domingo, 13 de outubro de 2013

O LIVRO E O HOMEM.




                                                                O LIVRO E O HOMEM.

Caro leitor amigo, durante muitos anos escuto  até dos letrados que o livro é um produto caro, alguns dão mais ênfase e dizem que, é  muito ,  muito caro, inclusive culpando aos preços elevados o grande desinteresse pela leitura. Data desta época, a minha não aceitação e indignação por esta macabra conclusão.

Pergunto a todos que usam esta ladainha, que utilizam desta estratégica para justificar  tão triste conclusão, qual a média de preços do produto livro e antes que respondam emendo logo outras perguntas já embutidas silenciosas respostas :

 Pergunto quanto custa uma pizza, uma corrida de taxi, uma refeição num restaurante a quilo, hoje muito comum, quanto se desembolsa para  assistir um show de artista médio, nem se fala num cantor de fama, qual o valor de um corte de cabelo, de uma escova ou de um xampu de primeira linha, não toco numa visita a um Shopping  Center, pois seria uma humilhação para o amigo livro em matéria de custo. Deixo o interlocutor e o leitor tonto com tantas perguntas e ás óbvias respostas, lembro que o mais barato dos produtos e dos serviços elencados equivale ao valor de um ou mais livros, complemento com esta observação, que quando o livro  é impresso com materiais mais simples , materiais de qualidade inferior, fica quase de graça, o que encarece são os encargos governamentais.

Fico indignado inclusive com alguns estudiosos e até autores que pelo desânimo ou por falta de apoio , por falta de força em alavancar a cultura,  utilizam este jargão e difundem que o livro é um produto inacessível, é um produto de luxo, é um produto caro.

Continuando o meu desalinho e desencanto com o fatídico fato, utilizo os seguintes argumentos:  Se o livro for comprado a metro com a finalidade de fazer fogo, para  enrolar sabão nas feiras da periferia ou para servir de escoras para utensílios desnivelados como mesas, camas e cadeiras  não deixa de ser caríssimo, pois as outras alternativas são mais baratas, agora meus amigos, se o  livro for adquirido  com fins culturais, o livro deixa de um simples objeto, deixa de ser um mero produto, o livro toma a forma de um SER , uma vez que é possuidor de uma identidade, de um responsável, de um pai o seu criador, o livro passa a ser um elemento que tem vida inteligente  como os humanos, desta forma  possui alma, sentimentos, caráter, responsabilidade civil, ética e moral.

Então , quando se adquire uma obra literária ou  uma obra técnica , esta obra jamais  possui um valor pecuniário, o valor de prateleira é um valor simbólico, é o custo do seu fabrico, do transporte, a margem de lucro do vendedor  e os encargos agregados pelos poderes públicos.

Caros leitores,  o verdadeiro valor do livro é impossível se pagar, pois estaria pagando por sua alma e ninguém sabe o quanto vale uma alma em valores pecuniário, ali existe de 10 a 20 anos de leituras, de pesquisas e de estudo,  existem  diversas cabeças, milhares de mãos , quilômetros de andanças e trilhões de conexões cerebrais  do ou dos sonhadores e abnegados autores.

Propago que o livro não é um produto, o livro é  alma do autor, o livro é a vida do escritor, o livro é um ser vivo e mais, que nunca morre, o livro é imortal e como um verdadeiro milagre,  ressuscita todas as vezes que é aberto, o livro faz parte da vida do leitor.

O livro é uma das partes deste imenso universo, o livro não é um produto, o valor pago por cada volume é um valor  simbólico, é um passaporte para o nascimento de mais uma obra cultural, um incentivo a toda a cadeia literária do autor ao produtor, o valor pago é o combustível necessário para a continuidade e perpetuação deste importante segmento, a documentação da vida.

Numa visita ao um Centro comercial, vivenciei que um frio sorvete, uma quente xícara de café e 150ml de água equivalem juntas ao valor simbólico de um bom livro. Chamo todos à reflexão, o livro meus amigos é como a vida, não tem preço, vá de ônibus, dispense o táxi, tome o seu café e beba a sua água em casa, chegando lá, adquira um livro.

Termino  em alto e bom som:  O livro  é o melhor presente que uma pessoa, principalmente o jovem deveria receber.

 

Iderval  Reginaldo Tenório
 

  •  

    Nenhum comentário: