terça-feira, 15 de setembro de 2015

A RESSACA E O ÁLCOOL OU O ÁLCOOL E A RESSACA

O ALCOOL E A RESSACA

                         
                                                                                
                                       



                        RESSACA PÓS BEBEDEIRA

                      IDERVAL  REGINALDO  TENÓRIO
                                    MÉDICO

O Álcool é uma substancia química chamada ETANOL-é a combinação química do hidrogênio com o  monóxido de carbono-ÁCIDO ETÍLICO.

O álcool é absorvido  em 20% pelo estomago e 80% pelo intestino delgado quando ingerido, depende da concentração da bebida  e se o estomago está  cheio ou vazio e do tipo de alimento, se gorduroso demora mais de ser absorvido.A sua eliminação se dá pelo suor, respiração e urinária.

Existe uma quantidade máxima de álcool suportada por dia por um ser humano, um ser humano adulto do sexo masculino suporta 80g  e do sexo feminino 60g.Beber por muito tempo leva a insuficiencia hepatica, cirrose  e morte,veja os grandes exemplos na mídia.

Cada bebida tem um teor de concentração de álcool.
CERVEJA                 de 4 a 6 %
VINHO                     10 a 13%
WISKY                      25 a 35%
AGUADENTE           50%.

O álcool é um agente químico  nocivo ao corpo humano. Fere praticamente todos os seus órgãos, Cérebro, Cerebelo, Sistema Nervoso, Fígado, Estômago, Pâncreas e o sistema renal.

Atua  danificando as células destes órgãos que aos poucos vão sendo substituídas até o momento em que o organismo não tem mais esta capacidade, apenas o fígado tem a capacidade de ser renovado por muitos anos, um dia também deixará esta capacidade, levando-o a ser substituído por células gordurosas, depois fibrosam formando nódulos e por ultimo ficam rígidas e duras quando se instala a cirrose hepática alcoólica, sem retorno,a não ser o transplante.

O Cérebro é um órgão em eterna turbulência de pensamentos, o álcool danifica as células corticais deixando o indivíduo menos atencioso, mais desligado e por não dizer menos inteligente, pois são diminuídas  as células cerebrais, maior risco ocorre com os jovens antes dos  18 anos, pois só após esta idade fará uso do seu córtex para escapar, isto é, estudar, trabalhar  e sobreviver da intelectualidade, uma vez danificando parte de suas células antes do 18 com o álcool passa a ser um indivíduo com menos capacidade intelectual para ganhar a vida.

Córtex cerebral·o córtex cerebral é a parte externa do cérebro. O córtex processa a informação de seus sentidos, faz o processamento de seu "pensamento" e consciência em conjunto com uma estrutura chamada núcleos (gânglios) basais, inicia a maioria dos movimentos voluntários dos músculos e influencia os centros de baixa ordem do cérebro.

Sistema límbico·o sistema límbico consiste em áreas do cérebro chamadas hipocampo e área cipoal. O sistema límbico controla as emoções e a memória. Como o álcool afeta esse sistema, a pessoa está sujeita a exagerar nos estados de emoção (raiva, agressividade, retraimento) e perda de memória,amnésia.
 Após um ato sexual , no um indivíduo alcoolizado  ficam poucas lembranças,então este ato foi  praticamente um ato perdido,um ato mecânico ,impulsivo e funcional.Nada ficou na história.

O Ato do equilíbrio  é exercido pelo cerebelo, quando o álcool o atinge, o indivíduo perde o equilíbrio,a força muscular,a força dos esfíncteres e todo a sua centralização.Vomita,evacua e apresenta micção expontânea,fica sem os controles.


Cerebelo

O cerebelo coordena o movimento dos músculos. Os impulsos do cérebro que começam com os movimentos musculares são originados nos centros motores do córtex cerebral e viajam através da medula e do cordão espinhal para os músculos. Enquanto os sinais nervosos passam pela medula, são influenciados pelos impulsos nervosos do cerebelo.
 
neocerebelo é a última das três fases de desenvolvimento filogenético docerebelo. Surgiu nos mamíferos e permitiu que estes animais desenvolvessem a capacidade de realizar movimentos sofisticados, assimétricos e delicados, tendo assim uma complexa coordenação nervosa. O neocerebelo é constituído pelo lobo posterior. É responsável pela coordenação e regulação da atividade motora, como na manutenção da postura e nos reflexos do animal, como nos movimentos de fuga. A primeira e segunda fase do desenvolvimento evolutivo do cerebelo são, respectivamente, o arquicerebelo e o paleocerebelo.
arquicerebelo é a primeira das três fases de desenvolvimento filogenético docerebelo. Surgiu com o aparecimento dos primeiros vertebrados, como nalampreia. Constituído apenas do lobo flóculonodular, é responsável pela coordenação da atividade muscular, fundamental na manutenção do equilíbrio e da posição destes animais na água. A segunda e terceira fases do desenvolvimento evolutivo do cerebelo são, respectivamente, o paleocerebelo e oneocerebelo.
paleocerebelo é a segunda das três fases de desenvolvimento filogenético docerebelo. Surgiu nos tubarões (Chondrichthyes) e nos peixes ósseos (Osteichthyes), animais capazes de movimentos relativamente elaborados por possuírem nadadeiras. Nestes animais, surgem pela primeira vez, na evolução, receptores especiais denominados fusos neuromusculares e órgãos proprioceptivos, que estão intimamente relacionados ao paleocerebelo. O paleocerebelo é constituído pelo lobo anterior, a pirâmide e a úvula. É responsável pela coordenação do grau de contração dos músculos, importante na regulação do tônus muscular e no controle da posição do animal no ambiente aquático. A primeira e terceira fases do desenvolvimento evolutivo do cerebelo são, respectivamente, o arquicerebelo e o neocerebelo.



QUEM BEBE- IDADE- SEXO E O NÃO ALCOOLISTA.

O álcool atinge  primeiro o estomago, levando a lesões microscópicas na mucosa gástrica propiciando ao enjôo e ao vômito, esta é a primeira medida de defesa que se utiliza o organismo para eliminá-lo, com a continuidade aparece a gastrite alcoólica aguda, isto é causada pelo contato com o álcool, prova maior, basta colocar um algodão embebido no álcool e colocado na mucosa oral, primeiro ela fica anestesiada e depois ferida, é o efeito tópico do álcool, acontece principalmente nos jovens que não tem costume de beber, as adolescentes sentem primeiro. Neste mesmo jovem o fígado que processa o colesterol e os diversos  hormônios diminui a sua função e o indivíduo fica fraco, sem glicose pela não quebra do glicogênio, o córtex cerebral fica danificado e aparece a famosa amnésia, o sujeito de nada se lembra.Com o passar do tempo e a utilização contínua o estomago se adapta  e o cérebro, o fígado, o pâncreas e os  rins passarão a ser os órgãos visados pela bebida.




Cautela-    boa alimentação,muitas frutas,muitos líquidos e não beber de estomago vazio,e lembrar a todos os jovens que os seus pais não dormem enquanto os jovens não chegam em casa sãos e salvos.
                                                 Iderval Reginaldo Tenório
                                                     Quero a sua opinião

  

AS MULHERES SÃO MAIS SENSÍVEIS AO ÁLCOOL, A MULHER JOVEM É MAIS SENSÍVEL AINDA, ALIÁS O JOVEM ATÉ OS 18 ANOS NÃO DEVERIA TOCAR EM ÁLCOOL, POIS DANIFICA O CÓRTEX CEREBRAL ANTES DO TEMPO E PASSARÁ NA FASE AGUDA A TER DIFICULDADES NO APRENDIZADO. AO DANIFICAR O CEREBELO FICA MAIS PROPENSO AO  DESEQUILIBRIO E AO ENFRAQUECIMENTO MOTOR. QUER DIZER ,EM SUMA QUE ESTE JOVEM CHEGARÁ A FASE ADULTA EM DESVANTAGEM

JOVEM BEBA SUCO.
Iderval Reginaldo Tenório

ACESSEM E DIVULGUEM UM BLOG CULTURAL


Nenhum comentário: