quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A TRAJETÓRIA DE UM JOCA.

Resultado de imagem para família nordestina
Adicionar legenda
Resultado de imagem para família nordestina
Adicionar legenda
Joca ,  filho mais velho  de uma família de dezesseis irmãos , nascera numa pequena casa de taipa sob os cuidados de uma velha parteira , vivera sob o sol escaldante do nordeste brasileiro num pequeno município literalmente  agrícola, no qual,   o índice pluviométrico beirava os 600 milímetros de chuvas, o garoto era um xerófilo, neste primeiro ato era  o Joca casado com a sua ampla e nordestina família, a sua mais importante união. 

Do cabo da enxada e da lâmina da foice, o Joca conheceu  a caneta e o papel, nas feiras livres do seu pequeno município  aprendeu a contar, somar e resolver os problemas dos pequenos comerciantes .

 De mente aberta e  bem oxigenada  procurou se  matricular no único grupo escolar e antes de terminar o curso primário, já sabia mais do que o mais exímio professor, o menino era um predestinado. 

 Curioso, prestativo e sempre ativo,  na carroceria de um caminhão carregado de sacos   visitou a cidade chave que comandava  a sua região , tomou gosto pela pequena metrópole, conseguiu um emprego na Prefeitura e de imediato fez a sua matrícula  no Colégio Municipal , trabalhava em turno contínuo das 08 às 14 horas na secretaria escolar , ensinava  até a oitava série no período vespertino e continuava na mesma escola, pois à noite , de professor passava a estudante do curso médio. 

A noite era longa, só se entregava aos braços de Morfeu depois que o galo cantava, os sonhos eram muitos e teriam que ser realizados, o menino trazia na mente a certeza de dias melhores.

Como o mundo é todos e a esperança  a mãe de todos os homens , o menino partiu para a capital,  e lá, devido a  força das ondas, do  roncar das águas e da sutileza da brisa   se encantou com o mar,  se apaixonou pela lua e fez as pazes com o escaldante sol, decidido e confiante ingressou no seu maior desafio, enfrentar os bancos da Universidade, na primeira tentativa e com muito foco   acertou na mosca , de cabeça raspada e de boné verde estava lá sentado na primeira carteira o meu querido  camponês e capiau Joca, o filho de seu Totonho, neste período,  com afinco e predestinação,  perpassou com turbulência o seu segundo casamento, o seu enlace era com a escola e o trabalho, sem ouvidar a vasta familia.
  

Como o tempo não para, não espera  e não perdoa  , passado mais de seis anos , lá se encontrava o menino, agora um jovem estudado e graduado, todo  vestido de branco a iniciar a sua lida profissional para o bem da humanidade. 

De inicio procurou um rancho para a familia , escolas para os irmãos combinadas com    empregos para os maiores e um porto seguro para os sofridos pais, com este gesto o Joca reiniciava o seu terceiro casamento, a volta do homem ao seu inesquecível ninho, a mais importante instituição da vida e o mais confortante dos Portos seguros , volta o Joca ao seio da família e tudo orquestralmente recomeça.

A prole de seu Totonho toma o caminho da escola, todos apoiados pela batuta do  pequeno varão encontram os seus destinos, todos sem exceção ,    se familiarizaram com os livros, com os cadernos e as canetas, são guinados a seguirem o exemplo dos pais, homens do bem , agora enriquecidos com a sede do  saber e do conhecimento, todos partiram para o pódio.

O Joca, com  esta façanha e responsabilidade,  mantinha o seu indestrutível  casamento com a família, até o dia em que , com   os irmãos  em franco desempenho, prestes a conquistar a independência com segurança e   cidadania  , com os pais bem instalados  parte o Joca para o seu ultimo , decidido e pensado casamento, parte o moço para a constituição de  um novo núcleo familiar, conquistar uma esposa, os seus rebentos e um lar.  

O menino  convicto que jamais esquecerá de todos estes enlaces , convicto desta série   de casamentos, todos  conquistados e vividos em épocas coerentes e certas, caminha firme em busca da felicidade.

 O Joca, o filho de  seu Totonho  , é um verdadeiro Joca,  bom filho, bom amigo, bom estudante, grande colega,  excelente trabalhador, exemplar irmão, um invejável   cidadão do bem. Conheceu com plenitude os casamentos da vida, primeiro com a família,  depois com a escola e com o trabalho,  novamente com a família e por ultimo na constituição de um novo ciclo, com segurança,  inteligência, independência , sabedoria , equilíbrio e cônscio do dever cumprido em todas as etapas preparatória da vida, o Joca atuou com simplicidade e  maestria, o Joca   foi  para todos um exemplo de cidadania.

Na vida conheci alguns Jocas  e deles tenho orgulho, Joca muito obrigado. 

A sua Universidade foi a Universidade da vida e do mundo, você foi um vencedor. 


Iderval Reginaldio Tenório


Serra do Araripe Dr Iderval Reginaldo Tenório - YouTube

Este moço é um  Joca  e fala de outro Joca

https://www.youtube.com/watch?v=dNaIsP1ju08
9 de fev de 2016 - Vídeo enviado por IDERVAL REGINALDO TENÓRIO Tenorio
Reginaldo Tenorio lhe enviou um arquivo de vídeo.

Luiz Gonzaga e Benito di Paula - Viva meu padim (João Silva, Luiz ...

https://www.youtube.com/watch?v=nBgyB6Jb2_Y
20 de mai de 2011 - Vídeo enviado por vitrolanoberro
Luiz Gonzaga - Disco "Forró de cabo a rabo" (1986) "Viva meu padim". Participação: Benito di Paula.
14 de out de 2012 - Vídeo enviado por Júlio Popó
Minha homenagem a colina do Horto em Juazeiro do Norte, um lugar que desde a primeira vez em que ...

Viva meu Padim Juazeiro do norte - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=17oSyCQqXQM
22 de out de 2013 - Vídeo enviado por Lucas Gabriiell
Viva meu Padim Juazeiro do norte. Lucas Gabriiell ... viva meu padrinho cicero viva também frei Damião

Nenhum comentário: