segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Resumão: Anatomia do coração - Ponto Biologia


Entendendo o sistema vascular: como funciona o coração, as artérias e as  veias

 

Os 10 complexos viários mais insanos do mundo


Arteris Litoral Sul confirma data de inauguração do Contorno Viário da  Grande Florianópolis - FloripAmanhã


Os piores congestionamentos da história; fila de carros chega a 300 km


A complicada situação da mobilidade em Brasília, a "capital dos  engarrafamentos"


                                               O TRÂNSITO

         Iderval Reginaldo Tenório

Como Médico e estudioso do corpo humano, que é a minha obrigação,  para o bom exercício  da profissão, tenho me deparado com os engarrafamentos do trânsito e passo a imaginar:

Será que os homens que organizam esta tarefa não atentaram  ainda  que não devem inventar, devem apenas copiar o que existe de mais sublime que é o corpo humano para elaborarem um trânsito mais tranquilo?

Os motoristas  deveriam entender que existem diretrizes, leis,  e deveriam ser seguidas pelos portadores da carta magna de motorista.

AO ASSUNTO:

O corpo humano é o mais complexo sistema que existe no Universo e este possui os seus sistemas viários: O elétrico, o telefônico e hidráulico,   nos apegaremos apenas ao  hidráulico.

O Sistema Hidráulico é constituído das Artérias, Veias e vasos  linfáticos.

As Artérias são os vasos que conduzem o sangue oxigenado para o consumo celular e as veias os recolhem,  devolvendo ao coração e aos pulmões para ser recarregado e redistribuído para consumo, isto acontece até o dia da morte do ser vivo.

As artérias percorrem todo o corpo, à proporção que vão se distanciado do coração vão ficando menos calibrosas, vão ficando mais finas e recebem o nome de capilares, não diferente destas grosseiras e fajutas imitações chamadas Avenidas, ruas, travessas e depois caminhos. .Acontece que as artérias  obedecem a  um sistema lógico que é a  DICOTOMIA.  Enquanto as  artérias fazem os  seus trajetos, originam duas artérias menores, estas  apresentam  e suportam a mesma capacidade da original, isto é, não existem engargalamentos  neste sistema.

Fato relevante também, é que nas curvas, nas dobras, nos entroncamentos existem acabamentos boleados e polidos, quebrando as  quinas para que as hemácias,  que são os veículos,  não encontrem dificuldades nas suas manobras.  Fato também de suma importância é que nestas artérias as hemácias  que são os veículos não podem parar ou estacionar ao seu bel prazer, se não serão atropeladas e causarão um grande prejuízo ao sistema como um todo.

Os veículos que transitam por estas artérias são de diversas variedades: Hemácias, leucócitos, plaquetas, proteínas, vitaminas, sais minerais, gorduras,açúcares e um cem números de outras estruturas, mais uma vez  imitados pelos seres humanos com os seus carros, caminhões, tratores, motocicletas, bicicletas, patins, transeuntes de diversas naturezas. A diferença é que, cada  elemento  sanguíneo  tem consciência de suas funções e obedecem uma lei maior- a lei do corpo humano, que os conduzem com maestria e harmonia, numa conduta diretiva chamada de propriedade  laminar.

Não vou prolongar a matéria, uma vez que o recado já foi dado.  Apenas apelo para que as autoridades do setor convoquem quem realmente entende de trânsito:

Uma equipe de médicos, engenheiros de trânsito, motoristas de taxi, ônibus e  de grandes carretas, motociclistas, ciclistas  e cidadãos que transitam a pé nestas artérias.

1-Que as quinas das ruas sejam boleadas, não deixem nenhuma quina pontiaguda, com bicos dificultando as curvas do veículos.

2-Que acabem com todos os gargalos construídos nas bifurcações e entradas das grandes avenidas e ruas largas.

3-Que as grandes avenidas sejam portadoras de saídas de veículos com mais frequência, exemplo nosso .

4-Que abram os retornos inteligentemente, devido os motoristas inocentes, despreparados ou irresponsáveis possam transitar sem dificuldades.

Para se abrir um retorno numa grande avenida, faz-se necessários que  se faça uma entrada com alargamento progressivo bem antes do retorno e logo que se faça a curva,  a saída obedece o principio inverso, vai se estreitando paulatinamente até a saída total.  O detalhe é que o veículo que transita na mesma direção deste retorno, seja avisado para que não  atropele o veiculo que realizou o retorno.   Esta manobra é feita construindo o retorno sempre   nos limites do canteiro. Meus amigos, está claro que é isso o que faz o corpo  humano, basta imitá-lo  sem emendas.

Não vou falar mais, pois muitas são as ideias, basta vontade política.

A urbanização tem que ser plena, todos os cidadãos tem que tratar os outros com educação e respeito.

O trânsito tem solução,  basta educação, inteligência e respeito

Salvador, 30 de Novembro de 2024

Iderval Reginaldo Tenório

 

Nenhum comentário: