segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O MENSALÃO- O Mensalão e o Povo .Nós estes simples mortais.


Foto: Furacão Sandy x Furacão Seca

Enquanto a mídia só fala no furacão "Sandy", por aqui outro furacão também começado com "S" vem devastando o povo pobre do Nordeste, o nome desse furacão é "SECA" e vem a anos matando plantas, animais e pessoas, castigando o povo Nordestino com fome e sede, aqui mesmo em nosso pais, em nosso Brasil, em nosso Nordeste, mas para a mídia, tudo isso é muito menos importante (atrativo) que um Furacão Americano!

Ei, Brasil! O Nordeste pede socorro! Salve o Nordeste!

www.nacaonordestina.org
Adicionar legenda






















O Mensalão e o Povo .Nós estes  simples mortais.

Quando a corte máxima brasileira abriu as suas portas para julgar o maior processo do país, processo chamado de  MENSALÃO, foi de uma demonstração  democrática já mais vista numa nação tupiniquim. Ousadia  maior   quando conseguiu mostrar diariamente nas telas da TV os pronunciamentos dos  senhores Ministros.

O país entrou em polvorosa e se imaginaria  que só a elite jurídica e alguns intelectuais mostrassem interesse em acompanhar o demorado debate, puro e enganoso pensamento, o Julgamento do Mensalão entrou nas entranhas de uma grande parte da população brasileira, o povo mostrou interesse e anseia de imediato a prisão dos culpados, episódio que talvez jamais aconteça , uma vez que demanda tempo,provas,recursos e mais recursos. Uma verdadeira via-crúcis, conduta esta só após tramitado , julgado,recorrido ,revisado e sentenciado a pena, isto leva tempo e muitas discussões.

Para este mortal o fato de se chegar  ao acontecido ,a maestria de nomear todos os envolvidos, alguns considerados blindados e intocáveis ,verdadeiros semideuses,depois sentenciados ,julgados,considerados culpados ,discutidos, apresentados ,escancarados e levados ao conhecimentos   dos  mais simples cidadãos deste país em todos os recantos da nação, já se considera uma vitória da democracia e do exercício da cidadania , fazendo brotar a alegria de ser Brasileiro pelas as atitudes da maioria dos Ministros julgadores. Nem tudo está perdido ,será este  o refrão ,refrão que será semeado na mente de cada cidadão brasileiro,eu disse cidadão.

Outro fator que chama a atenção do cidadão é a posição de cada Ministro, muitos de nós indaga a si mesmo, muitos de nós fica a imaginar como votaria um Ministro indicado pelo Presidente da República, provavelmente deverá votar na vontade de quem lhe indicou num compadrio subserviente e sem limite, esta interpretação vem eivada de equívocos, pois uma vez sendo o Ministro do STF indicado por determinado Presidente  e depois de  ser aprovado pelo Senado da República após uma sabatina, entra no Tribunal com a chancela do povo e é ao povo que deve plena e irrestrita satisfação.

 Não deve este  Ministro querer agradar a nenhum cidadão deste país, além do cargo ser pétreo e estável,só sai com a compulsória , jamais poderá ser punido em relação aos seus fartos salários e mais ,  só foi indicado por ser conhecedor profundo das leis do país, por ter conduta ilibada em todos os setores da vida e por  ser motivo de orgulho para um povo simples e sedento por justiça.

 Qualquer cidadão que ocupe uma cadeira neste Tribunal , tem por obrigação que ter os olhos virados para a justiça e para a isenção,tem que julgar  sem compadrio ou preso a qualquer favor. Agir de outra maneira é desvirtuar o mister do Supremo,agir de outra maneira é mudar o viés do Tribunal, é trair os anseios, as vontades e o querer do seu  povo.

O Julgamento do Mensalão já é motivo de orgulho para o povo brasileiro, o que vier depois já faz parte da segunda etapa, do segundo tempo e continua na mira do povo. Termino afirmando que, povo bem informado é povo participativo .

Depois de julgado , o povo será mais  exigente , ninguém saberá qual o destino a seguir e como será o desenlace.   Eu não acredito que ficará o dito pelo não dito.

Deus e a Justiça ilibada com certeza proverão  a melhor solução.
A depender da vontade do povo , das sentenças dos  Ministros e das novidades tudo pode acontecer,até mesmo a pena máxima para alguns dos envolvidos.
Paciência faz parte desta receita e resiliência a  maior propriedade de um povo consciente.    

Iderval Reginaldo Tenório
Quero a sua opinião



Miniatura

O Rappa "Vapor barato" (Musikaos)

A banda carioca O Rappa ao vivo no programa Musikaos apresenta sua versão para o clássico de Jards Macalé & Wally Salomão "Vapor barato", em 2001.
1 ano atrás  910 views



Miniatura

Gal Costa - Vapor barato

clip feito como trabalho de faculdade ... Layla Macedo ... gal costa clip ...
5 anos atrás  10531 views




O Rappa - Homem Amarelo

homem amarelo
de Rectumdetruie  498206 views




Miniatura

O Rappa - Suplica Cearense

cd 7 Vezes
4 anos atrás  3357880 views




5 comentários:

MARCOS SALES disse...

Belissimo artigo. Até que enfim surge uma luz de uma verdadeira democracia no Pais. Parabens Dr. Iderval pelo artigo. Um abraço

Anônimo disse...

É a justiça acordanddo para alguma das muitas atrocidades quejá ocorreram e que ninguém ficou sabendo e acabou tudo em pizza.
Eu espero ver de verdade o resultado desse julgamento, espero estar viva para ver!!

jaime leal disse...

Muita gente pensa que o mensalão começou em 2005, o que não é verdade! Essa coisa sempre existiu desde o começo das repúblicas, embora estourasse agora por não receber a quantia devida e prometida de sobras de campanhas a ROBERTO JEFFESSON, ai ele saiu atirando para todos os lados, eu pergunto aos Srs. ministros e o mensalão do DEM/PSDB? O dinheiro arrecadado na venda das estatais da era FHC foi pra onde? Não quero e nem estou defendendo A nem B, más existem mais erros que deve está acobertado por alguém.
Jaime Leal

iderval.blogspot.com disse...

CONCORDO COM O JAIME LEAL,ESTA PRÁTICA É ANTIGA,APENAS AGORA QUE O POVO ESTÁ TENDO ACESSO AS INFORMAÇÕES. AGORA QUE MEXEU COM O POVO MEXEU. IDERVAL.

Almira Reuter de Miranda disse...

O desenvolvimento de um País só chega com mudanças.Não é porque vem desde a época da República que temos que continuar,venho de uma época onde minha mãe me mandava seguir o eleitor para se colocar uma x no candidato,eram analfabetos,,hoje estamos com urnas eletrônicas,e em tudo veio a evolução,porque nós não pudemos mudar?Temos que mudar sim,não somos mais da época da República,somos agora era da Democracia,que tanto lutamos para ter.Sou artista plástica mas!Peço mudanças em minhas obras,pois estas são necessárias,como disse Iderval que mexeu com o povo. Ainda bem, pois faço parte do povo,realmente agora temos todo tipo de informações,e cobramos mudanças.