quarta-feira, 4 de março de 2015

Jovens da Igreja Universal marcham e se dizem ‘prontos para a batalha’ em cultO

Foto dos chamados Gladiadores do Altar, postada no Facebook pela Igreja Universal do Ceará Foto: Reprodução









Foto dos chamados Gladiadores do Altar, postada no Facebook pela Igreja Universal do Ceará - Reprodução


Jovens da Igreja Universal marcham e se dizem ‘prontos para a batalha’ em cultO
Chamado de “Gladiadores do Altar”, projeto tem o objetivo de formar novos pastores e causa polêmica na internet
 
por Julianna Granjeia e Tiago Dantas
 
03/03/2015 17:31 / Atualizado 03/03/2015 17:45 .
 
Vestindo uniformes pretos e verdes, jovens entram marchando em uma sala cheia de espectadores. formam uma fileira, batem continência, gritam palavras de ordem ditadas por um líder e se dizem “pronto para a batalha”. a cena, que pode até lembrar a apresentação de um exército, acontece durante cultos da igreja universal do reino de deus (iurd). Os jovens recrutas fazem parte de um projeto chamado “gladiadores do altar”, lançado em janeiro com o objetivo de formar pastores em todo o brasil e em países por onde a igreja já se espalhou, como argentina e colômbia.
 
A publicação de dezenas de vídeos de apresentações feitas por grupos de “gladiadores” tem provocado polêmica na internet. no fim de semana o deputado federal jean wyllys (psol-rj) escreveu em seu perfil do facebook que considerou “chocante” um dos vídeos a que assistiu. Segundo ele, “o fundamentalismo cristão no brasil tem ameaçado as liberdades individuais, a diversidade sexual e as manifestações culturais laicas.” em resposta, a iurd publicou uma nota na qual critica o deputado e diz que jean wylys sequer procurou saber [sobre o projeto] antes de publicar tal injúria”.
 
Alguns dos filmes que estavam disponíveis no youtube na segunda-feira tiveram seu acesso fechado nesta tarde. um dos vídeos ainda disponíveis, que mostra um culto que ocorreu no ceará, foi visto por mais de 1,4 milhão de pessoas desde 15 de fevereiro. os jovens que fazem parte do projeto usam camisetas verdes com um brasão onde se veem as letras ga cruzado por uma espada. após marchar, eles ficam enfileirados em posição de sentido e repetem frases ditas por um pastor, entre elas uma passagem da segunda carta de paulo timóteo: “combater o bom combate, terminar a carreira e guardar a fé.”
 
— graças ao senhor, hoje estamos aqui prontos para a batalha e decididos a te servir. somos gladiadores do seu altar. isso é uma decisão. todos os dias enfrentamos o inferno confiantes em sua santa proteção — gritam os jovens, frase por frase, de acordo com o que é ditado pelo líder.
 
A cena da entrada triunfal se repete em outro vídeo, publicado no youtube em 29 de dezembro. dessa vez, após a chegada dos rapazes, um pastor diz que eles irão formar uma “nova geração de pastores”:
 
O GLOBO
DEIXE O SEU COMENTARIO
 

Nenhum comentário: