quinta-feira, 18 de outubro de 2012

HIPERTENSÃO ARTERIAL E O Sal ( O cloreto de Sódio).Começa na Infância

               

























O Sal  ( O cloreto de Sódio)

Data de 5mil anos o uso do sal, o sal é um produto conservante, ele impede que alimentos perecíveis se deteriorem com rapidez.

Quando não existia refrigeração artificial era o sal quem dava vida longa às carnes, aos peixes e a todas as conservas.

Este camarada é propiciador do sabor aos alimentos, ele é indispensável à vida, mesmo sem colocar uma única pitada de sal nos alimentos ele  já vem embutido naturalmente, quando o animal se alimenta repassa para os seus tecidos o saboroso sal, quando um vegetal cresce  , retira da terra o abençoado cloreto de sódio e repassa para as folhas,para  os frutos e para o seu caule,então tudo que o homem come já vem  delicadamente salgado. Mesmo assim o homem aprendeu a usar o sal como tempero e necessita diariamente de uma média de 06 gramas , o brasileiro  consome duas vezes mais, 12  gramas.

O que o sal faz no organismo .

Existe uma propriedade na natureza chamada de osmose, explico primariamente: 

 osmose é um processo de movimento pertinente à água entre dois ambientes com  concentrações diferentes de solutos(neste caso o sal), estes ambientes são  separados por uma parede que só deixa passar a água, ficando o soluto(o  sal) preso na cavidade , neste caso, a água migra, corre,procura, vai para o ambiente que tem mais sal. Enquanto mais salgado for o ambiente mais água puxa para si, por isso  é que, quando o ser humano come comida salgada tem depois muita sede.

  Entenda Eu tenho um tanque cheio  d´agua, coloco uma parede permeável à água dividindo em dois ambientes, depois coloco sal de um lado e deixo o outro lado do tanque sem sal, no outro dia parte da água  do lado sem sal migra para o lado que tem o sal, o sal puxa a água para si ou traduzindo, a águia é atraída pelo sal. Acho que ficou claro. 

O Corpo humano é constituído de 70 a 80% de água, eu disse 70 a 80% , pegue um litro dágua, retire 200ml e coloque no seu lugar 200gramas de uma farinha feita de tudo que existe de diferente no universo, eu disse de tudo, de todos os elementos (Ferro, Zinco, Cobre, Ouro, Oxigenio, Nitrogenio, Carbono, sódio, potássio , enfim todos os elementos, até o ouro). Esta água não fica solta, fica dentro das células misturadas com os sais(neste caso o sal) presa ,cercada por uma capa, por uma casca ,por um invólucro, uma embalagem chamada membrana que deixa passar muita água e pouco sal, então, uma parede semi permeável, é ou não é?.     

A água entra no corpo pela boca e uma pequena parcela é produzida pelo próprio organismo quando quebra os alimentos e produz a energia para a vida.

Grande parte da água se encontra no sangue , uma média de 05 litros, nesta água se encontra  a maior concentração de sal, então o sangue é muito salgado, acontece que o sangue é transportado para todo o corpo através dos vasos sanguíneos, informo que estes vasos formam um ambiente fechado, um ambiente sem vazamentos , o sangue circula neste recipiente, para poder correr tem que ser impulsionado por uma bomba , o Coração,  um aparelho feito de músculos, bate 80 vezes por minuto, 3600 por hora, 100mil vezes por dia, 3 milhões por mês, 36 milhões por ano, 400 milhões em 10 anos e 2 bilhões de vezes em 50 anos de vida, isto é: 400 milhões para cada 10 anos de vida, veja quantas vezes o seu coração já bateu.

Quando o coração bate e impulsiona o sangue nestes vasos produz uma pressão que é a máxima(Sistólica), para o vaso não romper , a espessura de sua parede se dilata e depois se contrai, é a pressão mínima (Diastólica), quando se diz pressão 120 por 80 ou 12 por 08, 12 é a força do coração e 08 a reação dos vasos.

O vaso principal começa no coração, chama-se aorta, é uma vaso calibroso e de paredes espessas, esta é praticamente impermeável, como uma tubulação de uma cidade, à proporção que vai se distanciando da bomba (o coração)ela vai distribuindo sangue para os  órgãos, vão saindo da aorta vasos mais finos e com paredes menos espessas até chegar a vasos tão finos que só passa uma célula de sangue, elas  passam entre os tecidos em filas indianas, se  o sangue tiver muito sal, mais sal do que o tecido, a água migra para dentro dos vasos aumentando a quantidade de água dos vasos, igual a uma câmara de ar ou o pneu de um carro , a pressão vai subindo, até virar uma doença chamada hipertensão arterial, entendeu, acho que ficou explicado.

