quinta-feira, 17 de setembro de 2015

VAMOS DIVULGAR A CULTURA PARA OS JOVENS



Queridos Diretores das importantes  casas de ensino. 

Preocupado com o nível dos nossos jovens  e após diálogo com alguns estudantes  do curso ginasial de diversas Escolas, fiquei perplexo com o nível de conhecimento e  o  descaso com fatos importantes da humanidade, apontarei alguns  que mereceriam momentos de atenção por parte dos orientadores

1-
O  desconhecimento do peso do pai, da mãe, dos avós , da família e dos abnegados professores  na  formação ética e intelectual de cada jovem, o que culmina com o desinteresse pela sua própria  história.

2
-A não valorização de suas Escolas como  continuidade de suas casas, ambientes nos quais os jovens passam uma boa parte de suas vidas e onde se socializam sem preconceitos ou amarras .

3-
A não preocupação e o desconhecimento dos grandes mestres e pensadores , os esteios desta civilização e os responsáveis pela  formação do homem atual , como Jean Paul Sartre, Cândido Portinari, Jean-Jacques Rousseau, Paulo Freire, Anísio Teixeira, Dom Helder Câmara e outros  ícones .

Solicito com todo o respeito,  que as grandes Escolas promovam um debate interno com os alunos, isto é, dentro de cada sala de aula   a respeito dos nomes das famílias,  os nomes das suas Escolas e os porquês de tudo aquilo que os rodeiam . 

Como exemplo cito o nome do grande pensador e filósofo SARTRE  como um dos temas, o qual   seria mais explorado nas Escolas que recebem o seu nome, acredito que com esta conduta cada escola estaria formando cidadãos diferentes , comprometidos com a história e com o futuro da nação. 

Conhecer a sua pessoa, o seu eu, a sua história , o seu próprio povo, a sua origem , a trajetória dos grandes homens , aqueles que construíram as grandes bandeiras, os métodos  da educação e da intelectualidade,   no entender deste simples mortal  seria uma das propriedades de exercer a  tão almejada cidadania .

Jean Paul Sartre, filósofo francês, nasceu em Paris, em 1905, e faleceu em 1980. Precoce leitor dos clássicos franceses, em 1915, ingressou no liceu Henri VI de Paris e conheceu Paul Nizan, com quem teve uma amizade estreita. No ano seguinte, o segundo matrimônio de sua mãe, considerado por Jean Paul “uma traição” o obrigou a mudar-se para Rochelle. Até 1920, não voltou a Paris. Em 1924, iniciou seus estudos universitários na École Normale Supérieure, onde conheceu Simone de Beauvoir, com quem estabeleceu uma relação que duraria toda sua vida.

Acredito que seria de grande importância para todos e para as futuras gerações.

Agradece  desde já.

Iderval Reginaldo Tenório
Médico

Dom e Ravel - Você também é responsável. - YouTube

www.youtube.com/watch?v=G6kwbZIHZmA

3 de jan de 2008 - Vídeo enviado por Rafael Carvalho
"Ravel", ex. integrante da famosa e polêmica dupla da MPB "DomRavel" , que à partir dos anos ...

DOM E RAVEL - ANIMAIS IRRACIONAIS - YouTube

www.youtube.com/watch?v=LofFghy5-_w

23 de out de 2009 - Vídeo enviado por caminhoneirosp
DOM E RAVEL - ANIMAIS IRRACIONAIS ... Dom e Ravel - Saudade de Minha Terra - Clássico da ...

Nenhum comentário: