Preconceito é uma opinião ou atitude negativa e infundada que se tem em relação a uma pessoa ou grupo, com base em características como raça, gênero, orientação sexual, religião, nacionalidade, entre outras.
Baseado nesta definição, podemos defini-lo como falta de cultura, conhecimento, estudos dos seres humanos, o histórico da humanidade e das suas civilizações.
No Brasil muitos são os tipos de preconceitos, indo do linguístico ao regional, perpassando pelo étnico, religioso e o de gênero, configurando total desconhecimento da história do país, da miscigenação racial, dos costumes e dos fatores sociais. Enfim, o preconceito no Brasil configura ignorância destes fatores por todas as camadas sociais, notadamente pelos tradicionalistas.
Enquanto mais conservadora, evangélica e quatrocentista for a família, maior o índice de preconceitos para com a população dita como minorias.
Termino informado que no Brasil não existe preconceitos no senso comum da palavra, existe sim ignorância enraizadas dos preconceituosos e não vai ser punição que acabará com esta maldita propriedade, uma vez que foi implantado no brasileiro na primeira infância e na adolescência no seio familiar.
Só e somente só, a escola, a educação, a convivência natural com todas as camadas sociais e o respeito a todos os seres humanos serão capazes de acabar ou diminuir este poço de ignorância.
Escola, conhecimento e respeito, os alicerces para uma boa convivência social.
Alguns tipos de preconceitos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário