sexta-feira, 21 de outubro de 2016

GILBERTOGIL. Drogas psicodélicas fazem nosso cérebro ‘sonhar acordado’, diz estudo


                                    
Resultado de imagem para GIL
Adicionar legenda
Drogas psicodélicas fazem nosso cérebro ‘sonhar acordado’, diz estudo
Pesquisa revela detalhes dos efeitos físicos de substâncias como LSD e "cogumelos mágicos" na nossa mente
POR CESAR BAIMA
03/07/2014 10:45 / ATUALIZADO 03/07/2014 21:08
Imagem representa atividade cerebral sob efeito de drogas psicodélicas - Imperial College London


RIO - Durante milhares de anos, drogas psicodélicas foram usadas em cerimônias religiosas de diversas culturas como veículos para atingir estados de consciência alterados. Neles, com o uso de cogumelos ou cactos, pajés, xamãs e outros integrantes das tribos tinham experiências “espirituais”, como visões e profecias, ou podiam “entrar em contato com seus deuses.” Agora, cientistas do Imperial College de Londres, no Reino Unido, dão mais um passo para esclarecer a natureza da ação de compostos como psilocibina, presente nessas espécies: ela gera padrões no funcionamento do cérebro similares aos observados durante os sonhos.
Desde o século passado, a psilocibina e a mescalina, além do semissintético LSD, passaram a ser pesquisados e usados para tratar desordens psiquiátricas, como alcoolismo e depressão. Já a partir dos anos 1950, elas também encontraram espaço no uso recreacional e na cultura pop, principalmente por sua suposta capacidade de “expandir a mente” e aumentar a criatividade, tendo inspirado músicas de grupos como os Beatles e o próprio nome da banda The Doors, referência ao título do livro “As portas da percepção”, em que o escritor britânico Aldous Huxley descreve suas experiências sob o efeito da mescalina.
Autoconsciência se ‘desliga’
O recrudescimento da guerra às drogas nos anos 1970 acabou por jogar essas e outras substâncias na ilegalidade, dificultando ou paralisando as pesquisas. O cenário está mudando. Desde 2008, médicos suíços estão usando o LSD em experiência para controlar a ansiedade de pacientes terminais de câncer e ajudá-los a lidar com a morte iminente. Um dos principais obstáculos aos estudos, no entanto, é a falta de informações sobre como essas drogas agem no cérebro, o que também está mudando.
No experimento inglês, cujos resultados foram publicados ontem no periódico científico “Human Brain Mapping”, pesquisadores do Imperial College injetaram a droga em 15 voluntários — todos com experiência prévia no consumo de psilocibina — e os submeteram a exames de ressonância magnética funcional. Os testes mostraram que, sob o efeito da substância, houve um aumento da atividade nas regiões mais primitivas do cérebro, como o hipocampo e o córtex cingulado anterior, e relacionadas à memória e às emoções, num padrão semelhante ao visto durante os sonhos, enquanto as redes neurais ligadas a pensamentos mais complexos, como a autoconsciência, exibiram atividade descoordenada.

— Fiquei fascinado por ver as similaridades entre os padrões de atividade cerebral em um estado psicodélico e os dos sonhos, especialmente porque ambos envolvem áreas primitivas do cérebro ligadas às emoções e à memória — comenta Robin Carhart-Harris, professor do Departamento de Medicina do Imperial College London e líder do estudo. — Aprender sobre os mecanismos que regem o que acontece sob a influência de drogas psicodélicas pode também ajudar a entender sobre seus possíveis usos. Atualmente, estamos estudando os efeitos do LSD no pensamento criativo e na possibilidade de a psilocibina ajudar a aliviar os sintomas da depressão, ao permitir que os pacientes mudem seus rígidos padrões de pensamentos pessimistas. As drogas psicodélicas foram usadas com fins terapêuticos nos anos 50 e 60, mas agora finalmente estamos começando a entender como elas agem no cérebro, o que pode nos ajudar a fazer bom uso delas.OGLOBO



  • 12/04/2008 - Vídeo enviado por fastflyer2007
    Damned if I can find my vinyl 12" of this, so here's a CD copy for now. Been itching to put it up for ages.
  • Gilberto Gil - Vamos Fugir - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=sxmjMwmC8Us
  • 13/12/2008 - Vídeo enviado por Broolix
    Gilberto Gil - Vamos Fugir. ... DVD Gilberto Gil acustico MTV by Leandro Guimaraes 358,279 views ...

  • 07/10/2013 - Vídeo enviado por Solfejos de Prata
    Gilberto Gil | Realce (Álbum Completo 1979) [Full Album] LP 00:00 01 - Realce (Gilberto Gil) 04:44
  • Nenhum comentário: