domingo, 8 de julho de 2018

Manual Alimentando seu Cérebro










Manual Alimentando seu Cérebro

 

CENTRO- NURIÇÃO CELULAR 

Localizada em bairro nobre de cidade de Bauru, O CENTRO DE NUTIÇÃO CELULAR possui completa infraestrutura para o atendimento nutricional dos paciente.

imagem-destaque
Adicionar legenda
O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo. Ele pesa em media 1,3 e possui duas substancias diferentes, uma branca e outra cinza. A área acinzentada dá forma ao córtex cerebral que é dividido em mais de quarenta áreas com funções distintas, tais como: memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento É nessa porção cerebral que ficam agrupados os neurônios.
Cada hemisfério do cérebro é composto de cinco lobos. O lobo frontal está associado à atividade motora, a fala, as atividades do pensamento e do planejamento, além de ser responsável pela cognição e pela memória. O lobo parietal é responsável pela interpretação das sensações e pela orientação do corpo como um todo. O lobo occipital interpreta a visão. Nos lobos temporais, as emoções e a memória são trabalhadas, possibilitando ao indivíduo a capacidade de identificação, recuperação e interpretação das informações passadas.
bigstock-Human-brain-lateral-view-12985748
O cérebro é uma espécie de rei que controla todas as tarefas que realizamos. Desde o ato de abrir e fechar os olhos, passando pelo controle da temperatura do nosso corpo, da pressão do sangue correndo em nossas artérias, da frequência das batidas no nosso coração, dos nossos milhares de movimentos físicos, além de captar e interpretar todas as sutis informações vindas dos nossos sentidos como visão, audição, olfato, tato. O cérebro também é responsável pelo nosso raciocínio, e pelas nossas necessidades mais básicas, tais como fome, sede, sono e apetite sexual. Não tenha duvida! O cérebro está no comando e administra todas as nossas emoções e reações!
Todo o nosso corpo é comandado e regulado por esse órgão tão pequeno, porem PODEROSO!

1
Adicionar legenda

Com tamanha responsabilidade, ele precisa estar sempre funcionando de forma correta, mas será que é possível alimentar nosso cérebro? Aumentar seu nível de produtividade e de memoria? Sua inteligência?  Sua saúde?
A resposta é SIM! Através de vários estudos e pesquisas já sabemos que as células cerebrais podem ser regeneradas, multiplicadas e ate mesmo geradas em decorrência de doenças como um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou ate mesmo diante do surgimento da necessidade de aprender novas habilidades ou conhecimentos.
Uma alimentação balanceada é necessária para um bom funcionamento de todo o nosso corpo e tem um papel fundamental na prevenção de males que podem prejudicar todo o desenvolvimento normal de uma pessoa, incluindo aí, as atividades do cérebro.
Em alguns alimentos, há componentes que ajudam a produzir novos neurotransmissores, com as mais diversas funções. Por isso, uma dieta saudável vai suprir as necessidades especificas do cérebro e pode ajudar neurônios a alcançarem um equilíbrio químico adequado.
Mas para que os alimentos sejam bem aproveitados e seus nutrientes sejam absorvidos de forma satisfatória pelo cérebro, o fígado e o trato gastrointestinal devem apresentar bom funcionamento. Essa relação é muito importante e deve ser bem equilibrada na alimentação.

Nutrindo bem o cérebro

O DHA é um dos acido graxos Omega 3 que permite a comunicação entre as células nervosas ajudando o cérebro a vigiar o humor, aumentar o QI e o potencial da memoria.
Já, as vitaminas do complexo B (principalmente a B1 tiamina, B3 Niacina, B6 Piridoxina, B9 ácido fólico e B12 Cobalamina) trabalham para promover o sistema imune do cérebro, protegendo os tecidos nervosos contra a oxidação. O cérebro é suscetível à oxidação causada por radicais livres, moléculas altamente reativas que atacam e danificam as membranas celulares e as proteínas, deixando suscetível o órgão ao envelhecimento e as doenças.
Para isso, existem os antioxidantes que são nutrientes que combatem e neutralizam os radicais livres. As armas primárias desta luta são as vitaminas C e E, carotenoide e o selênio mineral.

Alimentos antioxidantes:

Betacarotenos:
frutas e hortaliças amarelas e alaranjadas como cenoura e mamão e vegetais verdes escuros como espinafre e folha de couve.
Cenoura
Adicionar legenda

Luteína:
milhos e ovos
milho
Adicionar legenda

Catequinas:
chá e cacau
Untitled-1
Adicionar legenda

Licopeno:
frutas e verduras vermelhas como tomate e melancia
Antocianinas:
uvas, vinhos amora e cerejas.
Flavona:
frutas cítricas
zu8bup2b
Adicionar legenda
Organosulforados:
repolho, couve flor
gmoybpbo
Adicionar legenda
Selênio:
castanha, nozes
odsz64lg
Adicionar legenda

Alimentos que estimulam o cérebro

A glicose é a principal fonte de energia do cérebro, que pode ser encontrada nos alimentos ricos em hidratos de carbono (carboidratos), e eles estão presentes nos cereais, pães, massas, hortaliças, frutas. o ideal é ter refeições em horários regulares para manter a glicemia estável durante todo o dia. Procure associa-los com proteínas, pois elas também são estimulantes.
3vsdbxos
Adicionar legenda

Uma substância considerada fundamental para manter a memória em atividade, a  boa concentração, a memorização e o aprendizado é a fisetina, cuja função é estimular a formação de novas conexões entre neurônios e fortalece-los. A fisetina e esta presente no morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã e também na cebola e no espinafre.
3ynj6cbv
Adicionar legenda

Castanha do Pará, nozes e amêndoas são alimentos ricos em vitaminas E e selênio, que reduzem o estresse oxidativo e seu dano às células do cérebro, além de melhorar o seu sistema imune e de protege-lo contra o envelhecimento celular.
q05na6hu
Adicionar legenda

Excelentes fontes de ômega 3: os peixes – salmão, atum, arenque e sardinha – são importantes para a função neurológica, sensibilidade cognitiva, aprendizado e comportamento, capacidade de se concentrar e da memória.
ak7f0kmp
Adicionar legenda

A gema do ovo é rica em colina, um nutriente necessário à transmissão nervosa, à regulação biliar e ao funcionamento do fígado. Ela minimiza o excesso de gordura no fígado, ajuda na produção de hormônio e é necessária ao metabolismo de lipídeos e colesterol. Sem colina, o funcionamento do cérebro e a memória ficam prejudicados.
Os Fitosteróis – são estimulantes poderosos do sistema de defesa do organismo, que  reduzem a proliferação de células tumorais, infecções e inflamações. Presentes em todas as sementes e grãos, os fitoesteróis também se encontram em óleos vegetais prensados a frio.
As sementes de abóbora, apesar de pequenas, guardam uma série de nutrientes fundamentais para o seu cérebro. Alimentos ricos em amido, como a batata, contém altos níveis de glicose que ajuda na manutenção da memória. Os diferentes tipos de pimenta, geralmente as mais picantes, contêm altas concentrações de vitamina C, que são fundamentais para o funcionamento das células nervosas.
4o6teme0
Adicionar legenda
Da mesma forma que existem os alimentos que fortalecem e dão saúde ao cérebro, existem aqueles que podem danificar o seu funcionamento. São eles os alimentos que causam picos glicêmicos, saturando a taxa de glicose no sangue e no cérebro – como o açúcar (principalmente o refinado), as massas e os cereais refinados, a batata inglesa e os doces, em geral.
Esses alimentos elevam a produção de insulina e de ácido aracdônico, que são fortes responsáveis pelos processos inflamatórios, além de acelerar o envelhecimento e a morte das células cerebrais. As frituras e as gorduras de origem animal, que tornam as membranas celulares rígidas e pouco porosas, também são vilões para o cérebro. Esses produtos inviabilizam a fluidez e a qualidade das trocas químicas, tanto de nutrição, como de limpeza orgânica.
A manutenção de uma alimentação equilibrada e saudável é  benéfica para o funcionamento de todo o organismo e em especial ao cérebro, que comanda tudo lá de cima.

Curiosidades do nosso cérebro

Cada hemisfério do cérebro humano está relacionado a um conjunto de habilidades. Assim sendo, o lado esquerdo é o responsável pelas seguintes habilidades: leitura, uso da linguagem, seguimento de instruções, localização de fatos, identificação de símbolos e escrita à mão. Já o lado direito é o responsável pelas seguintes habilidades: matemática, canto, música, expressão artística, criatividade, emoções e sentimentos.

Belchior - Saia do Meu Caminho - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=gGV1yyDMGSM
3 de nov de 2012 - Vídeo enviado por Granuhha
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em Sobral, CE, em 26 de Outubro de ...

Belchior - Tudo outra Vez - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=uUiycm1Mi-I
29 de jul de 2008 - Vídeo enviado por edumota
ainda sou estudante...da vida que eu quero dar...

Belchior - Velha Roupa Colorida (gravado em 2011, no Uruguai ...

https://www.youtube.com/watch?v=96Ke5TPILF0
2 de mai de 2017 - Vídeo enviado por Mateus Bar
Última gravação conhecida do Belchior, já no seu auto-exílio. Gravado em parceria com o músico João ...

Belchior 20 Super Sucessos Completo - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=SbNKe3HLufI
18 de set de 2016 - Vídeo enviado por nascimento rodrigues
Belchior 20 Super Sucessos Completo. nascimento rodrigues. Loading... Unsubscribe from ...

Nenhum comentário: