quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Joaquim Barbosa

                                       JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES 


Ao publicar um resumo da biografia do Ministro Joaquim Barbosa é para mostrar aos menos favorecidos, aos negros e ao povo de uma maneira geral ,  que cada um de nós, tem sim a possibilidade de alcançar patamares que muitos não acreditam,basta olhar para os bons exemplos,aprender com as boas companhias,dedicar a massa cinzenta aos estudos e lutar pelos seus ideais.  




Imploro,explico e explano aos mais jovens que , a vida é uma olimpíada e todos competem na busca dos melhores resultados,muitos são os empecilhos:Rios,Leões,Piranhas,Jacarés,Tubarões,as Cobras,A fome,A falta de respeito,a Perseguição,Cercas,Muros, ,Relâmpagos,Cheias e outras dificuldades pertinentes ao mundo atual. 

Alguns alcançam os seus ideais , com a  orientação precisa dos seus genitores que lutam cotidianamente por dias melhores ,apesar das dificuldades fazem por merecer,são motivos de orgulho para os seus consanguíneos e amigos.   

Outros chegam com muita ajuda  e de diversos ajudadores,são os apaniguados,os protegidos,os que nasceram sem esforços,sem conhecer estes entraves,  são carregados,ovacionados antecipadamente,cortam caminhos,os juízes auxiliam,não sabem o valor de um pão,de um sabão, de uma broa ou de um picolé, é uma vitória sem sal,sem gosto ,sem suor e que muitos deveriam ter vergonha desta conquista, pois é apenas obrigação, o normal é chegar lá,são os Doutores Permínios, como disse o grande Josué Montello  no " O ARCO DO TRIUNFO",enquanto outros e outros , aqueles desamparados,sofridos,esquecidos e vilipendiados só conseguem alcançar os ideais,na luta e na conquista, com garra, força, esforço,com o  suor do seu próprio rosto,com o sal que escorrega pela boca e com as lágrimas que engradecem os grandes homens nas longas noites de concentração, sem amigos, sem parentes,sem aderentes e em debates confabulando   com Deus,estes podem gritar,eu cheguei e tenho orgulho deste lugar, estou aqui para mostrar aos meus semelhantes que ,com dedicação,ética  e estudo tudo é possível.

Então jovens deste Brasil,principalmente os jovens que os homens não olham e nem apoiam, não deixem que as dificuldades impeçam os seus crescimentos,não deixem que as distancias e o cansaço sejam mais fortes do que vocês,continuem a perseguição do sucesso,  o seu dia chegará, todos com certeza têm um lugar no pódio,é questão de tempo,depende muito de vocês,   não se intimidem com as dificuldades,não deixem que o desânimo vença as suas vontades e não esqueçam que é a caneta a sua principal arma,é o papel a sua roça,é o suor a  sua tinta e o cérebro é o seu Universo. Olhem para a sua famílias e digam- MAMÃE,PAPAI ,TITIA,VOVÔ,VOVÓ nós chegaremos lá. Nós chegaremos .

É a vontade deste simples amigo, deste simples amigo que com  certeza terá vocês no futuro como grandes homens desta terra , eu acredito nos jovens que estudam. Eu sou muito pelos jovens desta nação. 
  Iderval Reginaldo Tenório

Joaquim Barbosa
nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.
Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) (1979-84).[3]
Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado daUniversidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e naUniversidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, naÁustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade. Foi indicado Ministro do do STF por Lula em 2003.[4]
Embora se diga que ele é o primeiro negro a ser ministro do STF, ele foi, na verdade, o terceiro,[5] sendo precedido por Hermenegildo de Barros (de 1919 a 1937) e Pedro Lessa (de 1907 a 1921).



Miniatura

01- A VIDA DO VIAJANTE - Luiz Gonzaga - 50 anos de chão - disco 5

Luiz Gonzaga - 50 anos de chão - disco 5 FONTE: www.forroemvinil.com ------------------------------------------------------ A Vida do Viajante ...
1 ano atrás  26653 views





Miniatura

A TRISTE PARTIDA - PATATIVA DO ASSARÉ

Um retrato da alma nordestina. Música de Luiz Gonzaga e Poema de Patativa do Assaré. ... senhorincrivel ... TRISTE PARTIDA PATATIVA DO ASSARÉ ...
3 anos atrás  187239 views



3 comentários:

Marcos Sales disse...

Pela sua postura, sua cultura e suas decisões é um homem que merece todo o respeito do povo brasileiro

Daniel Walker disse...

Excelente, postagem, Iderval. O Brasil precisa de mais Severinos assim. Este homem honra o Supremo
Tribunal e nos faz acreditar, sim, que a Justiça nesse País funciona em prol da moralidade. Ele criou uma nova página na história da jurisprudência brasileira.

Anônimo disse...

Esse homem merece toda honra de nós brasileiros.
Exemplo na classe dos magistrados. O Brasil precisa de pessoas como o Joaquim Barbosa.