Sou contemporâneo e tive uma boa convivência com o Luiz Gonzaga o rei do baião, fui criado perambulando nas vaquejadas do Exu, do Juazeiro do Norte , nas exposições do Crato e lá eram grandes os encontros com o Rei do Baião, mestre sisudo e compenetrado, camisas coloridas, calças de linho ingles, alpercatas e muitas vezes sem o tradicional chapéu. Era com muito orgulho que as vezes sentava do seu lado olhando as derrubadas de gado, era de pouca conversa.
Com o Patativa do Assaré o rei da poesia Nordestina, nascido na cidade do Assaré, os encontros eram maiores , pois o menestrel preenchia todos os espaços entre Juazeiro-Crato e Assaré, era o preferido do grande Eloy Teles de Morais, o mais influente e brilhante radialista Raiz da Região, âncora da Rádio Araripe do Crato, de quebra amigos, de quebra, acreditem: nasci e me criei na cidade fundada pelo Padre Cícero Romão Batista, Juazeiro do Norte lá no sul do Ceará na abençoada Serra do Araripe, obrigatoriamente visitada por todos os candidatos à Presidência da República em busca da proteção do Santo e Padroeiro dos Romeiros do meu Padim espraiados por todo o Brasil. Sedimentei a minha adolescência numa praça onde se encontra a sua lápide, numa praça onde 100 mil fies participam mensalmente da Missa em homenagem ao Sacerdote que fundou cidade e todos os anos é visitada por 2 milhões de pessoas, foi neste universo que se convivia com os três, e mais, de vez em quando com o grande Frei Damião de Bozano que também peregrinava pelos sertões do Nordeste, acredito que a minha cabeça é chata porque o Frei colocava a sua mão na minha cabeça e dizia, vai com Deus menino. O Frei Damião peregrinava fazendo o mesmo percusso, o mesmo trajeto do milagroso cearense, o nordestino , o Sobralense Padre Ibiapina no século passado . Conheçam estes ícones um a um, um por um, de um em um.
Três homens do século: Cícero, Luiz e o Patativa; e três em fase de beatificação, os três padres que pisaram na mesma Chapada do Araripe: Cicero, Damião e Ibiapina , esta Serra e este Cariri são abençoados por DEUS, só pode ser.
Três homens do século: Cícero, Luiz e o Patativa; e três em fase de beatificação, os três padres que pisaram na mesma Chapada do Araripe: Cicero, Damião e Ibiapina , esta Serra e este Cariri são abençoados por DEUS, só pode ser.
Vejam o Universo e o ecossistema, vejam o micro mundo regional, nele o jovem convivia com os índios, com os campesinos, com os letrados, os analfabetos, os cultos, os eruditos, os poetas, os repentistas, os musicistas, os mendigos, os artesãos, os brilhantes cegos, os rezadores e uma série tipos regionais , convivia com a fauna e com a flora da caatinga, com o nelore, com o indubrasil e com o pé duro, com o quarto de milha, com o puro sangue e com o pangaré , sem esquecer do jegue e do muar . Foi e continua sendo a maior escola plural do Brasil .
Então amigos, esses três eu os conheço muito bem, conheço de perto, conheço de berço, de berço não , de Rede , pois no Ceará , na Serra do Araripe, a criança é criada é numa Rede mesmo, e não num berço , herança da grande ascendência do indígena e do capiau, plantador e comedor de andú, o famoso feijão de pau como dizia o Padre Cícero aos seus afilhados.
Do mortal e sempre Cearense
Iderval Reginaldo Tenório
Espero a sua opinião
FREI_DAMIAO.
Padre Ibiapina
Do mortal e sempre Cearense
Iderval Reginaldo Tenório
Espero a sua opinião
FREI_DAMIAO.
Padre Ibiapina
2 comentários:
Bom Dia Dr. Iderval!
Não sei ao certo de onde vem esse meu gostar!
Gosto de gente com "alma de terra", que faz da vida poesia, que canta o viver como milagre, que epalha esperança!
Gosto desse meu gostar!
Gosto desse seu gostar!
Tenha um fim de semana muito feliz!
Beijos!
http://www.youtube.com/watch?v=a7tiHP0ctFg
Postar um comentário