terça-feira, 3 de junho de 2014

JOSE MARIA ALMEIDA MARQUES , UM POETA PERNAMBUCANO

Amigos conheçam um cabra macho lá da minha terra BODOCÓ , poeta , cantor, compositor, artista, produtor , advogado das antigas  e o biografo  do maior parceiro de Luiz Gonzaga, o mestre João Silva, estou falando do pernambucano José Maria Almeida Marques. Gente que orgulha o país.

José Maria Marques
  

José Maria Almeida Marques nasceu em Buíque, Pernambuco, em 1947. Radicado no Recife desde 1966. Cresceu no Sertão do Araripe, mas precisamente na cidade de Bodocó, terra que considera sua pátria. Advogado, poeta e produtor cultural. Participou de Movimentos Literários da Faculdade de Direito do Recife, durante os anos de chumbo, época em foi editor dos jornais Cactus e O Grito, pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito do Recife, entre 1967 e 1971 e do qual recebeu Menção Honrosa com o poema Pré-Elegia, em concurso da Revista IDÉIAS em 1969.
Participante dos “Primeiro e Segundo Salão de Poemas Ilustrados”, em 1968/69, da Faculdade. Considera-se parte da cognominada Geração 65. Zé Maria é um caso raro na literatura pernambucana, de poeta que escreve por heterônimos cujas alcunhas são: Renan, Ana Leocádia e Mané de Julião. 
É fundador da Associação dos Poetas de Bodocó e voltou a participar da cena literária recifense em 2002, quando decidiu tirar da gaveta seu livro Concebido com Pecados. É pesquisador da Música Popular Brasileira desde 1978, especialmente da vida e obra de Luiz Gonzaga e seus parceiros. Atualmente José Maria é colaborador do jornal Folha de Pernambuco.

Livros: 
Concebidos com pecado - Edições Bagaço, 2002;
Mestre João Silva - Pra não morrer de tristeza - o maior parceiro de Luiz Gonzaga - Edições Bagaço, 2008.

Alguns cordéis: 
A peleja do caralho com a xoxota (cordel sob heterônimo Mané de Julião) – Editora Coqueiro, 2006;
Dois Glosadores do Copo na Cidade de Bodocó – Editora Coqueiro, 2007;
Dois Glosadores do Copo na Cidade de Condado ou O Elogio da Mulher – Editora Coqueiro, 2007;
A Viagem Encantada de Zé, Júnior e Mestre João Pelo Reino Encantado do Sertão (cordel em parceria com João Silva e Júnior do Bode) – Editora Coqueiro, 2008.
  

VEJA O QUE DIZ  O  JORNAL GAZETA DA BESTA FUBANA SOBRE  ZÉ MARIA , ESTE JORNAL É DO INTELECTUAL E ESCRITOR LUIZ  BERTO FILHO, UM CRÂNIO VIVO E COMBATIVO PERNAMBUCANO.


R. Meu caro, você nem imagina a grande alegria e a grande honra que é a sua presença por aqui. Fiquei ancho que só a porra!
Zé Maria é uma figura muito querida, um sertanejo da bixiga lixa e poeta competente no ofício. Quem quiser conhecer um pouco do seu trabalho, dê uma entrada na página da Interpoética, clicando aqui. 
É também autor do livro “Pra não morrer de tristeza“, biografia do maior parceiro de Luiz Gonzaga, João Silva, patrono de Zé Maria na Academia Passa Disco da Música Nordestina, onde ocupa a cadeira de nº 11.
Se dependesse de mim, você já seria colunista desta gazeta da bixiga lixa há muito tempo. O convite tá feito de público, seu cabra.
Quanto ao seu pedido pra ingressar na Igreja Sertaneja, saiba que fico comovido com a quantidade de almas vocacionadas que batem às portas da nossa Santa Madre.
A partir deste momento, você está nomeado padre da ICAS, assumindo a paróquia da Estrada do Encanamento, com jurisdição sobre o Restaurante Tábua de Carne, Mercearia Nabuco, Bar Canavial e toda a extensão da Rua da Harmonia, até as imediações daquele antro chamado Bomba do Hemetério, que serve de couto e homízio para a Madre Superiora Neide.
O Cardeal Pedro Malta, encarregado do Cadastro Geral dos Clérigos, fará as devidas anotações.
Pra celebrar seu aparecimento por aqui e sua elevação às culminâncias do sacerdócio sertanejo, vamos ouvir a música “Pra não morrer de tristeza“, da autoria do seu briografado João Silva e do parceiro Kboclinho. A dupla que interpreta a composição é um desmantelo da gôta serena: o próprio João Silva e Gonzagão.
ESTA MÚSICA É DA LAVRA DO JOÃO SILVA, O MAIOR PARCEIRO DO REI LUIZ GONZAGA, AUTOR DE 
1-VIVA MEU PADIM.  
2-NEM SE  DESPEDIU DE MIM 
3- TÁ DANADO DE BOM 
4- PAGODE RUSSO E OUTROS.





  • NÚBIA LAFAYETTE - PRA NÃO MORRER DE TRISTEZA ...

    www.youtube.com/watch?v=27nBQSdVddc
    02/08/2011 - Vídeo enviado por N2010R
    Composição: João Silva / Caboclinho Mulher, deixaste tua moradia, Pra viver de boemia, E beber nos ...
  • Prá Não Morrer de Tristeza - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=BA_PkwV5cvk
    18/03/2012 - Vídeo enviado por Pedro Macedo
    Música Prá Não Morrer de Tristeza com Luiz Gonza


  • Um comentário:

    Unknown disse...

    Parabéns Ilustre Escritor José Maria Almeida Marques, alegra-me tomar conhecimento dos seus grandes feitos no Campo Literário.Por algum tempo te hospedastes na casa de Minha avó Milica em Crato-ce, lembra-te? Sou Rita Guedes e também amo literatura. Em 2010 lancei meu primeiro Romance e atualmente pertenço a ACE- Associação Cearense de Escritores e a AFELCE-Academia Feminina de Letras do Ceará.Breve estarei lançando o meu segundo Livreo que será de poesias. Um grande abraço da amiga Rita