segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O GRANDE LEILÃO DO PRÉ-SAL- O CAMPO DE LIBRA

                                                                            
O GRANDE LEILÃO DO PRÉ-SAL- O CAMPO  DE LIBRA

                                          Amigos , o país termina de leiloar a maior reserva do pré=sal para um consorcio de 05 grandes empresas. Petrobrás 40%, duas da Europa , Total e Shel, cada uma com 20% e duas chinesas, cada uma com 10%. Este consórcio terá que pagar ao Governo Brasileiro  para quê este feche as contas no azul , um bônus de 15 bilhões até dezembro de 2013, a cota é proporcional à participação de cada uma no bolo.
                                       Este manancial  fica a 180km da costa brasileira na bacia de Santos ,SP, a uma profundidade de  2 mil metros de água, 1mil metros de rocha, 2 mil  metros de sal , neste momento  a 5 mil metros,  chega-se à área  petróleo que são 2mil metros onde se encontra o ouro negro,  isto é: abaixo da camada de sal em direção ao centro da terra por 2 mil metros, perfazendo 7 mil metros de profundiade, é uma área de 1.500Km2  e serão extraídos de 10 a 12bilhões de barris de petróleo em 35 anos   , destes ,  41,65% o consórcio repassará ao Brasil, gerando uma riqueza  de 1 trilhão de  reais para o país em 35 anos e deve gerar 300 bilhões  de reais em royalties , sendo 75% para a Educação e 25 % para a Saúde.

                                  Para explorar o Petróleo o consorcio terá que investir 400 bilhões de reais durante a vigência do contrato, 90bilhões só para a sua perfuração e o restante para o seu funcionamento em todas as suas complexidades.
                         Outro ponto adicional às preocupações é a forte participação do Estado por meio da Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA), a estatal que será a gestora e fiscalizadora de todas as operações.

                          No papel tudo bonito e  importante, importante porque gerará milhões de empregos, impostos em grandes escalas, fomentará a indústria brasileira, as grandes construtoras e o mercado de uma maneira em geral. Como o país não dispõe de fundo para esta exploração teve que facilitar para que os estrangeiros entrassem com o capital, diz o governo que , só com o Libra o país dobrará a sua produção e entrará em definitivo  nos países produtores e exportadores de petróleo.

                          Não resta a menor dúvida que a Presidente e os seus marqueteiros utilizarão o Campo de Libra como peça publicitária para a campanha 2014 tal qual estão utilizando o bolsa família, o Mais Médicos e os outros  programas sociais, bons ou não, são pratos cheios que gerarão muitos votos , podendo reconduzir a Dilma a um novo mandato.
                         O Governo é forte, poderoso, tem muitos braços, muitas mangas e milhares de cartadas para a mirabolante e milionária   campanha Presidencial.

                          O Governo é forte e pode, está com a máquina a seu favor e tem procurado fatos para reforçar a recondução , a continuidade da hegemonia do PT na cabeça da nação.

Para se ter uma ideia da dimensão , basta atentar para O  PIB  de algumas nações.
Peru 197 bilhões de dólares, Equador 84 bilhões, Nigéria 263 bilhões e o da Coreia do Norte 43 bilhões, o negócio faz parte do mundo dos Gigantes.

                          Um abraço e conto com os seus comentários.

                                                Iderval Reginaldo Tenório




    1. Eliana Pittman canta "Esse Mar é Meu" de João Nogueira - YouTube

    2. www.youtube.com/watch?v=OGiB9_FNF6Y
    3. 17/01/2012 - Vídeo enviado por Musicbr2
    4. Sucesso na voz de Eliana Pittman "Esse Mar é Meu" de João Nogueira.



    Nenhum comentário: