terça-feira, 8 de outubro de 2013

ESCOLA, A SALVAÇÃO PARA OS MENOS FAVORECIDOS, MESMO CONTRA A VONTADE DOS GESTORES.

 
 
I CAPITULO
DO MÉRITO
                        AO JOVEM BATALHADOR, LUTADOR E FUTURISTA.


                           A LUZ DO SOL REVERBERA PARA O UNIVERSO

            Tenho me deparado com uma plêiade de jovens de renda baixa , principalmente  mulheres.
 
Jovens deliberadamente esforçados, jovens trabalhadores , que sustentam uma família  e que apesar de todos os sacrifícios não estão atingindo os seus sonhos, a escolaridade  numa Universidade Pública, principalmente a Federal .

                                      Eu  como um eterno lutador por dias melhores   e  o não condutor da caneta para a  assinatura de ditames que melhorem a inclusão social, me esforço em incentivar,  ajudar e aconselhar  propondo regras que  propiciem  condições para que estes jovens consigam os seus intentos . 

                       Resta a este mortal  mostrar algumas condutas que  os conduzirão ao sucesso.

                         Explano que uma boa fatia dos  jovens de classe privilegiada se bestializam , sorvem os dejetos culturais dos povos dominantes em puro entretenimento   , abrem os flancos para os menos favorecidos e  deixam escapar algumas vagas nas grandes escolas e os jovens de baixa renda não podem titubear, não podem perder tempo, devem se esforçar nos estudos  e vencer todas  e possíveis dificuldades impostas e criadas pelos dominantes. 

                                   Estas escolas  funcionam no horário comercial, foram criadas para as elites , para os  jovens que  não precisam vender o seu precioso tempo para as suas sobrevivências ou dentro de conduções para os seus deslocamentos à procura do saber e enfrentando os megas engarrafamentos propositadamente criados para coibir os mais carentes. Não esqueçam que, estas Escolas foram criadas para os que conseguem frequentar  as boas escolas particulares    . 
 
Restam aos trabalhadores esperarem  pelos   incautos da classe média , que  deixam muitas Vagas na Universidade Publica  ou ainda  ingressarem em Escolas privadas nos cursos  oferecidos pelos programas governamentais. É bom frisar que na maioria das vezes, estes cursos  não são do  seu gosto e nem os   das suas preferencias, são induzidos pelo rolo compressor  governamental a aceitar tais cursos com a única finalidade de preencherem as vagas oferecidas e realizarem o sonho de uma faculdade.

                                     Sou categórico em informar , que  filhas de pobres e mulheres pobres que tiram o seu sustento e o sustento das suas famílias na labuta diária, não podem e nem devem permanecer bonitas, têm que  procurarem uma maneira de se enfeiar mesmo que sejam lindas,  têm que se comportarem como pessoas diferentes, não obedecerem aos ditames do consumismo atual  e muitas vezes voltarem ao padrão de higiene  e padrão  social praticados do século XIX, explico.

                             Durante todo o período crítico do ano de preparação para ingressarem na tão sonhada Escola Pública, devem usar sabão de coco  ou sabão massa  , cortes de cabelos simples, roupas comuns, compostas e limpas ,   isto com o intuito de não desviarem as suas capacidades  e  com o objetivo de  minarem os  entraves colocados pela  sociedade dominante, fazendo tudo e de tudo  para  dificultarem os tentadores convites para passeios de escunas, jantares, viagens, despedidas, comemorações e baladas  noturnas, uma vez que parte do seu tempo é vendida por preços vil nos balcões do comercio varejista e só lhes restam este turno noturno e  deve ser totalmente aproveitado para alimentar o cérebro para a conquista da cidadania através do saber.  

                                     Se enfeiando propositadamente ,  estas jovens estarão fora da lista das vulneráveis, da lista das eternas convidadas para o entretenimento barato e perigoso,  ficando  o trabalho  e a escola como os seus passaportes para um futuro melhor, um futuro   com dignidade , respeito e sem subserviência, não sendo presas fáceis para os aproveitadores que estão sempre jogando as suas iscas. As suas energias serão destinadas ao trabalho durante o dia e à escola no período noturno, depois de ingressarem nos  seus respectivos cursos levarão uma vida totalmente normal. 

                             Esta orientação é para não gastarem o seu pouco rendimento em produtos ou eventos supérfluos , é para não serem convidadas a participarem de encontros, jantares ou passeios de barcos, escunas ou fins de semanas em paraísos com  aproveitadores, estas não terão um bom futuro, serão mulheres descartáveis.

                               Chamo bem  a atenção para que:
o ano de preparo seja  puramente dedicado à alimentar o cérebro, dedicado a recuperar o tempo que não foi utilizado para este intento por vários motivos nas fases adequadas : 

1-Pais com pouca formação cultural e uma boa bagagem moral.


 2-Bairros populosos e distantes , que desviam a atenção destes jovens até mesmo no ir e vir nas barrigas , nos buchos sujos das conduções envelhecidas e de motoristas desumanos e irresponsáveis que não se preocupam com o jovem que quer vencer, não param nos pontos e puxam os ônibus deixando o estudante na rua. 


3-Pais de rendas baixas,  famílias inteiras que se conformam  com o regrado pão de cada dia , sem voz e subservientes . Deveriam lê  Fernão Capelo Gaivota.

4- Pais que não priorizam a escola.


5- Governos crônicos que seguiram ao pé da letra, para o povo: pão e circo. 


6-Governos elitistas e muitas vezes irresponsáveis que em nenhum momento atentaram para estes sofridos, esforçados e maltratados jovens priorizando a Educação. Sai e entram Governos, as  mesmas promessas e os mesmos desastres.


7- Governos que deveriam investir as riquezas da nação em escolas e não em penitenciárias, dando a entender que o futuro do jovem de baixa renda em vez da caneta  deveria ser a arma de fogo, muitos jovens recusam esta orientação e insistem em progredir educacionalmente, quer Escola e Respeito .

Atentem para estas prerrogativas , acordem e lutem por dias melhores, não caiam  nas iscas como caem os peixes.
 
Com estas condutas , o futuro será melhor para todos.
Iderval Reginaldo Tenório
 

Um comentário:

Almira Reuter disse...

Maravilha de texto,e é a pura realidade.Admiro muito sua escrita, mas! Esta não tenho nem como argumentar, só tenho que dar-lhe meus parabéns, por ver o ser humano por uma ótica tão profunda. Gostaria eu de perceber assim o próximo. Que Deus ilumine seu caminho e que possa cada vez mais perceber o ser humano. Um abraço