Veja o detalhe, se os vasos vão ficando menores e menos resistentes, com o aumento da pressão eles podem romper, não é verdade? E os vasos mais finos estão no cérebro , nos rins e nas glândulas, conseqüentemente pode acontecer: Derrame  cerebral (o famoso AVC), derrame cardíaco, rompimento ou o entupimento dos vasos nos rins, insuficiência renal.

Outro fato importante, o coração é uma  bomba que empurra o sangue, se tiver  muito sangue, fica pesado e ele começa a  fazer mais força, igual a uma pessoa que em vez de carregar 20 quilogramas carrega 50, faz mais força, pode adoecer.

Resumindo , quando se come muito sal, este vai para o  sangue , por onde o sangue passa  retira  a água das células e aumenta a sede, bebe-se mais água e fecha-se o círculo. A pressão sobe, gera a hipertensão, o coração se estraga porque faz mais força para bombear o sangue, os rins  trabalham mais para poder eliminar a água e o sal, a pressão alta do sangue  força todos os órgãos e pode romper os vasos causando patologias sérias ao organismo.  Como conseqüências: consultas, remédios, internamentos, derrames, infartos , cirurgias, diversas doenças , prostração no leito e morte,  todo o organismo fica doente.

A maior parte do sal é consumida nos molhos, nos enlatados, nos salgados, nas carnes , nos embutidos e em todos os comestíveis industrializados, até nos doces .

Então desenvolva uma campanha própria e difunda, divulgue, compartilhe com todos os humanos, a campanha do menos sal, não espere pelo governo.

O maior contribuinte para o aumento do consumo do sal no mundo moderno é a industria de alimento, então diminua o consumo de produtos industrializados, preferencialmente prepare os alimentos em casa,   outro fato importante é que tudo isto tem ligação com a  genética , com a idade e com o peso do corpo.

 Uma bomba que foi projeta e colocada num prédio de 05 andares e bombeia 1000 litros d água por hora pode queimar se tiver que bombear a água para um prédio de 10 andares, muito mais do que a sua capacidade e se não tiver repouso com certeza  vai estourar.

É a minha contribuição em palavras simples e até mesmo primárias, acho que assim fica mais fácil para os  menos estudados entenderem, você que é o bam bam bam  e já sabe deste itinerário apenas deu uma repassada no assunto, acredito, isto é muito bom, parabéns..

Fique tranqüilo, coma pouco, diminua o sal, não seja guloso, não seja uma pessoa preocupada, não  antecipe os fatos da vida, apenas seja cauteloso e exigente com o que come, seja sorridente, alegre e não esquente a cabeça.

Fui chato, assumo, mas por uma boa causa. 
Não proíba  as  suas crianças de viver bem, apenas dê exemplo em casa, seja exemplar.

Iderval Reginaldo Tenório
Crm-Ba- 7038

QUERO A SUA OPINIÃO- ELA É MUIT0 IMPORTANTE,AGORA QUE FUI CHATO FUI. Iderval.














4 comentários:

Artes e escritas disse...

Excelente! Reclamo do excesso de sal também. Um abraço, Yayá.

MARCOS SALES disse...

O dr é chato mais é muito bom no que faz. Ruim é não ser chato e não saber de nada. Valeu Iderval pela aula

MARCOS SALES disse...

Meu Dr. o senhor nunca foi chato (nem que queira) o sr. é uma pessoa de uma sabedoria e de uma simplicidade fora do normal, eu sim que não sei de nada e sou metido a entendido. Muito obrigado pela aula, pois sou hipertenso e cada vez que tenho contato com vossamercê ou leio os seus artigos cientificos, fico mais confiante na vida. Um abraço e obrigado

Unknown disse...

muito bom acredito que muitas pessoas não sabem sobre isso mas,parabéns pelo a iniciativa de repassar essa informação para seus seguidores assim podemos alertar nossos conhecidos a se alertar da importância de como utilizar o sal vendo os seu benefícios e malefícios que pode se causar em um ser humano.Muitas das vezes a pessoa adquire a hipertensão por causa disso mais não tem a noção e ficou claro nesse informativo do senhor muito bem DR.IDERVAL