sábado, 14 de junho de 2014

RECIFE A CAPITAL DO NORDESTE





Numa mesa discutindo o Nordeste,  a pauta era falar algo sobre Recife, de chofre iniciei a minha participação com esta definição  e faço questão de mostrar aos meus conterrâneos.
 É que nasci no topo da Chapada do Araripe, Pernambuco -Ceará, fui batizado filho do Juazeiro do Norte com muito orgulho.
O que é o Recife

Recife é uma  relíquia nordestina   imitada por Veneza,  além de bonita, aconchegante e progressista é uma cidade emocionante ,   que reverbera cultura .

O  Recife é sinônimo de boas vindas, é o que de mais pernambucano tem o Pernambucano apesar de ser uma metrópole.
Recife é o berço do Direito,  é Música, é Sertão, é  Praia, é Mata, é tradição.

O  Recife  respira o  frevo, o maracatu, o clássico, o erudito, Recife é mangue beat, forró e baião.

Recife é o branco,  o índio, o negro, o caboclo, o roceiro, o intelectual, o praieiro, o homem da mata, o cangaceiro, Recife é o gibão.
Recife é o cabra macho,  é a mulher bonita , é o Pai Dégua, o Arre Égua e o fie de uma Égua é o baião.

Recife é Israel Filho, é o Santana e o Antonio Nóbrega, O Frederico Pernambucano de Melo, o Ariano Suassuna,  o Capiba, o Reginaldo Rossi, o Coronel Ludugero e o  Otrope, é Vavá  o imortal , é o Dr Odílio Camilo, o Dr Cássio  e a Dra Vanusa Camilo,  é a grande Cecilia e o Deputado de fibra Byron Sarinho  uma voz forte em defesa do pobre, a favor da cultura , da construção da cidadania e  para o bem do mundo .

Recife é Exu, Petrolina, Olinda e Caruaru, Recife é Juazeiro do Norte, é a Serra do Araripe, é o Frei Damião , é o Padre Cícero, é o  Dominguinhos,  o João Silva o maior parceiro do rei da Sanfona , é o Luiz Lua Gonzaga o Rei do baião. 

Recife é o coração do Brasil, Recife é a expressão maior do Nordeste, é o Rio Capibaribe, é o   Beberibe, é o  São Francisco , é Ipojuca , é o Suape, é o  Alceu Valença Cabra da peste .

 . 

Recife é  a ilha, é  o Sport, o Santa Cruz, o Náutico, o Central , o Salgueiro , é o meu querido IBIS ,  é o Galo da meia Noite e o Arrudão. 

Vou calar a boca , uma vez que , devido a sua grandeza para o universo, com simples palavras  jamais conseguiria mostrar  o que é o grande Recife.
 Quero a sua opinião 
 Iderval Reginaldo Tenório.

Amelinha - Frevo Mulher

de Alfredo Pessoa  127035 views
Amélia Claudia Garcia Colares, ou apenas Amelinha, como ficou conhecida em todo Brasil. Nascida no Ceará em 2

Nenhum comentário: