domingo, 18 de janeiro de 2015

Pequi ganha destaque tanto na culinária e no tratamento de doenças

Típico do Nordeste

Pequi ganha destaque tanto na culinária e no tratamento de doenças
18/01/2015 às 17:00
1


Agência Miséria.COM.BR


Além do consumo in natura, do pequi é possível se extrair um óleo muito utilizado no tratamento de doenças como gripe e infecções, servindo também como óleo de cozinha (Foto: Flickr/ Creative Commons/ Flávio Cruvinel Brandão)





















No período de alta estação, as margens da CE-292, estrada que liga os municípios de Crato e Nova Olinda, no Ceará, recebe dezenas de barracas com alimentos típicos da região: seriguela, macaúba e jaca, por exemplo. Mas há um fruto que sempre se destaca nesta época do ano: o pequi.

De cor amarela, forte cheiro e sabor, o pequi, a fruta popular dos estados de Minas Gerais e Goiás e da região Nordeste, começa a ganhar espaço e consumidores no Ceará, além de incrementar a renda dos pequenos produtores familiares.

Além do consumo in natura, do pequi é possível se extrair um óleo muito utilizado no tratamento de doenças como gripe e infecções, servindo também como óleo de cozinha. Os vendedores da fruta já aderiram ao óleo de pequi, e disponibilizam do líquido em suas bancas.

Para fazer 1 litro da solução o trabalho é puxado, são necessários mil pequis, que são cozidos durante todo o dia e ralados a noite, para só depois ser extraído o óleo.  Segundo a vendedora Maria de Oliveira a fabricação do líquido surgiu como forma de não perder parte da colheita e agregar valor ao produto.

A safra da fruta na região do Cariri, prevista para durar até o mês de março preocupa os agricultores. De acordo com os vendedores da fruta, o pequi está caindo com muita frequência das árvores e  estragando, o que pode fazer a colheita durar menos que o esperado este ano.

Com informações da Tribuna do Ceará

Nenhum comentário: