sábado, 3 de janeiro de 2015

EDUCAÇÃO O CAMINHO PARA QUALQUER POVO


Resultado de imagem para EDUCAÇÃO
Resultado de imagem para EDUCAÇÃO
Resultado de imagem para EDUCAÇÃO
Adicionar legenda
                            UM POVO EDUCADO 
O futuro de um povo é proporcional ao seu grau de educação, enquanto mais educado e esclarecido é um povo maior a probabilidade de uma vida próspera, maior a chance de se conquistar a paz social . 

O esquecimento proposital , social , político ou cultural dos gestores do passado no setor da Educação é fator preponderante e condição mais do que suficiente para a situação  de insegurança que se vive nos dias de hoje. Educação na primeira fase da vida  aumenta o índice de sucesso na fase adulta,  e mais, enquanto menos educado é um povo, maior é o índice de corrupção e de  violência.



O Brasil sofre nos dias atuais miríades de episódios e atentados à paz da sociedade , os que se dizem estudiosos no assunto, os que se dizem entendidos na matéria    creditam à falta de investimento na segurança, na falta de  soldados, de equipamentos, de armas e principalmente na falta de presídios,  fico a imaginar se  realmente estão falando sério , se são contratados para amedrontar a população , se são contratados pelo segmento econômico da  Segurança ou se estão também equivocados  como a maioria da população, é a única impressão que se tem   diante  do  posicionando a respeito dos fatídicos e tristes  acontecimentos, uma vez que estes marginais de hoje, são vitimas da falta de investimentos na educação dos governos passados e do presente que governou por 14 anos , não são causas e sim consequências, são  resultados.

Uma nação é constituída  de um povo, este povo é a energia, é  a alavanca, é a alma de uma nação,  é do povo que emana toda a sua cultura e toda a sua economia. 

Numa sociedade democrática, cabe aos gestores  juntamente com a sociedade decidir o que fazer para o bem desta mesma sociedade  em todos os setores administrativos, cabe ao povo apontar onde devem ser aplicados os seus recursos, cabe ao povo projetar o melhor futuro para os seus filhos, cabe a este mesmo povo exigir dos seus eleitos  o cumprimento da  planilha administrativa  previamente acordada.

Enumero amadoristicamente algumas medidas que considero relevantes e explico  os considerando.

1-Considerando que a Educação é a única maneira do cidadão exercer a sua cidadania.
2-Considerando que na maior idade,  todo cidadão é dono do seu nariz e responsável pelos seus atos não cabendo desconhecer a Constituição Federal..
3-Considerando que os recursos de um povo devem ser dirigidos para o bem deste mesmo povo.
4-Considerando que antes da maioridade todo cidadão tem que ser alfabetizado, educado e preparado para o futuro.
5-Considerando que é na escola onde o menor  aprende a manipular o papel, a caneta, a ética  e a conhecer os seus direitos e deveres.
5-Considerando que é  na rua e na desocupação, que o menor convive com a marginalidade  sedimentada nos adultos de hoje que eram  crianças  20 anos atrás,  hoje adultos e marginais por falta da educação roubada.
6-Considerando que é até os  07 anos de idade, onde  todos os seres humanos sedimentam o seu caráter e  que é até os 14 anos que  reforçam a sua personalidade.
7-Considerando que para  uma vida plena, salutar e com dignidade  uma família precisa de recursos financeiros para custear as suas despesas.
8-Considerando que até os 14 anos  cabe à família, principalmente à mãe  mostrar o melhor e mais ético caminho da cidadania.
9- Considerando que é na ascensão política, financeira e social da mulher que uma nação consegue educar os seus rebentos
10-Considerando a queda brusca do ganho econômico do homem e a ascensão da mulher, a mulher jovem e trabalhadora tem que receber mais atenção por parte dos dirigentes.
11-Considerando a necessidade do trabalho diuturno  da mulher fora do lar,  para o sustento da família, tem que ser proporcionado mais segurança no ir e vir.
12-Considerando a ausência desta matriarca no seio familiar, peça importante para a formação intelectual e moral do seu rebento , os jovens têm que receberr mais atenção por parte dos gestores..
13-Considerando o afastamento dos pais durante todo o dia devido o trabalho, deixando os filhos entregues à sorte, às avós, aos estranhos,  aos vizinhos , aos irmãos mais velhos, irmãos estes muitas vezes menores de 10 anos ou entregues aos marginais de plantão. 
 
14-Considerando que enquanto mais educado é um povo, menos corrupto é o seu cidadão e menor o grau de violência, assim me posiciono.



 Cabe ao Estado em todas as instâncias administrativas , tanto  Municipal, Estadual e Federal as seguintes condutas:

1-Investir pesadamente  na juventude da atualidade no setor comportamental , no setor do respeito e da cidadania.
2-Mostrar às crianças de hoje , os cidadãos do futuro,  que crescer com o suor do próprio rosto é mais vantajoso do que com o suor do rosto dos outros.
3- Compensar a ausência dos pais com investimentos pesados na educação, mostrando ao jovem que o manuseio da caneta na infância o afasta do manuseio das armas na fase adulta.
4-Mostrar educativamente que, quem vive da marginalidade tem uma média de vida de 20 anos.
5- Mostrar às autoridades e ao povo que em detrimento de todos os setores inclusive  da saúde, a educação é prioridade, é necessidade urgente, é a base para toda a formação de cidadão.
6-Que os recursos investidos em segurança apenas enchem os cofres dos empresários do setor, uma vez que atua na fronde e não na raiz da árvore da vida, enquanto mais se poda uma árvore mais ela brota,  pois, menos galhos e menos folhas com o crescimento da raiz a seiva da vida chega mais rápido e com mais força à fronde.
7-Mostrar que o custo de  uma penitenciaria de segurança máxima para 100 presos, equivale ao valor de mais de 200 escolas com a mesma área e para mais de dez mil estudantes.
8-Mostrar que , o que a  escola consome é material escolar, pouca comida e muita educação.
9-Mostrar que aqueles que se encontram presos, se  tivessem aprendido a usar apenas a caneta na fase infantil, não estariam naquela casa devido o uso de arma de fogo ou roubo.
10-Mostrar ao povo que o Governo não deveria investir na atualidade nenhum centavo na  segurança, apenas manter o efetivo atual  com mais atenção, inteligencia e capacidade.
11- Procurar dirigir a maior parte dos recursos  para o setor Educação, numa atitude profilática, numa intenção de um futuro mais azul, saúde, segurança e demais   insumos ou rubricas são apenas consequências de uma educação padrão ouro. 

Quem investe na educação está na verdade aplicando os recursos em todos os setores.

Com estas medidas eu não tenho  dúvida que, daqui a 20 anos muitas penitenciárias fecharão por falta de  detentos, outras virarão escolas, museus ou serão demolidas para fins educacionais e  de entretenimento, quando os adultos serão usuários da caneta ,  adeptos da seriedade e do respeito, viverão do seu suor e serão cidadãos do bem, o país será lembrado pelo número de escolas padrão A e de professores contentes e  bem remunerados , nesta fase  homem homem se envergonhará de não  ser honesto, para o homem homem , o SER   será mais valioso do que o TER  , o cérebro prevalecerá sobre a massa muscular e sobre o corpo artificialmente perfeito.
É sonho que poderá ser realidade, basta vontade política , abdicação dos grandes lucros por parte dos megas empresários, seriedade dos políticos , reforma tributária,   reforma no sistema penitenciário, no sistema judiciário e mais respeito ao combalido povo.

É a minha opinião.
Aguardo os seus comentários.
Iderval Reginaldo Tenório


Miniatura

Belchior - Populus

de Alfredo Pessoa2 anos atrás 4946 vi

Nenhum comentário: