocolos . 
 
                Didaticamente  repito: gordo não é doente, doente   é  aquele portador da  obesidade mórbida , patologia por demais estudada e que preocupa hoje a humanidade como um todo, o resto é paranóia midiática.

                    O que o ser humano precisa de vez enquando é voltar às  atividades de 50 anos atrás para queimar as calorias consumidas como:
 
                   Andar, jogar bola, subir escadas ,levantar o vidro do carro manualmente, bombear ar para os pneus do carro, levantar para atender telefones, andar de bicicletas, carregar sacolas, puxar água para tomar banho, apertar parafusos, bater pregos, lavar roupas, deixar o carro na garagem, pintar paredes, nadar, comer menos ,principalmente os açucares e as gorduras  indiscriminadamente,  uma vez que o consumo abusivo destes produtos podem causar diversas patologias como: doenças metabólicas, hipertensão, obesidade morbida, estragos nas articulações  .
 
                  Deve o cidadão beber mais água, não ficar escravo da comida , acelerar o seu intelecto , enfim: executar as várias tarefas domésticas. Com estas condutas a possibilidade de não engordar é muito grande e com tendencia  de aumentar a massa muscular com saúde e disposição. Não esquecer também que  existe outro grande fator que é o genético  e que leva o humano à obesidade mórbida que é uma doença, com esta informação familiar cabe ao ser humano vigiar com mais cuidado os seus hábitos e comer o que é bom normalmente e fazer de vez em quando um pequeno abuso, ninguém é de ferro e vai viver apenas comendo folha, o homem não é camaleão.   À leitura.

                                                                    Iderval ReginaldoTenório
                                                                    O BLOG É CULTRAL

Gordura atua na produção hormonal, temperatura e atividade do intestino.

Endocrilologista Dr Alfredo Halpern e nutricionista Gisele Pavin

As pessoas, em geral, vivem tentando eliminar gordura do corpo. Mas essa substância, na dose certa, desempenha um papel importante em várias funções do organismo, como o controle da temperatura e o funcionamento intestinal.
A gordura tem ainda outro papel: permite que a gente sinta o sabor dos alimentos, ao grudar nas papilas gustativas da língua. Para comentar os benefícios e também os eventuais riscos de óleo de soja, azeite, manteiga, margarina, maionese e requeijão, entre outros tipos de gordura, o Bem Estar desta quarta-feira (12) recebeu o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Gisele Pavin.
Eles explicaram que algumas gorduras têm o poder de diminuir o mau colesterol (LDL), como é o caso do óleo de soja, da maionese e de algumas margarinas e cremes vegetais.

A gordura também é fundamental para a formação das membranas celulares. A capa que envolve todas as células do corpo é feita dessa substância.

As gorduras mais sólidas, como as da carne e da pele do frango, ajudam a aumentar o colesterol ruim. Já as mais fluidas, como as dos óleos e do azeite, têm menos potencial de aumentar o LDL.
Os especialistas recomendam fugir de alimentos que contêm gordura saturada e trans, a mais prejudicial de todas. Elas podem ser substituídas por outros tipos. Por isso, é importante ler o rótulo e, principalmente, compará-los para saber que tipo de gordura vai em cada produto.
A gordura trans, usada principalmente no preparo de pães, bolachas e doces, está desaparecendo da indústria. Isso porque, além de aumentar os níveis de colesterol ruim no sangue, também reduz o nível de colesterol bom (HDL), que ajuda a proteger o coração e é obtido quando fazemos exercício físico.
Absorção de vitaminas
Quando comemos, ingerimos uma série de nutrientes, proteínas e vitaminas fundamentais para nossa sobrevivência. Algumas dessas vitaminas são chamadas de liposolúveis, ou seja, só podem ser absorvidas com a ajuda da gordura.
É o caso das vitaminas A, D, E e K. Elas vão para o sistema linfático, onde são distribuídas para todo o corpo.
A vitamina A é importante para a visão, a D reforça o sistema imunológico, a E tem função antioxidante e a K é necessária para a coagulação do sangue.
Controle da temperatura
A gordura também funciona como um isolante térmico, ou seja, mantém a temperatura corporal e nos protege do frio, para que órgãos e glândulas trabalhem normalmente.
É por causa dessa espécie de capa térmica que os gordinhos tendem a suar mais, pois, pela quantidade excessiva de gordura e calor que produzem, precisam de muita água para refrigerar o organismo.
Funcionamento intestinal
Na digestão, a gordura empurra o alimento pelo intestino, ajuda a deixar o alimento mais gorduroso e lubrifica as paredes intestinais para que esse processo seja concluído.
Com gordura de menos, a digestão fica muito mais trabalhosa. Se for demais, a pessoa pode ter uma diarreia, porque a parede do intestino fica tão lubrificada que os nutrientes do alimento e a água mal conseguem ser absorvidos.
Produção de hormônios
A gordura carrega o colesterol do sangue para as glândulas que produzem os hormônios. Com a ação da gordura e do colesterol, a suprarrenal, por exemplo, produz o cortisol, hormônio que ajuda o corpo a ficar em situação de alerta em casos de emergência.
Nos homens, um complexo formado por gordura e colesterol serve de matéria-prima para os testículos fabricarem a testosterona, o principal hormônio masculino.
No caso das mulheres, a gordura e o colesterol agem nos ovários, produzindo os principais hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona.
Frituras
Nenhuma gordura deve soltar fumaça, o que ocorre quando ela está perdendo nutrientes. Para todas elas, existe o chamado “ponto de fumaça”. Quando as gorduras chegam a essa temperatura, começam a ser mais prejudiciais à saúde, porque basicamente mudam de propriedades ao sofrer alterações químicas.
A dica, então, é cozinhar antes que a gordura superaqueça, mude sua composição e irrite a boca, o nariz e o estômago. Ao aquecer o azeite (o extra-virgem é o melhor tipo), mantenha o fogo médio e não deixe que ele passe de 160º C.
Na hora de fazer uma fritura, não use margarina nem creme vegetal, porque esses alimentos têm pouca gordura e muita água, que pode espirrar.
O melhor é o óleo de soja, porque, além de ser fácil de encontrar e manusear, tem um teor de gordura boa maior. Esse produto contém ômega 3 e 6 e o custo-benefício é melhor (é mais barato e melhor para a saúde).
Descarte de óleo
Ao despejar o óleo de cozinha usado na pia, ralo ou bueiro, muitas pessoas não se dão conta dos danos que estão causando. Ele entope redes de esgoto, aumentando os custos com o tratamento de água, além de poluir rios e represas. Um único litro de óleo contamina milhares de litros de água.
Separe um recipiente para coleta do óleo (como uma garrafa PET), espere-o esfriar para depois acondicioná-lo e, quando a embalagem estiver cheia, leve-a a um posto de coleta. O recipiente, assim como o óleo, também será reciclado.
Endocrilologista Dr Alfredo Halpern e nutricionista Gisele Pavin


fatores de riscos para adoecer: principalmente para os jovens.

                   autoria : iderval reginaldo tenório

1-desobedecer os pais,os avós,os médicos,os professores e os tios de juízo.
2-praticar estravagâncias.   
    a)academia demais em detrimento à escola
    b)correr demais sem orientação
    c)fumar
    d)beber antes dos 20 anos- beber demais após os 20 anos.
    e)utilizar produtos anabolizantes
     f)sedentarismo-  muita sombra e pouco sol-
        não pode ser  tamabém     muito sol.
     g) noites perdidas
     h)o consumo exagerado  do sal,da gordura e dos  açúcares.
      i)o consumo de defumados,enlatados e embutidos.
      j)tomar remédios por conta própria
      h)muito cuidado na direção de veículos motorizados.
      l) arrongancia à parte-seja humilde sem subserviência.
                                 iderval reginaldo tenório
     
frutas ,verduras ,alimentos outros na medida certa , muita agua potável   e parcimônia ,fazem bem à saúde .     iderval reginaldo tenório

visite oblog
http://www.iderval.blogspot.com/



 
fatores de riscos para adoecer: principalmente para os jovens.

                   autoria : iderval reginaldo tenório

1-desobedecer os pais,os avós,os médicos,os professores e os tios de juízo.
2-praticar estravagâncias.   
    a)academia demais em detrimento à escola
    b)correr demais sem orientação
    c)fumar
    d)beber antes dos 20 anos- beber demais após os 20 anos.
    e)utilizar produtos anabolizantes
     f)sedentarismo-  muita sombra e pouco sol-
        não pode ser  tamabém     muito sol.
     g) noites perdidas
     h)o consumo exagerado  do sal,da gordura e dos  açúcares.
      i)o consumo de defumados,enlatados e embutidos.
      j)tomar remédios por conta própria
      h)muito cuidado na direção de veículos motorizados.
      l) arrongancia à parte-seja humilde sem subserviência.
                                 iderval reginaldo tenório
     
frutas ,verduras ,alimentos outros na medida certa , muita agua potável   e parcimônia ,fazem bem à saúde .     iderval reginaldo tenório

visite oblog
http://www.iderval.blogspot.com/
 



Nenhum comentário: